Tecnologia no RH: qual o futuro da gestão de pessoas?

Tecnologia no RH: qual o futuro da gestão de pessoas?
4 minutos de leitura

A tecnologia no RH já é algo que faz parte da realidade de empresas de diversos portes e segmentos do mercado. Hoje em dia, o departamento de recursos humanos pode contar com uma grande variedade de ferramentas para facilitar e agilizar as tarefas operacionais do cotidiano.

Sistema de gerenciamento de pessoas, tecnologias para proteção de dados, chatbots e softwares para comunicação interna empresarial são apenas alguns dos exemplos de soluções que o RH pode contar para otimizar seu trabalho.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda a importância da tecnologia no RH e quais serão as tendências que integrarão o futuro da gestão de pessoas. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura do artigo para conferir!

A importância da tecnologia no RH

Por falar em futuro, quando o assunto é gestão de pessoas, sabemos que os processos inerentes a essa responsabilidade são observados há muitos anos justamente para que, hoje, possamos usufruir de um cenário tecnológico e repleto de soluções modernas.

Termos como implementação da indústria 4.0 e transformação digital nas empresas fazem sentido para você? Pois bem, não é exagero afirmar que estamos a cada dia mais próximos do futuro.

Apesar de ainda estarmos nos primeiros passos rumo a essa direção inovadora que nos espera, inúmeras empresas já contam com ferramentas avançadas para solucionar as mais diversas questões do dia a dia. No entanto, o segmento que mais tem passado por mudanças é justamento o de recursos humanos.

O fato é que a gestão de pessoas é a área responsável por coletar e analisar praticamente todas as informações geradas nas operações e processos. Além disso, muitas responsabilidades são atribuídas para que uma liderança eficiente seja desenvolvida e, consequentemente, repassada aos liderados.

Para que o futuro que tanto projetamos se aproxime, é muito importante que o pensamento digital seja disseminado nas organizações. Não é por coincidência que cada vez mais empresas têm treinado seus colaboradores para aprendam a manusear as novas tecnologias para o RH.

Tecnologias que estão transformando a gestão de pessoas

Agora que você já tem uma perspectiva mas ampla sobre o assunto, mostraremos algumas das tecnologias que mais estão inovando a gestão de pessoas por conta de sua eficiência na geração de resultados.

Chatbots

Os chatbots ou robôs de atendimento, como também são bastante conhecidos, são assistentes virtuais que têm revolucionado diversas áreas empresariais, em especial no que se diz respeito ao relacionamento com o cliente.

No mundo corporativo, essa ferramenta tem sido uma grande aliada do departamento de recursos humanos, já que reduz o tempo gasto para realizar diversos tipos de operações

O fato dos chatbots serem capazes de gerenciar grandes volumes de mensagens, facilita o trabalho dos colaboradores do RH. Isso se deve ao fato de que esses robôs contam com um nível de inteligência artificial que lhes permite atuar de forma autônoma, recebendo, analisando e elaborando respostas à altura das expectativas do cliente.

Alguns exemplos práticos de onde se pode encontrar os chatbots são no Messenger do Facebook, no Whatsapp e em aplicativos de instituições bancárias. É claro que tudo depende da estratégia utilizada pela organização e em qual público os gestores estão visando.

No caso do RH, existem dois tipos de chatbots comumente utilizados:

  • chatbots para realizar atendimentos ao cliente e reduzir a carga de trabalho dos colaboradores humanos;
  • chatbots para capturar leads durante a navegação dos usuários.

Você também vai gostar destes conteúdos
???? Contrato Verde e Amarelo:  portaria esclarece novo tipo de contratação
???? Controle de banco de horas: como deve ser feito?
???? Auxílio-reclusão: direito trabalhista e previdenciário do preso

People Analytics

Fundamentada em Big Data, o People Analytics é uma das tecnologias que podem ajudar o RH a recolher uma série de dados importantes relacionados ao comportamento dos funcionários na empresa, assim como possíveis candidatos às vagas anunciadas.

Com certeza, você já deve ter feito uma relação com as tecnologias de recursos humanos, não é verdade? Afinal, uma vez que o RH compreende as características comportamentais, isto é, o perfil dos candidatos ou colaboradores, torna-se mais fácil entender como o profissional em questão pode se encaixar na vaga ou melhorar sua colaboração.

Em outras palavras, essa é uma estratégia fundamental para realizar processos de recrutamento eficientes. Além disso, o People Analytics pode ser ainda mais certeiro, caso a organização pretenda elaborar um plano de retenção de talentos.

E-learning

O uso de sistemas de e-learning em treinamentos corporativos é uma das melhores maneiras de adaptar os processos à rotina agitada dos colaboradores, ou seja, treiná-los sem interferir em suas atividades laborais diárias.

Por meio de uma plataforma, o conteúdo é publicado online e pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar, o que ajuda a eliminar custos estruturais que empresa teria caso realizasse treinamentos presenciais. Isso ajuda a aumentar a aceitação dos cursos pelos colaboradores.

Software de recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção é uma das maiores responsabilidades do RH, já que é por meio dele que novos profissionais são contratados para integrar o quadro de trabalho da empresa. Contudo, é proporcionalmente desafiador.

Com base nesse contexto, um software de recrutamento e seleção se destaca, pois facilita todos os processos envolvidos, como:

  • busca por candidatos;
  • triagem;
  • contratação de novos profissionais.

Ou seja, agrega agilidade e precisão no processo, tornando mais simples a aquisição dos melhores talentos do mercado.

Além disso, esse tipo de ferramenta também permite que algumas etapas sejam automatizadas, como o monitoramento de performance e a criação de relatórios de dados específicos. Isso permite que o departamento de recursos humanos conheça melhor os seus resultados, crie planos eficientes e estabeleça metas desafiadoras.

Sistema de gestão de pessoas

Por fim, um sistema de gestão de pessoas é o tipo de ferramenta que é capaz de reunir as informações mais importantes relacionadas ao RH em um único ambiente digital, como:

  • controle de ponto;
  • banco de horas;
  • avaliações de desempenho;
  • histórico de férias;
  • horas extras;
  • salários, benefícios e abonos;
  • faltas.

Entre outros indicadores sobre os empregados que podem ser facilmente acessados pela plataforma, o que otimiza a tomada de decisões baseadas nesses dados.

Como você pôde concluir neste conteúdo, a tecnologia no RH é uma realidade presente em organizações com perspectiva de futuro. Para garantir a produtividade de sua equipe e eficiência nos processos de contratação, é muito importante compreender que a transformação digital deve fazer parte das áreas gerenciais de sua empresa.

Este artigo foi útil para você? Então não deixe de conferir também o nosso artigo sobre a importância de um sistema de gestão para RH!

Você também vai gostar destes conteúdos
???? Contrato Verde e Amarelo:  portaria esclarece novo tipo de contratação
???? Controle de banco de horas: como deve ser feito?
???? Auxílio-reclusão: direito trabalhista e previdenciário do preso

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!