Para melhorar a saúde financeira da empresa, é necessário saber como avaliar a situação de determinados indicadores, como o fluxo de caixa. Afinal, a movimentação do caixa da empresa aponta para todas as receitas e despesas inerentes ao negócio. Evidentemente, existem alguns parâmetros a serem observados, assim como outras medidas a serem tomadas.
Ao administrar uma empresa, você deve ter em mente que a gestão financeira será uma verdadeira missão. Então, fica a pergunta: como se preparar para enfrentar as diversas tarefas, desafios e turbulências que virão?
A seguir, conheça as melhores práticas de como cuidar bem do dinheiro do seu negócio e, assim, guiá-lo no caminho do sucesso financeiro!
Qual a importância de avaliar a saúde financeira?
Investir em recursos que ajudem a avaliar a saúde financeira da sua empresa é fundamental por diversos motivos. Por exemplo, por meio de um acompanhamento constante, é possível identificar erros e adotar ajustes para melhorar as finanças do negócio.
Além disso, esse monitoramento permite alocar os recursos da empresa de maneira eficaz, garantindo maior retorno e sustentabilidade do negócio no médio e longo prazo. Ou seja, por meio desse acompanhamento, torna-se viável escolher os melhores investimentos para rentabilizar o negócio.
Como avaliar a saúde financeira da empresa?
Em se tratando do dinheiro que movimenta uma empresa, existem alguns indicadores que nunca devem ser perdidos de vista. Uma boa análise neste momento oferece aos gestores um olhar mais abrangente sobre a empresa. A capacidade de avaliação desses indicadores também garante uma melhor qualidade do processo de tomada de decisão. Confira cada um deles!
Índice de faturamento
Sim, você precisa ficar atento ao índice de faturamento do negócio. Esse indicador determina o andamento dos negócios, ou seja, quantos deles estão sendo fechados. Consequentemente, ele também aponta para o volume financeiro que tem sido direcionado aos cofres da empresa.
A análise do faturamento também impacta sobre a avaliação do cumprimento das metas. Se você previu a comercialização de uma quantidade “X” de mercadorias, mas as vendas estão aquém do esperado, o faturamento será igualmente inferior. Desde que esteja preparado para lidar com esse problema, você poderá aplicar os planos B ou C. Assim, a empresa retomará o faturamento desejado.
Prazos de recebimento
Se o faturamento estiver no rumo certo, ainda há algo a se pensar: o tempo necessário para que todo esse dinheiro realmente esteja disponível. Afinal, uma coisa é vender, e outra, bem diferente, é receber o valor correspondente. A análise dos prazos de recebimento define se há uma demora fora do normal (ou aceitável) para que a empresa receba pelo produto ou serviço comercializado.
Extremamente relevante para a saúde financeira do negócio, esse indicador define se as políticas de vendas a prazo devem ser revistas. Muitas lojas exibem um faturamento elevado.
Mas quando o gestor verifica o paradeiro do dinheiro, descobre que a maior parte está alocada nos parcelamentos dos cartões de crédito, por exemplo.
Se não houver um equilíbrio entre as vendas à vista e a prazo, o negócio tende a levar alguns sustos e a “flertar” com o risco de falência. As promoções sazonais podem salvar a empresa em alguns momentos. Mas até quando?
Endividamento da empresa
Tudo bem que, muitas vezes, é praticamente impossível manter um negócio a todo vapor somente com o dinheiro oriundo da própria empresa. Nessas circunstâncias, o gestor se vê obrigado a contrair um empréstimo bancário.
Esse procedimento deve ser feito com máxima cautela. Além disso, os recursos emprestados precisam contribuir para o aumento do lucro.
Caso contrário, as dívidas da empresa podem se transformar em uma gigantesca bola de neve. Sempre antes de efetuar um empréstimo, você tem que analisar qual será o impacto dessa ação para o crescimento ou declinação do negócio.
Como melhorar a saúde financeira da empresa?
Se observados cuidadosa e minuciosamente, os indicadores apresentados anteriormente serão preponderantes para o sucesso do negócio. Mas ainda existem algumas práticas cruciais para preservar a boa saúde das finanças da empresa. Veja quais são elas!
Elabore um bom planejamento financeiro
O planejamento financeiro é a espinha dorsal das finanças da empresa. Antes de colocar qualquer negócio em andamento, é substancial determinar a quantia de dinheiro necessária para mantê-lo. Mais uma vez, você deve considerar os recursos próprios para atingir esse objetivo, e não os empréstimos bancários.
Esse planejamento contempla os valores a serem recebidos, os pagamentos a serem realizados e a consolidação de um bom capital de giro. Se for bem elaborado, o planejamento financeiro livrará a empresa de muitos problemas no futuro, já que sem ele, o gestor pode ficar exposto a uma série de obstáculos. Lembre-se de que, com planejamento, muitos dos imprevistos se tornam plenamente previsíveis.
É possível que você, como gestor, não se sinta totalmente à vontade para avaliar o negócio e definir qual seria o melhor planejamento a ser adotado. Nesses casos, não hesite em solicitar o apoio de uma assessoria contábil e financeira. Além disso, lembre-se de que a adoção de softwares de gestão tornará a sua empresa muito mais competitiva do que as concorrentes.
Crie um fundo de emergência
Existem alguns aspectos que tendem a comprometer o faturamento da empresa. Apenas para citar dois desses fatores, vamos nos lembrar das constantes e quase imprevisíveis crises financeiras. Nesse ponto, vale frisar que elas podem se arrastar por vários meses seguidos. Outro aspecto importante são as baixas dos lucros durante determinados períodos sazonais.
Em qualquer uma das situações mencionadas acima, a sua empresa pode ficar em apuros. Diante disso, evite ser exageradamente otimista quanto a um futuro supostamente promissor, pois ele não será tão amigável o tempo todo. Seja racional e crie um fundo financeiro de emergência.
Uma das formas de se fazer isso é por meio do investimento em fundos de renda fixa. O importante é que o seu negócio consiga, na pior das hipóteses, criar uma reserva capaz de suprir os custos e despesas gerados por, no mínimo, 3 meses. Com isso, a sua empresa pode se manter estável — enquanto você e sua equipe buscam novas soluções diante de certas turbulências.
Amplie os investimentos nos produtos ou serviços mais rentáveis
Aprofundar o conhecimento sobre o público-alvo do seu negócio pode ser o que falta para aquele desejado crescimento econômico. O estreitamento das relações entre a empresa e os clientes facilita o oferecimento das melhores soluções. Essa aproximação fornece informações valiosas sobre os anseios de quem consome.
Ao conhecer melhor o próprio público, a empresa pode priorizar certas linhas de produtos na hora de lançar uma campanha publicitária, por exemplo. Além disso, ela estará mais atenta às mudanças de comportamento dos seus clientes.
Em uma sociedade tão dinâmica como a atual, alguns interesses podem ser bem efêmeros. Cabe a cada empresa saber lidar com isso da melhor maneira possível.
Invista em um calendário financeiro
Um calendário financeiro é uma ferramenta extremamente útil para organizar de maneira cronológica toda a sua estratégia financeira. Ele facilita a elaboração de um orçamento anual, contribuindo para o acompanhamento próximo do desempenho atual da corporação.
Seu uso também facilita a gestão do fluxo do de caixa, antecipando entradas e saídas de dinheiro e indicando períodos de escassez. O calendário também garante que a empresa cumpra seus compromissos financeiros, com o Estado ou demais agentes envolvidos, de maneira pontual e eficiente.
Acompanhe métricas
Acompanhar métricas de resultado, custos e satisfação do cliente, por exemplo, é essencial para ter uma gestão mais objetiva da sua empresa. Conforme o projeto cresce, aumenta a complexidade das operações e os erros ficam mais difíceis de identificar.
Assim, ao coletar dados e verificar as métricas constantemente, sua equipe tem acesso a informações objetivas, claras e capazes de indicar um caminho mais adequado.
Ao verificar métricas de satisfação do cliente, tal como o Net Promoter Score (NPS), você tem uma perspectiva clara sobre o desempenho de suas estratégias e pode comparar com outros períodos. Assim, cria-se um ambiente de ajustes e melhorias constantes em seu negócio.
Use ferramentas tecnológicas
Por fim, vale mencionar o uso de ferramentas tecnológicas, como um software financeiro ou contábil. Eles podem ajudar em diversas fases da empresa, como na conciliação bancária, acompanhamento do fluxo de caixa e até mesmo com prazos de pagamento e recebimento.
Ao escolher uma boa solução, ainda é possível ter em mãos relatórios claros e com informações relevantes, contendo todas as métricas que você estabeleceu por julgá-las relevantes para a tomada de decisão.
Vale buscar por soluções reconhecidas no mercado e que tenham funcionalidades que atendam as necessidades da sua empresa. Assim, fica mais fácil fazer uma boa gestão e alcançar saúde financeira.
Quais são os riscos de não acompanhar a saúde financeira?
A falta de acompanhamento de métricas financeiras pode trazer diversos prejuízos à empresa, levando, inclusive, à falência. Além dela, é possível enfrentar desafios como:
- alto endividamento — a falta de controle sobre as finanças pode levar a decisões inadequadas e à acumulação de dívidas excessivas;
- falta de capital de giro — os indicadores também auxiliam na hora de casar prazos de pagamentos e recebimentos. Sem o acompanhamento, essa situação tende a ser difícil;
- perda de credibilidade — com atrasos e falta de pagamentos, a sua empresa vai ficando sem a confiança dos credores e clientes;
- falta de engajamento — é possível chegar ao não pagamento de salários, o que vai afetar a produtividade e engajamento dos funcionários.
Todos esses desafios tendem a levar a empresa a uma situação difícil ou até mesmo irreversível.
Como você pode perceber, a manutenção da saúde financeira da empresa depende de diversas análises e de decisões alinhadas com os objetivos do negócio. Com essas dicas, certamente você estará muito mais preparado para administrar as finanças do seu empreendimento!
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