Conheça os 10 benefícios do software de gestão de pessoas

Conheça os 10 benefícios do software de gestão de pessoas
3 minutos de leitura

O modo como os colaboradores são geridos mudou. Os departamentos de RH não podem mais depender de ferramentas tradicionais, como planilhas e blocos de notas, para administrar a força de trabalho. Para que um time supere seus limites e contribua para o crescimento do negócio, é fundamental um software de gestão de pessoas que permita um melhor controle do ciclo de vida profissional de cada colaborador.

A seguir, listamos os 10 principais benefícios proporcionados por esse software, que o tornam muito mais eficiente do que as ferramentas tradicionais. Veja quais são eles:

Os 10 principais benefícios do software de gestão de pessoas

1. Permite gerenciar melhor o ciclo de vida de cada colaborador

O software de gestão de pessoas apoia o departamento de RH desde os processos de seleção e recrutamento até os de treinamento e desenvolvimento. Em uma só plataforma, é possível controlar todo o ciclo de vida do colaborador de forma simples e eficaz.

2. Agiliza o registro de informações importantes

Informações importantes, como a demissão de um colaborador ou um acidente de trabalho, podem ser registradas rapidamente no software, sem que os responsáveis tenham que recorrer a planilhas ou documentos para fazer isto.

3. Coleta automaticamente os dados para a folha de pagamento

O software de gestão de pessoas também facilita na elaboração da folha de pagamento, já que ele coleta os dados necessários para fechá-la (suspensão, horas extras, adicional noturno, afastamento etc.) automaticamente.

4. Auxilia no cálculo das obrigações

O cálculo das obrigações (GFIP, SEFIP, FGTS etc.), se realizado manualmente, pode levar tempo e aumentar as chances de erros. Um software de gestão de pessoas, além de agilizar os cálculos, ainda garante assertividade para que a empresa não seja penalizada por erros.

5. Ajuda na apuração do custo de cada colaborador

Analisar o custo de cada colaborador é fundamental para saber se ele está ou não gerando valor para a empresa. O software de gestão de pessoas também pode auxiliar no cálculo do custo do ciclo de vida de cada profissional, desde o dia em que ele foi admitido e perceber as melhorias e vantagens agregadas à organização desde sua chegada.

6. Torna os processos de RH muito mais transparentes

Sistemas de ponto obsoletos não permitem que a equipe verifique as informações de suas entradas e saídas diárias e isso abre espaço para desconfianças e atritos internos que podem incorrer em problemas legais. O software de gestão, juntamente com sistemas de ponto modernos, põe fim a esse problema.

7. Evita multas e processos trabalhistas

Por automatizar a coleta das informações do ponto e atuar em conjunto com sistemas de ponto modernos, o software de gestão evita fraudes e ajuda a empresa a seguir as normas do MTE (Ministério do Trabalho).

8. Possibilita a criação de relatórios personalizados

O software de gestão de pessoas permite que o pessoal do RH crie relatórios personalizados, de acordo com as necessidades do departamento e do negócio. Isto encerra o uso de planilhas e sistemas antigos, incapazes de atender às demandas modernas de assertividade, confiança na informação e velocidade de utilização dos dados.

9. Aumenta a segurança das informações

As informações inseridas no software de gestão não estão sujeitas a roubos, ciberataques, quebras de equipamentos e desastres, como incêndios e alagamentos. Todos os dados são mantidos na nuvem, em servidores altamente confiáveis, o que evita a sua perda.

10. Permite que o RH se concentre em atividades mais estratégicas

Com o software de gestão, o pessoal do RH deixa de coletar dados manualmente e passa a ter mais tempo para se concentrar em outras atividades, como criar um ambiente de trabalho agradável e incentivar os colaboradores a produzirem mais e melhor.

Viu quantos benefícios o software de gestão de pessoas para gerar para a sua empresa? Aproveite para conhecer mais detalhes sobre ele ou entrar em contato conosco, caso tenha alguma dúvida!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!