O que é contabilidade disruptiva? Saiba como aplicar o conceito na prática

O que é contabilidade disruptiva? Saiba como aplicar o conceito na prática
4 minutos de leitura

A contabilidade disruptiva ocorre quando o escritório consegue oferecer um serviço diferenciado e, com isso, desestabilizar os concorrentes que estavam à sua frente. Geralmente, isso acontece quando a empresa oferece um trabalho de qualidade e com um preço acessível para um público que antes não era atendido.

Sendo assim, a inovação e ampliação do segmento de atividade é uma maneira de abordar um público do mercado de baixo valor, além daqueles clientes que não são atendidos pelas grandes corporações. Quer entender melhor como aplicar esse conceito? Acompanhe!

O que é contabilidade disruptiva?

É a capacidade de oferecer serviços diferenciados e de qualidade para clientes que não são atendidos pelas grandes companhias. É sair do tradicional e pensar “fora da caixa”. Para isso, o escritório precisa se tornar um parceiro do cliente e entregar mais valor ao serviço, sem cobrar a mais por isso.

Por exemplo: um escritório contábil realiza trabalhos de crédito tributário para grandes empresas, pois elas dão um retorno financeiro maior. As organizações de médio e pequeno porte não recebem propostas para essa atividade, pois geram menor lucro para o negócio.

Contudo, essa pode ser a oportunidade de exercer uma contabilidade disruptiva, afinal, o empreendedor é capaz de estruturar sua equipe para atender a esse público das médias e pequenas empresas. Também é possível incluir serviços para MEI, a fim de atender a um nicho de mercado que só cresce no Brasil.

O importante, nesse caso, é criar uma estratégia para oferecer preços acessíveis e conseguir ampliar a produtividade da equipe para atender a mais clientes ao mesmo tempo.

Como aplicar o conceito na prática?

Depois de compreender o que significa a contabilidade disruptiva, é hora de saber como tirar a ideia do papel:

Propósito

Essa é a verdadeira definição dos valores da empresa e dos seus objetivos, reconhecendo qual é a diferença que o escritório gera para seus clientes. Identificar o verdadeiro propósito do negócio é o primeiro passo para conseguir utilizar as estratégias adequadas para promover uma contabilidade disruptiva.

A Apple, por exemplo, foi criada com o intuito de vender design, inovação e criatividade, e não apenas computadores e smartphones. Devido ao seu propósito como empresa, ela se transformou em um sucesso no mundo inteiro.

Normalmente, quando o propósito da empresa é bem definido, ela também será mais organizada. Consequentemente, o gestor busca maneiras diferenciadas para oferecer uma oferta de valor para o público-alvo.

A contabilidade disruptiva exige que os escritórios contábeis se adaptem cada vez mais rápido às tecnologias inovadoras para gerar ganho de produtividade e eficiência.

Atração de clientes com conteúdo de valor

Investir em publicidade tradicional pode sair muito caro. Por isso, é necessário utilizar outra metodologia para atrair a atenção de potenciais clientes. Uma estratégia que está em alta no mercado é a criação de conteúdos de valor no blog da empresa.

Nesse caso, o escritório pode dar dicas sobre os diferentes regimes tributários, técnicas para armazenar os documentos de forma adequada, mudanças recentes na legislação e outros temas que possam interessar aos empresários.

Também é importante utilizar as redes sociais para divulgar o conteúdo e transmitir dicas mais simples. Ao mostrar o domínio de conhecimento, os potenciais clientes começarão a seguir as suas páginas e realizar visitas mais frequentes no blog.

Então, é preciso dar sequência à estratégia de marketing e criar mecanismos para estimular a assinatura de newsletter. Dessa maneira, o empreendedor poderá enviar e-mails para os visitantes, links de vídeos e estimular a contratação dos serviços contábeis.

Fácil compreensão sobre o serviço

O uso cada vez maior de dispositivos móveis gerou uma facilidade para as pessoas pesquisarem informações sobre as empresas. Sendo assim, o escritório contábil precisa investir em técnicas de SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca, português) para permitir que os potenciais clientes encontrem rapidamente o site nas buscas do Google.

Além disso, o gestor deve ter uma atenção ao atendimento disponibilizado na internet. Essa mobilidade trazida pelos smartphones faz com que as pessoas tenham menos paciência para esperar por uma resposta. Logo, é necessário direcionar uma pessoa para resolver as dúvidas dos potenciais clientes e evitar comentários de insatisfação na rede.

Previsão de sucesso

As tecnologias que funcionam na nuvem, somadas às estratégias de marketing online, permitem a coleta e integração de informações sobre os atuais e potenciais clientes da empresa.

Dessa maneira, o gestor consegue identificar melhor as necessidades dos clientes e criar serviços para esse público. Logo, o escritório passa a funcionar como uma empresa focada na gestão de processos de negócios.

As informações favorecem a oferta de consultorias especializadas em resolver os principais problemas dos clientes. Se uma pequena empresa tem dificuldade para gerar mais lucro, a equipe contábil pode fazer um planejamento anual, calcular a margem de lucro adequada para os produtos e apresentar uma perspectiva para ter mais controle financeiro.

Outra maneira de gerar ganhos para o cliente é a análise do regime tributário mais adequado. Muitas vezes, a troca do modelo pode gerar economia no pagamento de impostos, sem trazer prejuízos legais para o negócio.

Como a tecnologia favorece a aplicação da contabilidade disruptiva?

Os sistemas contábeis que operam na nuvem auxiliam o gestor a gerar mais produtividade no ambiente de trabalho, por meio da unificação das informações e automação de tarefas burocráticas.

Assim, é possível atender mais clientes sem aumentar o número de profissionais, o que gera mais lucratividade para o negócio. Além disso, os dados armazenados na plataforma são úteis para a tomada de decisões estratégicas como o desenvolvimento de uma nova campanha de marketing ou a oferta de outro serviço.

A tecnologia promove a inovação na empresa e agrega valor aos serviços oferecidos. O contador consegue exercer funções complementares e ir além das obrigações fiscais. A ferramenta ainda auxilia na organização dos processos diários, no planejamento das atividades e na ampliação do portfólio de serviços.

Para tanto, é fundamental aliar conhecimento técnico com a tecnologia. Quanto mais capacitados são os colaboradores, mais diferenciais a empresa conseguirá disponibilizar para seus clientes.

Portanto, a contabilidade disruptiva envolve o uso de tecnologia, inovação e oferta de trabalhos diferenciados para os consumidores.

Quer saber como inovar no negócio? Entenda como atuar com a contabilidade sob demanda!

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!