Para quem busca uma comunicação mais alinhada com o seu público e a construção de uma autoridade no mercado contábil, é fundamental avaliar a possibilidade de atuar em nichos de mercado específicos.
Claro que essa é uma decisão que precisa ser tomada avaliando diversos cenários, afinal toda a estratégia de vendas deverá ser construída a partir do mercado escolhido, e se essa decisão for positiva, cabe então avaliar a demanda, mercado, oferta de serviços, crescimento no nicho, etc.
Neste post, vamos explicar:
Nichos de mercado são uma fatia do mercado, uma oportunidade oculta dentro de um determinado segmento de negócios. Este conceito está associado ao universo de marketing e vendas com foco na construção de um público-alvo.
Em outras palavras, podemos definir nicho de mercado como um público seleto de potenciais clientes que se encontra dentro de um segmento.
Um exemplo de nicho de mercado, é uma empresa de produtos veganos. Pois essa empresa pode fazer parte do segmento de saúde e bem-estar, saúde da mulher, saúde infantil etc, pertencendo portanto, à área da saúde.
De uma forma bem prática, é um tipo de negócio específico dentro de uma grande área de atuação.
Para analisar se vale ou não a pena o contador ou contadora atuar com nichos de mercado específicos, é importante observar o atual perfil dos consumidores e do mercado.
Quando você ingressa na economia como uma empresa contábil generalista oferecendo um produto abrangente (assessoria contábil, por exemplo), você perde uma das melhores maneiras de se destacar: ser visto ou vista e atuar como uma empresa especialista.
Com um público genérico e abrangente, sua propaganda e divulgação acabam concorrendo com diversas outras, ficando ainda mais desafiador chamar atenção e ser relevante para o seu público. Já parou para pensar sobre isso?
Numa outra perspectiva, quando o profissional atua como especialista naquele determinado nicho, ele consegue gerar mais valor para o público, aprofundar o seu conhecimento em um mercado específico, construir autoridade através do seu posicionamento e construir uma marca forte associando o mercado a sua empresa.
Você deve estar se perguntando: mas será que eu não estaria perdendo público? E eu te respondo: fique tranquilo, na verdade não estará.
Você pode continuar atendendo clientes e fechando novos contratos com segmentos diferentes daquele que você irá atuar como especialista, todavia, o que irá acontecer é que você passará a ser procurado mais pelo segmento especialista, mas a identidade como contador(a) continuará existindo.
Diante do que vimos até aqui, eu separei 5 nichos de mercado que acredito ser interessante para você iniciar nessa jornada de segmentação e atuação diferenciada.
Vamos lá?
Mais conhecida como “donas de loja”. Esse é um segmento bem amplo e repleto de oportunidades de atuação e fomento de novos negócios, tudo isso porque o mercado de varejo com foco em empreendedorismo feminino está cada vez maior.
O número de mulheres empreendedoras está aumentando muito com o passar do tempo, e essa boa notícia é fundamental para quem busca um nicho específico para atuar.
Esse público é dinâmico e possui um faturamento significativo em pouco tempo de empresa, além de uma grande necessidade de implantar ou aperfeiçoar o seu modelo de gestão de negócios.
Excelente mercado para oferta de assessoria financeira e contábil.
Ótimo nicho para profissionais que estão começando e buscando os seus primeiros clientes. Tem baixa complexidade na operacionalização e na geração de receita nestas empresas.
Após a pandemia, o número de novos MEIs aumentou significativamente. O que significa que tem mais empreendedores precisando de serviços contábeis, mesmo ainda sendo pequenos.
Considerando um público que necessita de orientação tributária e financeira, é um excelente nicho para quem deseja atuar analisando tributos, finanças e gestão do negócio.
Fazer a gestão contábil desses profissionais, é bem diferente de fazer a contabilidade de um hospital, por exemplo.
Vale lembrar que alguns profissionais da saúde atuam como profissionais liberais, tendo assim algumas particularidades, inclusive na declaração do imposto de renda.
E caso você queira nichar ainda mais, existe uma gama de oportunidades como dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos, etc.
Em um mercado extremamente competitivo e crescente, atuar com profissionais de beleza e bem-estar pode ser uma ótima estratégia por meio de consultoria e assessoria financeira, contábil e tributária.
Este é um nicho de gera bastante faturamento, e assim como qualquer empresa, necessita de serviços contábeis personalizados.
Após conhecer essas 5 excelentes opções de nichos, é importante pensar na estratégia de prospecção e atração de clientes.
Para isso, as redes sociais são uma excelente ferramenta de construção de autoridade, relacionamento e atração de novos clientes. Você pode iniciar o seu posicionamento construindo conteúdos direcionados ao seu público, demonstrando soluções que podem ser entregues caso ele se torne seu cliente, preparar um bom material de apresentação e se preparar para conduzir a negociação com foco no fechamento.
Agora que você aprendeu o que é nicho de mercado e o porquê deles serem importantes para o crescimento do seu negócio, onde encontrá-los e como transformá-los em clientes, chegou a hora da ação.
Qual o primeiro passo que você precisa realizar hoje para tornar a sua empresa contábil em uma empresa especialista, atrativa e de valor para o seu público?
Comece respondendo essa pergunta e depois inicie o seu planejamento.
Até mais!
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