Quer saber como potencializar o capital intelectual da sua empresa?

3 minutos de leitura

O ativo que faz a diferença, influência e gera prestígio para as organizações são as pessoas, o seu time. Cuidar bem e investir na equipe constitui o fator mais relevante para o sucesso do negócio.

Sabe-se ainda que a busca pelo entendimento do mercado e do negócio é uma constante na rotina dos empresários. Afinal, gerir uma empresa é uma tarefa bem complexa e que gera várias dúvidas, por exemplo: como investir em treinamentos para os funcionários impacta no crescimento do empreendimento? Como as áreas da companhia interagem? Como a organização se relaciona com o ambiente externo?

Você também tem essas dúvidas? Então, é preciso otimizar o capital intelectual no seu empreendimento! Continue a leitura e aprenda o que é esse conceito, sua importância para empresas e como é possível potencializá-lo!

O que é capital intelectual?

Esta é uma expressão muito usada na atualidade quando tratamos de identificar os pontos positivos de uma organização, sobretudo vinculados a pessoas que a compõem. De forma resumida, capital intelectual é o conjunto de conhecimentos, informações e experiências adquiridos pela empresa. Ele também pode ser entendido como o talento e a capacidade que a companhia tem para sobreviver e crescer.

O capital intelectual é visto como um sistema e pode ser dividido nas seguintes categorias:

  • capital humano: compreende os conhecimentos, a expertise e a criatividade que um indivíduo proporciona para as empresas;
  • capital estrutural: diz respeito à estrutura organizacional da empresa, assim como as tecnologias, as metodologias, a cultura e os processos empregados;
  • capital relacional: resumidamente, trata da capacidade que a empresa tem para se relacionar com o ambiente externo.

Qual é a sua importância?

A gestão do conhecimento e, consequentemente, a gestão do capital intelectual da empresa estão diretamente ligadas ao aumento da produtividade, à capacidade de um negócio gerar o retorno desejado e se manter no mercado de forma sustentável.

Além disso, o capital intelectual se transformou no grande ativo e a base principal para a valorização e avaliação das companhias perante o mercado. Um exemplo é o impacto positivo que a sua gestão tem nas ações de empresas de capital aberto. Dito isso, é fácil entender sua importância no ambiente empresarial e em qualquer tipo de entidade.

Entretanto, gerir e potencializar o capital intelectual pode se revelar mais complexo do que parece. Confira abaixo algumas sugestões para facilitar essa tarefa!

Como uma empresa pode potencializar seu capital intelectual?

Agora que você já sabe a importância de investir na potencialização do seu capital intelectual e que isso impacta diretamente na produtividade, listamos a seguir algumas dicas para conseguir promover essa ação na sua empresa.

Investir na busca de novos conhecimentos

A gestão de conhecimentos da empresa é muito importante para o capital intelectual. Todavia, é necessário, também, investir na busca por novos conhecimentos! Para o desenvolvimento dos funcionários e para que a companhia tenha as últimas ferramentas e tecnologias do mercado, você precisa estar antenado às tendências do setor e trazê-las para seu negócio.

Lembre-se de que obter novas informações e conhecimentos para seu empreendimento será essencial para potencializar o capital intelectual!

Estruturar os processos

Entregar demandas aos seus clientes no prazo certo e com qualidade prometida é a principal forma de manter a satisfação dos clientes e aumentar a credibilidade da marca. Por meio da estruturação adequada dos processos, você consegue com mais agilidade alcançar esse objetivo!

Essa é uma parte essencial para potencializar o capital estrutural da sua empresa. Com o monitoramento dos processos e a reestruturações de pontos deficitários, você garante o funcionamento da companhia e adéqua as tarefas internas às novas necessidades do mercado.

Apostar em programas de capacitação

Outro passo para potencializar o capital intelectual da sua empresa é investindo na formação dos funcionários e promovendo o acesso à informação. Forneça treinamentos e incentive a leitura sobre novas tecnologias e novidades do mercado. Avalie também as vantagens dos cursos à distância — eles são uma ótima solução para capacitar sua equipe de forma flexível!

Contar com funcionários capacitados ajudará sua empresa a melhorar os processos internos, ter um melhor relacionamento com o cliente e a responder rapidamente às ações do concorrente, ou seja, na gestão do capital intelectual.

Promover uma comunicação eficaz

A boa comunicação interna é um dos fatores que gera mais valor, permitindo dentre outros pontos positivos, que cada membro da equipe identifique o seu propósito dentro da empresa e a importância do adequado desempenho das suas atividades para o sucesso de toda a organização.

O conhecimento e sua aplicação sincronizada na empresa é um componente essencial do capital intelectual da empresa, portanto a conscientização dos funcionários e a transmissão de informações devem fazer parte do dia a dia empresarial. Ademais, com uma comunicação eficaz e com a sistematização dos processos, os empresários podem assegurar que se algum colaborador mais estratégico sair da companhia, isso não trará de imediato grandes prejuízos, podendo ser substituído com mais tranquilidade.

O capital intelectual pode ser considerado como a identidade da empresa. Os conhecimentos dos funcionários e parceiros, as experiências da companhia, a integração à economia e o relacionamento com o cliente, são alguns elementos que fazem parte dessa identidade. Portanto, investir e potencializar o capital intelectual é essencial para criar uma vantagem diferenciada e aumentar as chances de o negócio crescer.

José Carlos Fortes

Founder & Chairman da Fortes Tecnologia Advogado, Contador e Matemático pela UNIFOR, Mestre em Administração de Empresas (UECE), Pós-Graduado nível especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor e Palestrante com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR), lecionando nos cursos das áreas de engenharia, Tecnologia da Informação, Contábil e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Sócio fundador do escritório Fortes Advogados Associados. CEO do Grupo Fortes. Participação ativa histórica em diversas entidades de classe, dentre outras CRC-CE, OAB-CE e CDL-Fortaleza.

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