5 dicas de como manter o foco no início da carreira

5 dicas de como manter o foco no início da carreira
3 minutos de leitura

Manter o foco é uma prioridade vital para o sucesso de qualquer profissional, tanto no início quanto ao longo da sua carreira.

Mas, essa tarefa não é realizada tão facilmente. Nós, por mais que sejamos racionais, não temos a tendência em manter o foco por muito tempo, principalmente quando estamos sobrecarregado com distrações diárias e vários projetos que nos exige muita atenção.

Todo tempo há possíveis distrações, imprevistos e incêndios para apagar. No início da carreira profissional não é nada fácil se adaptar com isso.

Agora, queria te fazer duas perguntas: quando foi a última vez que você teve um dia de trabalho focado, daquele que ao fim do expediente você tem a sensação que o dia foi produtivo? Qual dia você desejou ter mais  duas horas para conseguir realizar todas as atividades?

5 dicas para manter o foco

Um dos princípios para conseguir ter sucesso no mercado profissional é a capacidade de manter o foco no resultado. Hoje, vou te dar cinco dicas que vão te ajudar a manter o foco em diversas situações. Vamos lá?

1. Autodisciplina

Pensar como um atleta ajuda muito, pois a autodisciplina é uma característica muito comum em pessoas que têm uma carreira de sucesso.

É fácil respeitar prazos e atingir melhores resultados, não porque são gênios, mas porque tem uma organização acima da média.

2. Concentração

Seja um exemplo e esteja por inteiro nas tarefas do dia a dia. Quando fazemos várias atividades ao mesmo tempo, ás vezes não as realizamos com a qualidade necessária.

Não acumule projetos, pois há uma grande chance de você não conseguir terminá-los. Hoje, vivemos em um mundo dominado pelo sentimento de urgência.

Estabeleça limites e aprenda a diferenciar o que é prioridade do que é urgente. Com isso, você vai conseguir aumentar sua produtividade, além de estimular o seu desenvolvimento profissional.

banner-artigos-calendario

Para você ser bem sucedido no mercado é preciso ter prioridades bem estabelecidas. Concentração no que se quer e ação para atingir os seus objetivos.

E vença etapas, degrau por degrau. Com uma base bem construída fica muito mais fácil alcançar os seus objetivos e se desenvolver profissionalmente.

3. Complete o Ciclo

Toda atividade conta com começo, meio e fim, procure planejar mentalmente essas etapas.

Um profissional de sucesso, sem dúvida, tem em mente todo o ciclo para não gerar procrastinação, concluindo toda a atividade antes de iniciar outras, principalmente quando estas demandam mais tempo.

4. Gestão do Tempo

Mensure suas demandas de acordo com sua carga horária de trabalho, assim você começa a entender melhor o que é prioridade e o que é urgente.

Temos a intuição de nomear todas as atividades como “urgência” ou não saber diferenciar o que realmente é prioridade. Não se esqueça que as atividades de rotina são tão importantes quanto as atividades pontuais.

5. Resiliência

No inicio da carreira, as dificuldades para conseguir a primeira oportunidade são inúmeras, mas não pense que isso vai acabar quando você  tiver mais experiência de mercado. Os desafios ficam ainda maiores e são eles que constróem um bom profissional.

Mas, não se preocupe! Isso tende a ser muito espontâneo. A cada degrau que você subir vão te exigir mais capacitação e inovação nos processos.

Tenha sede de conhecimento e além disso, seja flexível, no mercado atual as empresas tem a dificuldade de encontrar profissionais que vistam a camisa da empresa de verdade. Então, se você se permitir ter esse sentimento de dono do negócio isso te diferenciará dos demais e ficará mais claro a importância que você dá para a empresa onde trabalha.

Então, espero ter te ajudado com essas dicas. Melhor que consumir esse conhecimento é colocá-lo em prática. Fique de olho no nosso blog, pois teremos mais conteúdos voltados para o início da carreira profissional.

Se ficou alguma dúvida não deixe de escrever nos nossos comentários. Até mais!

fortes tecnologia integralizacao de capital
banner artigos efd reinf 2022
banner artigos carga tributaria brasileira