Está disponível nas mais novas versões dos sistemas Fortes Pessoal e Fortes RH a integração dos cadastros de obras próprias e o cadastro de Lotações Tributárias.
Sabemos que o Fortes RH já tinha o cadastro de obras, e que era utilizado para o preenchimento do PCMAT (Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção). E a novidade é que agora o sistema de folha vai compartilhar os cadastros de suas Obras Próprias, assim como suas Obras de Terceiros, mas estas serão recebidas como Lotação Tributária.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Falando em Lotação Tributária, este é um novo cadastro que está disponível no Fortes RH e que também está integrado com o Fortes Pessoal. Tudo isso para atender as necessidades de transmissão dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho para o eSocial, mais precisamente o evento S-1060 (Tabela de Ambientes de Trabalho).
Como essas novidades envolvem dois produtos, deixa eu te passar algumas recomendações:
Conferindo a versão dos sistemas
No Fortes Pessoal
Verifique a versão do seu sistema de folha acessando o menu Ajuda > Sobre. A sua versão deve estar igual ou superior a de número 6.133.0.1
Também é preciso verificar se o WebService está atualizado e esse processo deve ser efetuado no servidor!
Então acesse Utilitários > Integração com o Fortes Pessoal (WebService) > Clique no botão Atualizar.
Se o sistema apresentar “Nenhuma atualização disponível no momento”, então significa que está tudo certo até aqui! Mas se você acabou esquecendo de atualizar o WebService, então o sistema vai informar que existe uma versão mais atual, e aí basta clicar em SIM para iniciar a atualização.
No Fortes RH
Acesse o módulo Utilitários > Sobre. Sua versão está na 1.2.0.8? Então estamos alinhados!
Nova ferramenta no Fortes RH
Dentro do Fortes RH foi adicionado um relacionador para o cadastro das obras. Para encontra-lo, acesse o módulo Utilitários > Relacionador Fortes Pessoal > Escolha a opção Relacionar Obra com Fortes Pessoal.
Vamos encontrar de um lado as obras próprias cadastradas no Fortes RH e do outro os cadastros de obras próprias existentes no Fortes Pessoal
Desta forma, podemos tomar algumas dessas ações que estão disponíveis na coluna central.
Entendendo cada Ação do Relacionador
Ao escolher a opção Relacionar Automaticamente por Descrição o sistema faz uma comparação entre todas as obras de origem RH e as de Origem Pessoal.
Se elas possuírem exatamente as mesmas descrições, então elas serão unificadas.
É importante saber que essa verificação é sensível a letras maiúsculas e minúsculas.
Utilize a ação Relacionar, quando tiver certeza que trata-se de obras iguais e a única diferença estava na descrição. Isso pode acontecer quando o usuário do RH cadastrou o nome da obra diferente do administrador do sistema de Folha.
Para utilizar essa ação, basta selecionar uma obra de origem RH e selecionar outra de Origem Pessoal. Então estas obras se tornarão únicas.
Realize a ação Excluir no RH apenas se uma obra não tiver vínculo com nenhum PCMAT e quando perceber que esta também não existe e nem deve existir no Fortes Pessoal.
Em casos que a obra só existe no Fortes RH mas deveria existir no sistema de folha, então você deve realizar o cadastro manualmente no Fortes Pessoal com a integração desativada. Somente depois tome a ação de Relacionar. Esse procedimento deve ser feito assim pois na ferramenta do relacionador foi decidido que não será possível criar o cadastro automaticamente no sistema de folha.
De forma semelhante, utilize a ação Criar no RH quando o cadastro da obra existir somente no Fortes Pessoal, logo entende-se que esta deve também existir no Fortes RH.
Para finalizar o processo, basta clicar no botão Aplicar ações. Mas pode concluir a qualquer momento, mesmo que não tenha relacionado todas as obras. Mas é importante concluir o processo de relacionar todas as obras entre os sistemas. Isso porque, se faltar uma obra, você não vai conseguir por exemplo: Executar a ferramenta do Importador, que insere os cadastros do sistema de folha no Fortes RH, quando a opção Obra estiver marcada.
Novo cadastro de Obras no Fortes RH
Para conferir o que muda no cadastro de obra. No Fortes RH acesse o módulo SESMT > Cadastros > Obras.
Observe que os novos cadastros de obras que foram adicionados no RH por criação do Fortes Pessoal é apresentado a informação de Cadastro Incompleto, então a edição está disponível para o usuário apenas para inserir os dados para documentação do PCMAT.
Não será possível incluir novas obras pelo Fortes RH, isso porque o responsável pelo cadastro de novas obras será o usuário do Fortes Pessoal e assim que concluído o cadastro por lá, então o Fortes RH o recebe de forma automática.
Os campos habilitados para concluir o cadastro será o Tipo da obra e a seleção do Estabelecimento Responsável. No PCMAT será apresentado o endereço do estabelecimento selecionado. E quando estiver selecionado a opção “Sem Estabelecimento Definido” então o documento será exibido com uma informação “Sem estabelecimento responsável associado”.
Integração das Lotações Tributárias com o Fortes Pessoal
Agora vamos falar da integração do cadastro da Lotação Tributária. E já vou adiantando que é muito simples, isso porque quando o usuário no Fortes Pessoal criar uma nova Lotação, ela será adicionada automaticamente no Fortes RH ao concluir o cadastro.
Para consultar onde ficarão as lotações Tributárias, no Fortes RH acesse o módulo SESMT > Cadastros > Lotações Tributárias.
Assim como o cadastro de obras, o usuário do Fortes RH poderá efetuar apenas consultas, por isso o sistema alerta que a manutenção desse cadastro deve ser efetuado pelo Fortes Pessoal.
No cadastro de Lotações Tributárias também encontraremos as obras de terceiros que tiveram seu cadastro vinculado no caminho Movimentos > Situação > Lotações Tributárias > por Obra ou Tomador.
Quanto aos cadastros de Lotações Tributárias que já existem no Fortes Pessoal, para que elas sejam inseridas no Fortes RH, será necessário utilizar a ferramenta Importador.
Para garantir a segurança dos dados, este procedimento deve ser efetuado com acompanhamento do Suporte. Para isso, entre em contato de acordo com a sua região de atendimento!
Aprenda como utilizar o Relacionador de Obras assistindo o vídeo abaixo
Vou ficando por aqui e até a próxima!