O setor de RH deixou de ser apenas uma canal de relacionamento com os funcionários e passou a atuar em uma posição mais estratégica na empresa. Além de captar, treinar e orientar todos os colaboradores, esse departamento é determinante para a construção do capital humano da corporação. Por isso, investir em um RH ágil é indispensável ao objetivo de atingir metas, gerar lucro e fazer com que o negócio prospere.
Com as mudanças nos mercados, maior exigência dos consumidores e setores cada vez mais concorridos, é necessário fazer algumas alterações na estrutura organizacional das empresas a fim de melhorar seu planejamento, estratégia e tomada de decisões. Se você quer saber como o RH pode contribuir para esse processo, continue a leitura e confira!
O que é um RH ágil?
Esse setor — que por muito tempo foi considerado apenas uma etapa burocrática da empresa — passou a receber novas atribuições, ganhando importância e atuando como protagonista no desenho de suas estratégias.
Assim, o RH ágil surge dessa necessidade de organizar e refazer a relação da corporação com os seus colaboradores. Logo, a divisão de RH começa a trabalhar com foco em resultados, se apoiando na análise de dados e indicadores no intuito de atingir os objetivos organizacionais.
Isso faz com que esse setor fique mais alinhado com os demais e deixe o caráter burocrático de lado. Tais mudanças levaram os gestores de RH ao centro de debate das estratégias da empresa com o objetivo de apontar de que modo a equipe pode ser orientada para que as metas sejam atingidas.
Como o RH ágil pode ajudar na tomada de decisões?
Um setor que conhece integralmente as capacitações de toda a equipe, detém suas métricas de desempenho e tem profundo entendimento da cultura organizacional da empresa é indispensável durante todas as etapas de planejamento, análise de dados e tomada de decisões mais precisas. Confira, a seguir, qual a importância de adotar o RH ágil na corporação.
Permite compreender as necessidades dos colaboradores
Como o RH passa a fazer parte do planejamento estratégico da empresa, as decisões tomadas passam a considerar informações técnicas dos colaboradores. Isso significa que as habilidades individuais e capacitações de cada um são usadas na hora de delimitar atividades e compromissos no negócio.
Com um canal direto entre o setor de recursos humanos e as lideranças, as necessidades e considerações dos funcionários podem ser utilizadas no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desempenho da equipe.
Imagine, por exemplo, que o time de vendas necessita de um treinamento específico a fim de melhorar sua performance de conversões. Com o RH participando ativamente do processo de planejamento, há uma visão mais ampla das necessidades dos colaboradores e como isso afeta o resultado da empresa.
Oferece dados relevantes
A imagem de um RH subjetivo e orientado por impressões externas é cada vez mais distante da realidade atual. Os dados surgem para proporcionar um norte ao setor e facilitar a tomada de decisão quanto às melhorias necessárias a fim de se atingir os objetivos da corporação.
Tais dados podem ter diversas aplicações como traçar o perfil de colaboradores que apresentam alta performance, mensurar os resultados por setor, calcular o turnover e planejar estratégias de otimização.
Auxilia na mensuração de resultados
As análises quantitativas de resultados tem se mostrado mais eficiente para indicar o funcionamento da empresa, por isso, o uso de indicadores produzidos no setor de RH é indispensável no intuito de mensurar de forma correta do desempenho da organização.
Cabe ao RH desenvolver as estatísticas de atuação dos colaboradores da empresa e contextualizá-las para toda a equipe estratégica. Por meio da análise de dados é possível identificar as divisões menos produtivos e eficientes e desenvolver mecanismos de correção, além de verificar os setores que estão performando bem e os fatores-chave para isso.
Quais os benefícios do RH ágil?
Ao adotar essa estrutura na sua empresa, existem vantagens de curto e longo prazo a se considerar. No curto prazo, ocorre economia de recursos, aumento de eficiência nos processos e maior engajamento dos colaboradores.
Já no longo prazo, a empresa se torna mais engajada com suas metas, conta com otimizações na sua comunicação e há melhorias no clima organizacional. Veja a seguir como cada uma desses aperfeiçoamentos afetam a corporação.
Aumento da produtividade
As melhorias em todo o setor de RH contribui para que processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores seja eficiente e as contratações mais coerentes com os objetivos da empresa. Isso permite que todos os funcionários tenham uma rotina satisfatória, com melhor clima organizacional e aumento na produtividade nas atividades cotidianas.
Engajamento dos colaboradores
Como o RH está diretamente envolvido com as metas e o processo de tomada de decisão, esse setor conhece melhor as necessidades da instituição e consegue considerar essas informações a fim de definir quais vagas devem ser preenchidas e que atribuições exigir dos candidatos. Isso permite adequar da melhor forma o perfil dos futuros funcionários com as oportunidades oferecidas.
Além disso, com o RH atuando diretamente nas estratégias, existe mais espaço para a participação de todos os colaboradores, permitindo que qualquer um contribua, sugerindo melhorias e oferecendo feedbacks construtivos, com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho e aumentar o engajamento de todos.
Redução do turnover
Um RH que atua de modo ágil promove ações no intuito de evitar a saída prematura de profissionais valiosos para a empresa. Nesse sentido, ele pode adotar medidas voltadas à retenção de talentos, além de adotar ações a fim de tornar a equipe mais satisfeita com seu dia a dia. Isso afeta diretamente o desempenho e satisfação dos funcionários, contribuindo para o alcance de metas e de resultados.
Quer descobrir como analisar o cenário atual da sua empresa nessa área? Saiba mais com o conteúdo a seguir.
Agilidade dos processos
Uma das grandes diferenças entre o RH tradicional e o ágil se refere ao ganho de agilidade nos processos internos. Isso ocorre por conta da automação de tarefas por meio de sistemas e recursos tecnológicos. Com as ferramentas adequadas, o setor trabalha de modo eficaz e dinâmico, dando atenção a questões mais complexas e técnicas.
Como a tecnologia pode ajudar?
Para que o RH consiga atuar de forma ágil é necessário contar com uma ampla base de dados a fim de reconhecer padrões, extrair estimadores, identificar tendências e produzir informações relevantes ao planejamento da empresa. Contudo, é inviável realizar essas tarefas sem ferramentas adequadas e desenvolvidas especialmente para esse fim.
Mesmo as atividades rotineiras do RH se tornam muito trabalhosas para serem feitas manualmente, ocasionando aumento nos erros e diminuindo toda a produtividade. Quando o setor consegue automatizar atividades mais mecânicas, os membros da equipe ficam livres para atuar em atividades estratégicas e na contextualização dos dados produzidos.
Assim, o RH ágil é um setor que ajusta as suas ações conforme as metas definidas pelo negócio. Para tanto, ele necessita de ferramentas e aparatos tecnológicos com o intuito de diferenciar e reter talentos na empresa, contribuindo diretamente na satisfação da equipe e no alcance das metas estabelecidas pela corporação.
Viu como o RH tem um papel determinante no sucesso da empresa? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!
Últimos posts ????
- Pagamento de comissão: um guia para analistas e gestores de departamento pessoal
- Acidente de trabalho: conheça os direitos e procedimentos essenciais para empresas
- O que é salário-família e quais os direitos do trabalhador?
- Férias coletivas: o que são e quais as regras?
- Aviso prévio indenizado ou trabalhado: entenda a diferença