Autoavaliação de desempenho: saiba como aplicar na empresa

Autoavaliação de desempenho: saiba como aplicar na empresa
4 minutos de leitura

A autoavaliação de desempenho é uma ferramenta importante para a gestão de pessoas da empresa obter resultados sobre a performance do colaborador em determinado período de tempo. O objetivo é reter talentos ao mesmo tempo em que recolhe-se dados para otimizar os processos consistentemente. No entanto, ao aplicar a autoavaliação de desempenho é importante estar atento a certos fatores.

Para ajudar você a entender o que é autoavaliação de desempenho e como aplicar na empresa, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é um processo avaliativo que as companhias fazem de tempos em tempos para verificar a performance dos funcionários. Com isso, é possível ter uma visão de quais são as qualidades e potenciais que podem ser explorados. Com os resultados, fica mais fácil traçar estratégias de desenvolvimento de pessoas, o que ajuda no alcance das metas do negócio.

É comum que os colaboradores se autoavaliem e ainda façam uma reflexão acerca do desempenho das lideranças diretas e da gestão de pessoas como um todo. 

Já a autoavaliação de desempenho é realizada pelo próprio colaborador, que faz uma reflexão sobre o seu desempenho nas atividades que realiza na companhia.

Nesse cenário, a autoavaliação de desempenho deve ser aplicada juntamente com a avaliação de desempenho, a fim de promover para o colaborador e sua liderança uma reflexão profunda acerca dos trabalhos realizados, promovendo também o alinhamento necessário para o melhor desempenho de todos.

Qual a importância e vantagens da autoavaliação de desempenho?

Basicamente, a autoavaliação de desempenho é capaz de fazer com que o profissional faça uma reflexão profunda acerca de seus comportamentos, habilidades e competências, incentivando-o a conhecer melhor seu perfil comportamental, revelando para ele seus pontos fortes e as competências que precisam ser desenvolvidas. 

Dessa maneira, o colaborador tem mais chances de se sentir valorizado e desafiado a evoluir, o que é positivo para ele e também para a produtividade da companhia. 

Conheça, a seguir, os principais benefícios para a empresa.

Oportunidade de tomar decisões mais acertadas na gestão de talentos

Quando a corporação conhece melhor os seus talentos, ela pode, por exemplo, direcionar melhor os seus esforços para conceder bonificações e prêmios por desempenho mais alinhados com o perfil dos profissionais.

Realizar promoções de forma mais efetiva

Conhecendo as competências e habilidades dos colaboradores, é possível promover realocação de talentos de modo mais efetivo, usando a seleção interna para reconhecer funcionários, e também designá-los para funções mais alinhadas ao seu perfil profissional.

Promover capacitações mais efetivas

A autoavaliação de desempenho torna mais evidente para a gestão de RH fazer a identificação de lacunas técnicas ou de conhecimento entre os colaboradores que passaram pela autoavaliação. Com isso, fica mais fácil desenvolver um plano de capacitação para facilitar o desenvolvimento dos profissionais. 

Aumentar da consciência do colaborador

Ao aplicar a autoavaliação de desempenho, a empresa permite que o colaborador reconheça e entenda quais competências precisa melhorar para se desenvolver mais e entregar os resultados que a empresa almeja.

Conheça outras tendências que podem ajudar quando o assunto é motivação e produtividade com nosso episódio completo do RH Inovador:

Como aplicar a autoavaliação de desempenho?

Para que a autoavaliação de desempenho seja realmente efetiva, é preciso envolver os colaboradores, conscientizando-os da importância desse processo. Para isso, é importante investir em campanhas de comunicação interna e endomarketing, oferecendo conhecimento sobre o tema.

Também é relevante que o setor de gestão de pessoas tenha em mente que o autoconhecimento é fundamental para que as respostas correspondam com a realidade vivenciada pelo colaborador.

Isso quer dizer que, para que a autoavaliação seja de fato efetiva, é fundamental que o profissional esteja disposto a passar por uma reflexão a respeito da sua conduta na empresa, revelando com sinceridade suas condutas comportamentais e técnicas. 

A função do RH

É preciso pensar na prática da autoavaliação, o que inclui a aplicação de questionários. Esses são desenvolvidos pelo setor de RH da empresa, e são formados por perguntas acerca das dificuldades na rotina de trabalho, desafios, objetivos, oportunidades, entre outros aspectos.

Para facilitar a identificação das perguntas que possam ser mais efetivas para constar no formulário, é possível fazer uso da análise SWOT, que avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no ambiente corporativo. 

Ainda é preciso encorajar os colaboradores a serem bastante sinceros em suas respostas, o que pode exigir certa coragem e uma boa dose de sinceridade. O mais indicado é evidenciar para as pessoas que esse é um exercício importante para o crescimento pessoal e profissional. 

Nesse cenário, fica claro que o setor de RH é protagonista na condução da formulação e aplicação da autoavaliação de desempenho, sendo essa uma ferramenta importante para conhecer as pessoas que fazem parte do negócio, suas potencialidades e pontos de melhoria.

Logo, apesar da autoavaliação de desempenho ser um exercício pessoal e que não pode ser transferido, é a gestão de pessoas quem prepara, coleta informações, orienta as pessoas e transforma as respostas coletadas em dados. 

De forma resumida, o setor de gestão de pessoas precisa auxiliar o funcionário em algumas questões, como:

  • orientar o profissional sobre a importância da sinceridade nas respostas;
  • explicar que não existem perguntas fáceis ou respostas erradas, tudo é válido;
  • propor a autoavaliação mais de uma vez, pois a prática torna o processo mais eficiente;
  • esclarecer que se trata de uma avaliação e não um julgamento.

Conte com a tecnologia

transformação digital faz parte da vida das pessoas e organizações. É por esse motivo que o setor de RH das empresas vem se modernizando, a fim de acompanhar novas tendências e tornar os processos mais dinâmicos.

Quando o assunto é autoavaliação de desempenho, os formulários podem ser disponibilizados via link. Esses, podem ser disparos para os e-mails corporativos, garantindo fácil acesso a todos os colaboradores. A vantagem para o setor de gestão de pessoas é que esses dados podem ser analisados com ajuda de recursos ligados à inteligência artificial (IA), o que torna todo o processo mais dinâmico, além de apresentar dados precisos para a tomada de decisão.

Como vimos ao longo desta leitura, a autoavaliação de desempenho é um instrumento importante para apontar como está a performance dos profissionais de forma individual, alertando o setor de gestão de pessoas para questões que necessitam de atenção.

Se você gostou deste artigo sobre autoavaliação de desempenho, entre em contato e conheça as nossas ferramentas para gestão de pessoas!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!