A nova geração de trabalhadores já escolhe em quais empresas deseja trabalhar e, nesse cenário, atrair e manter os melhores talentos do mercado é um desafio constante para o setor de RH das empresas, que vê na liderança criativa uma forma de conquistar os jovens profissionais, ao mesmo tempo em que eles se tornam mais engajados.
Assim, o objetivo da liderança criativa é fazer com que os gestores da empresa encontrem novas formas de se relacionar com seus liderados, mantendo a relevância e a produtividade da empresa.
Para ajudar você a entender o que é liderança criativa e como implementá-la, preparamos este artigo. Acompanhe!
O que é liderança criativa?
A liderança criativa é uma forma de gestão que busca tornar a relação com os liderados mais flexível e, dessa forma, possibilitar que os funcionários possam ter um maior grau de participação na decisão das empresas, que passam a ser tomadas em conjunto. Com isso, os colaboradores tendem a se sentir mais motivados a permanecer na organização, além dessa prática contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes do time de trabalho.
Nesse cenário, a liderança criativa é capaz de promover uma relação mais harmônica e também dinâmica no ambiente organizacional, na qual a troca de ideias é fomentada, assim como a troca de experiências. Ainda é possível afirmar que a liderança criativa possui um pensamento que vai além do comum, pois incentiva a solução de questões do cotidiano da organização com ideias originais, que vão além das fórmulas convencionais.
Portanto, o líder criativo é aquele que reconhece as mudanças como algo natural e, por isso, entende que se adaptar às transformações sociais e tecnológicas é a única forma de manter a empresa competitiva no mercado.
Como a liderança criativa pode ser implementada na empresa?
A liderança criativa deve ter o apoio da alta gestão da empresa para que possa se consolidar como uma prática positiva para a organização. Além disso, para que ela seja implementada com sucesso, é preciso seguir alguns passos. Acompanhe a seguir!
Estimule o questionamento
A liderança criativa fomenta a indagação de ideias prontas. Isso faz com que as pessoas possam pensar em novas soluções, que sejam mais atrativas para a empresa, ao mesmo tempo em que também podem surgir conceitos inovadores. Por isso, a liderança criativa é bastante questionadora e está sempre em busca de novas soluções. Ao ouvir ou pensar “é assim que as coisas são”, o líder criativo se pergunta “ por quais motivos? ” ou “ como pode ser diferente? ”.
Instigue a busca por conhecimento
Uma liderança verdadeiramente criativa sempre está em busca de novos conhecimentos para si e para a equipe. Isso porque ela sabe que de posse dos mais variados tipos de conhecimento é possível agir de forma mais eficiente. Além disso, o líder criativo sabe que não precisa ser especialista em todas as áreas, mas deve ter conhecimento suficiente para debater novas ideias com cada integrante do time de trabalho.
Demostre a importância da comunicação
A comunicação é um ponto-chave quando o assunto é liderança criativa. O gestor deve transmitir de forma clara o que espera do time de trabalho, explicando de maneira detalhada os processos e quais os resultados desejados pela organização.
Para isso, também é importante incentivar o desenvolvimento dessas habilidades nos membros da equipe, e para isso é preciso incentivá-los a propor e defender ideias, além de transmitir feedbacks precisos sobre o que pode ser melhorado.
Invista em programas de inovação
A inovação é algo cada vez mais presente nas empresas que desejam se desenvolver. Por isso, é importante investir no desenvolvimento profissional da equipe de trabalho, e também investir em si mesmo, a fim de estar atualizado sobre as demandas e novidades do mercado.
Para isso, é possível fazer cursos de capacitação, treinamentos, workshops, palestras e até mesmo reuniões para troca de ideias. Esses momentos podem ser muito ricos para que, por exemplo, em uma tempestade de ideias, sejam propostas novas soluções para os produtos e serviços da empresa.
Incentive a criação de hábitos Criativos
Você já deve ter ouvido que o exemplo arrasta, não é mesmo? Por isso, é tão importante que a figura do líder criativo tenha práticas coerentes. Com uma conduta admirada pelos demais membros da equipe, é possível que todos desenvolvam a sua criatividade.
É possível fazer isso promovendo encontros entre os líderes criativos e os liderados, além de mudar a rotina e o ambiente, para que as pessoas se sintam menos sobrecarregadas. Mudar o foco por algum tempo, para retornar em outro momento, também é bastante interessante para que as pessoas possam amadurecer as ideias e compartilhá-las de forma mais eficiente, inovadora e direta.
Além disso, ao valorizar as tentativas, erros e acertos, é possível encontrar, em conjunto com o time, ideias que podem colaborar com o desenvolvimento da empresa.
Quais os benefícios da liderança criativa?
Os benefícios de contar com um líder criativo são percebidos tanto pela companhia quanto pelo público interno. Assim, quando essa relação é bem conduzida, é possível que a empresa obtenha resultados expressivos, e ainda conquiste uma equipe de alto rendimento. Acompanhe!
- Pagamento de comissão: um guia para analistas e gestores de departamento pessoal
- Acidente de trabalho: conheça os direitos e procedimentos essenciais para empresas
- O que é salário-família e quais os direitos do trabalhador?
Principais benefícios para a empresa:
- melhora o engajamento;
- incentiva a autogestão;
- aumento da produtividade;
- aumento do comprometimento da equipe;
- melhora a empatia dos colaboradores com as decisões da empresa;
- promove a interação entre líder e liderados.
Principais benefícios para os liderados:
- promoção do foco na motivação e satisfação da equipe;
- dá a oportunidade de novos desafios;
- valoriza as atividades desempenhadas;
- incentiva a participação na tomada de decisão;
- fomento do desenvolvimento pessoal e profissional;
- aumenta o apoio integral da gestão.
Assim, ao promover um ambiente harmônico e favorável para o crescimento de todos, a liderança criativa é capaz de manter os talentos em uma organização, além de engajá-los a contribuir com o máximo potencial que cada membro da equipe pode oferecer. Dessa forma, todos saem ganhando, em uma relação mais justa e também satisfatória para empresas e funcionários.
Se você gostou deste artigo sobre liderança criativa, continue a sua leitura com nosso artigo sobre liderança situacional clicando aqui e saiba mais!