Qualificação Cadastral de Candidatos: como adequar ao eSocial?

Qualificação Cadastral de Candidatos: como adequar ao eSocial?
3 minutos de leitura

A Qualificação Cadastral de candidatos é essencial para a conformação dos dados dos funcionários das empresas. A medida não é obrigatória, mas é uma das premissas para o envio de informações e recolhimento das obrigações por meio do eSocial

Algo bem relevante é ter uma consistência dos dados cadastrais, enviados pelo empregador, relativo aos trabalhadores que estão prestando seu serviço.

Para quem deve ser feita a qualificação cadastral de candidatos?

A qualificação deve ser feita para qualquer trabalhador de qualquer categoria. A empresa que não estiver adaptada para o eSocial pode estar passível a grandes multas.  Entenda mais e conheça as multas e penalidades do não cumprimento do eSocial.

Lembrando que para estagiários não será feita a qualificação cadastral, já que o eSocial exige somente a validação do CPF.

Como saber se alguma informação está incorreta?

A Consulta da Qualificação Cadastral oferece aos empregadores um aplicativo para identificar possíveis divergências entre os cadastros internos das empresas, o Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (nome, data de nascimento e CPF) e o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS (data de nascimento, CPF e NIS), a fim de não comprometer o cadastramento inicial ou admissões de trabalhadores no eSocial.

Conforme a normativa apresentada no portal do eSocial, a validação do NIS com divergência não impedirá a admissão do trabalhador no eSocial.

Como um sistema de gestão adequado pode te ajudar na qualificação cadastral de candidatos?

Lembra que mencionei agora a pouco sobre o aplicativo do eSocial que vai identificar possíveis divergências? Então, o sistema Fortes RH se comunicará de forma online com esse aplicativo do governo.

A consulta dos dados dos candidatos pode ser feito tanto de forma individual como em lote, através das triagens automáticas.

Com o objetivo de atender as necessidades das empresas uma vez que o empregador deve zelar pela consistência dos dados cadastrais dos trabalhadores a seu serviço, foi implementado no sistema Fortes RH a qualificação cadastral. 

Sua implementação também tem o objetivo de otimizar os processos das empresas e evitar que possuam multas relacionadas aos cadastros dos empregados. Através dessa funcionalidade, a empresa pode colocar como pré – requisito que o candidato tenha a consistência dos dados cadastrais, evitando retrabalho quando ele for admitido.

Agora vou te dar exemplos de como podemos visualizar essa qualificação no sistema, vamos lá?

Qualificação cadastral de candidatos individual

Poderá ser realizada através do cadastro do candidato ou na solicitação de pessoal.

Qualificação cadastral de candidatos em lote

Será feita no momento de realizar qualquer tipo de triagem de candidatos.

Relatório gerencial

O relatório permitirá que o usuário acompanhe todos os status da qualificação.

Além disso, o sistema possui um indicador que permitirá a empresa identificar o percentual dos candidatos já qualificados, onde facilitará a tomada de decisão de forma estratégica.

Viu só como as empresas não precisam se preocupar com divergências das informações se usado um sistema correto e que te ajude a gerenciar os indicadores?

Se você quiser tirar alguma dúvida a respeito dessa funcionalidade ligada à obrigação do eSocial, fique a vontade para deixar sua pergunta em nossos comentários.

Não deixe de acompanhar o nosso blog, postaremos mais algumas notícias sobre o eSocial. Até breve!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!