Gestão de pessoas

Conheça os 10 benefícios do software de gestão de pessoas

fortes-tecnologia-sucesso-profissional
Escrito por Karina Souza
Atualizado em: 18/10/2018 Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O modo como os colaboradores são geridos mudou. Os departamentos de RH não podem mais depender de ferramentas tradicionais, como planilhas e blocos de notas, para administrar a força de trabalho. Para que um time supere seus limites e contribua para o crescimento do negócio, é fundamental um software de gestão de pessoas que permita um melhor controle do ciclo de vida profissional de cada colaborador.

A seguir, listamos os 10 principais benefícios proporcionados por esse software, que o tornam muito mais eficiente do que as ferramentas tradicionais. Veja quais são eles:

Os 10 principais benefícios do software de gestão de pessoas

1. Permite gerenciar melhor o ciclo de vida de cada colaborador

O software de gestão de pessoas apoia o departamento de RH desde os processos de seleção e recrutamento até os de treinamento e desenvolvimento. Em uma só plataforma, é possível controlar todo o ciclo de vida do colaborador de forma simples e eficaz.

2. Agiliza o registro de informações importantes

Informações importantes, como a demissão de um colaborador ou um acidente de trabalho, podem ser registradas rapidamente no software, sem que os responsáveis tenham que recorrer a planilhas ou documentos para fazer isto.

3. Coleta automaticamente os dados para a folha de pagamento

O software de gestão de pessoas também facilita na elaboração da folha de pagamento, já que ele coleta os dados necessários para fechá-la (suspensão, horas extras, adicional noturno, afastamento etc.) automaticamente.

4. Auxilia no cálculo das obrigações

O cálculo das obrigações (GFIP, SEFIP, FGTS etc.), se realizado manualmente, pode levar tempo e aumentar as chances de erros. Um software de gestão de pessoas, além de agilizar os cálculos, ainda garante assertividade para que a empresa não seja penalizada por erros.

5. Ajuda na apuração do custo de cada colaborador

Analisar o custo de cada colaborador é fundamental para saber se ele está ou não gerando valor para a empresa. O software de gestão de pessoas também pode auxiliar no cálculo do custo do ciclo de vida de cada profissional, desde o dia em que ele foi admitido e perceber as melhorias e vantagens agregadas à organização desde sua chegada.

6. Torna os processos de RH muito mais transparentes

Sistemas de ponto obsoletos não permitem que a equipe verifique as informações de suas entradas e saídas diárias e isso abre espaço para desconfianças e atritos internos que podem incorrer em problemas legais. O software de gestão, juntamente com sistemas de ponto modernos, põe fim a esse problema.

7. Evita multas e processos trabalhistas

Por automatizar a coleta das informações do ponto e atuar em conjunto com sistemas de ponto modernos, o software de gestão evita fraudes e ajuda a empresa a seguir as normas do MTE (Ministério do Trabalho).

8. Possibilita a criação de relatórios personalizados

O software de gestão de pessoas permite que o pessoal do RH crie relatórios personalizados, de acordo com as necessidades do departamento e do negócio. Isto encerra o uso de planilhas e sistemas antigos, incapazes de atender às demandas modernas de assertividade, confiança na informação e velocidade de utilização dos dados.

9. Aumenta a segurança das informações

As informações inseridas no software de gestão não estão sujeitas a roubos, ciberataques, quebras de equipamentos e desastres, como incêndios e alagamentos. Todos os dados são mantidos na nuvem, em servidores altamente confiáveis, o que evita a sua perda.

10. Permite que o RH se concentre em atividades mais estratégicas

Com o software de gestão, o pessoal do RH deixa de coletar dados manualmente e passa a ter mais tempo para se concentrar em outras atividades, como criar um ambiente de trabalho agradável e incentivar os colaboradores a produzirem mais e melhor.

Viu quantos benefícios o software de gestão de pessoas para gerar para a sua empresa? Aproveite para conhecer mais detalhes sobre ele ou entrar em contato conosco, caso tenha alguma dúvida!

Conheça os 10 benefícios do software de gestão de pessoas 1Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Karina Souza

Graduada em Recursos Humanos, Coach e Especialista em Gestão Empresarial. Atualmente é gerente de produtos na área de Gestão de Pessoas do Grupo Fortes, instrutora na área de RH, gestão de pessoas e SST. Participa como membra da Associação Brasileira de Recursos Humanos e do grupo de SST das empresas piloto do eSocial. Cursando Técnico de Segurança do Trabalho.

Deixar comentário.

Compartilhar