Categories: Gestão de pessoas

Gestão de pessoas automatizada: como a tecnologia pode te ajudar?

2 minutos de leitura

O departamento de recursos humanos de uma empresa desempenha um papel fundamental, ao cuidar do desenvolvimento e da produtividade dos empregados. No entanto, esse departamento gasta em torno de 75% do seu tempo em tarefas administrativas repetitivas e burocráticas, em vez de se concentrar em tarefas de gestão.

O principal papel de uma gestão de pessoas automatizada é encontrar novas formas de funcionamento que simplifique os processos dessa área em questão.

Adotar um software especializado neste nicho oferece uma série de vantagens competitivas que impactam de forma positiva em uma empresa, como por exemplo:

Aprendizagem e desenvolvimento para os funcionários

Um software de gestão de pessoas ajuda a empresa a treinar seus funcionários de forma mais eficiente e eficaz. Através de plataformas de aprendizagem LMS e-learning, o sistema auxilia a empresa a aumentar o conhecimento dos seus funcionários, fornecendo as ferramentas de que eles precisam para o desenvolvimento de seus talentos.

Uma gestão de pessoas automatizada fornece bases para um treinamento automatizado e personalizado, além de gerar um menor custo para a empresa.

Gerenciamento mais eficiente das informações dos funcionários

O gerenciamento de informações dos colaboradores representa um grande investimento de tempo na captura das informações de diferentes arquivos, documentos e relatórios.

No entanto, um software de gestão de pessoas permite que esses processos sejam mais facilmente realizáveis, sem a necessidade de verificar registros físicos. Todas as informações que o departamento de recursos humanos necessita se tornam acessível em apenas um clique.

Automação da gestão de talentos

Por ser capaz de armazenar as informações de cada membro da organização, um software de gestão de pessoas está habilitado a fornecer os dados necessários de uma forma ordenada e quando necessário, o que facilita a análise de dados.

A sua aplicação é útil por proporcionar a redução do tempo do ciclo de recrutamento de novos funcionários ou a promoção dos funcionários com uma carreira já consolidada dentro da empresa.

O sistema permite rever periodicamente — e de maneira bem rápida — os índices de desempenho dos funcionários. Além disso, ele também é capaz de gerar relatórios de dados importantes, que servem para melhor gerir talentos e direcionar o desenvolvimento dos funcionários para um melhor desempenho.

Alinhamento dos objetivos dos empregados aos da empresa

Uma gestão de pessoas automatizada também é capaz de ajudar a definir o objetivo estratégico da organização e alinhá-lo aos objetivos dos empregados, independente da sua posição e nível hierárquico.

Isso, por sua vez, ajuda a organização a estipular metas específicas e mensuráveis ​​em determinado período de tempo.

Quando uma organização possui um software de gestão, torna-se muito mais fácil identificar o pessoal com melhor desempenho e potencial, o que ajuda a definir a progressão na carreira e a estipular o salário mais adequado, com base na realização dos objetivos da empresa e não na subjetividade das relações pessoais.

A tecnologia possui um papel vital nas organizações, proporcionando economia de tempo e otimização de processos, e também permitindo ao departamento de recursos humanos se concentrar em novos projetos e capitalizar o talento de sua equipe.

Você já utiliza um software de gestão de pessoas na sua empresa? Deixe o seu comentário contando a sua experiência!

Karina Souza

Atua há mais de 10 na área de RH, é graduada em Recursos Humanos, com MBA em Gestão Empresarial, Coach e Graduanda em Psicológia organizacional. Já foi coordenadora de atendimento, é escritora de conteúdo, palestrante e ministrante de cursos na área de gestão de pessoas, subsistemas de RH e Saúde e Segurança do Trabalho. Atualmente é gerente de produtos dos sistemas de gestão de pessoas da Fortes Tecnologia em Sistemas. Apaixonada por tecnologia e Inovação.

Recent Posts

Horas Extras: o que diz a lei e como calcular?

A legislação trabalhista autoriza a prorrogação da jornada diária de trabalho por meio da realização…

5 dias ago

Exame demissional: veja como funciona e quais são as regras

O exame demissional é um processo delicado, mas crucial tanto para empresas quanto para funcionários.…

1 semana ago

IFRS 18: apresentação e divulgação nas demonstrações financeiras

A contabilidade está em constante evolução para atender às necessidades crescentes dos usuários das demonstrações…

3 semanas ago

Declaração pré-preenchida do IR 2024: como funciona?

Você sabia que tem a opção de declarar o seu Imposto de Renda através da…

3 semanas ago

Como declarar imposto de renda do MEI – Microempreendedor Individual?

Para os Microempreendedores Individuais, a temporada de declaração do IR apresenta particularidades importantes. Por isso…

3 semanas ago

Carnê-leão: o que é e como declarar no IRPF 2024?

O Carnê-Leão é um sistema essencial para o recolhimento mensal obrigatório do Imposto de Renda…

3 semanas ago