‘Neste artigo você vai aprender sobre os métodos que as Startups utilizam e ainda, como implementá-las em seu negócio.
Muito se fala por aí que existem diferenças entre empresas tradicionais e Startups. Mas, apesar dessas diferenças, esses negócios se dão muito bem fazendo parcerias e troca de conhecimento.
Hoje, nós da NectarCRM (se você deseja saber o que é CRM e como é importante para as vendas da sua empresa clique aqui) vamos apresentar para você 6 coisas que uma empresa tradicional pode aprender com uma Startup.
Muitos gestores afirmam gostar de manter relacionamentos com Startups, pois assim eles continuam a olhar para termos de transformação. Mas, esse não é o único atributo que as Startups têm para passar aos grandes Players do mercado.
1. Ter uma cultura de Startup
Quando uma empresa planeja um crescimento, uma das coisas mais difíceis que ela encontra é saber como fazer para a equipe abraçar a nova fase.
Toda empresa possui uma cultura, ainda que ela não tenha sido estabelecida explicitamente. E para implantar alguma mudança, seja ela de rotina ou tecnologia, é importante alinhar a cultura da empresa com os colaboradores.
Um exemplo, existem empresas e Startups que possuem em sua cultura a transformação e inovação, e sendo assim, as transformações sempre serão bem aceita pelas pessoas.
E já empresas que não possuem essas características em sua cultura, quando vão implantar alguma mudança, encontram desafios. E nesse caso o melhor a se fazer é abrir o jogo com essas pessoas e trabalhar essa mudança através de uma boa comunicação interna.
1.1. Como mudar a cultura da sua empresa
Saiba que nada muda da noite para o dia, mas esteja certo de que, o quanto antes você começar essa mudança, mais cedo colherá os frutos. Vamos aos passos práticos:
- Você precisará lidar com desafios cognitivos, que significa ter que expor claramente para a sua equipe as mudanças que acontecerão e o que você espera deles e também, falar sobre o que essas mudanças proporcionarão (em todos os sentidos).
- Serão necessários recursos. Esses recursos servirão para implantar tudo o que você planejou (ferramentas, cursos, benefícios e outros).
- Você precisará engajar a sua equipe. Essa pode não ser uma tarefa fácil, mas, indispensável para a nova fase do seu negócio. Pode ser que você precise de pessoas especializadas para fazer isso.
- Apresente e implante todas as novas propostas. Para que tudo seja levado a sério, o gestor precisa ser o primeiro a estar engajado e comprometido a fazer dar certo. Mapeie um processo de transformação e o siga a cada dia com a sua equipe.
2. Aprendizado contínuo dentro da empresa
Um dos motivos da cultura inovadora e criativa das Startups é o método de trabalho que é utilizado, que é o de aprendizado contínuo, onde os colaboradores são treinados quando chegam na empresa, e com o passar do tempo continuam aprendendo e crescendo, pois as Startups oferecem esse ambiente.
Em outras empresas o que geralmente acontece são treinamentos iniciais para os colaboradores sobre suas funções, mas esses treinamentos se limitam e não se estende conforme passa o tempo dessas pessoas nas empresas.
Ter um ambiente de incentivo ao aprendizado é ter pessoas que estão sempre atualizadas com o que há de mais novo no ramo. Independe da função de um colaborador, ele impactará positivamente as áreas que o envolve.
2.1. Como criar a cultura de aprendizado contínuo
- Mude a ideia de que investir em cursos é um desperdício de tempo e dinheiro. Pesquise sobre empresas que investem nessa área e veja os resultados. Lembre-se sempre que o primeiro a comprar uma ideia deve ser você.
- Convença a sua equipe de que ela precisa de treinamentos e de como eles impactarão cada um individualmente e também como time.
- Organize os cursos. Planeje, coloque eles em ação e também analise os resultados dos cursos ou outros meios para capacitação dos colaboradores.
3. Colaboradores de Startups e a mentalidade de crescimento
Esse ponto pode ser confundido com o primeiro, mas, tem suas diferenças porque, uma equipe tem uma cultura de inovação que ela estará engajada ao crescimento.
Uma equipe com a mentalidade de crescimento é motivada a sempre conquistar coisas novas.
As Startups têm esse ponto muito bem definido, pois quando aliado à inovação, ter uma equipe engajada ao crescimento, faz com que esses colaboradores busquem maneiras sustentáveis para crescer.
É possível mudar o pensamento de “é assim que as coisas sempre foram feitas” para “vamos testar coisas novas”.
3.1. incentivando a mentalidade de crescimento na sua empresa
Sabe-se que as pessoas são diferentes, e entre um grupo de pessoas tem as que são resilientes naturalmente e as que precisam de incentivos. Para isso, lembre-se desse pontos:
- Peça para que os colaboradores criem objetivos pessoais.
- Disponibilize recursos para que as pessoas da sua empresa consigam atingir seus objetivos.
- Comemore junto com a equipe as vitórias conquistadas.
- Permita a sua equipe errar, e com os erros, faça-os perceber que eles podem ter uma nova oportunidade para acertar.
4. Faz parte do dia-a-dia de uma Startup testar coisas novas
As Startups são conhecidas por operar em alta incerteza e com menos recursos, e por isso, elas precisam experimentar coisas novas rapidamente. Elas entendem que é muito melhor tentar e falhar rápido do que não tentar e continuar no mesmo erro.
Não que falhar seja bom, mas que no meio dessas tentativas muitas coisas boas serão coletadas, e poderão impactar todas as áreas da empresa.
4.1. Como incentivar o ambiente de experimentação
- Incentive os colaboradores a pensarem e compartilharem suas ideias, sejam elas grandes ou pequenas.
- Recompense os colaboradores que tiverem as melhores ideias e que poderão ser implementadas.
- Elogie sempre, independente das ideias, assim você incentiva essas pessoas a continuarem testando novas ideias.
5. Compartilhamento e colaboração de informações dentro de uma empresa
Normalmente as empresas mais tradicionais, possuem hierarquias com mais barreiras departamentais, o que limita ou dificulta a troca de informações e ideias entre todos os funcionários.
As Startups incentivam a troca de ideias entre as pessoas, independente da área ou hierarquia. Entende-se que quanto maior a troca de informação, maior o número de novas soluções que podem surgir.
Levar esse conceito para uma empresa tradicional é gerar um maior engajamento e colaboração entre os funcionários e ainda, permitir que a empresa possua novas ideias e soluções que podem impactar a área de vendas, interna e todas as outras.
Retirar essas barreiras de comunicação entre as hierarquias e departamentos não faz com que as pessoas de cargos de liderança percam a sua posição de respeito, e sim contribui para o crescimento do negócio.
5.1. Incentivando o compartilhamento de informações na equipe
- Disponibilize ambientes e momentos para a troca de informações.
- Crie ações ou eventos voltados para o compartilhamento de assuntos e ainda para incentivo de geração de novas ideias.
6. Startups encontram talentos com formações não tão tradicionais
Em uma entrevista, Guilherme Horn, da Accenture, a maior empresa de consultoria do mundo, fala sobre esse assunto e explica que antigamente, as empresas acreditavam que apenas algumas “mentes brilhantes” podiam inovar e trazer grandes resultados para dentro das operações, e hoje em dia, isso mudou, tanto para empresas que são tradicionais mas que inovaram na maneira de conduzir o negócio, quanto para Startups.
Ele fala que essas empresas hoje em dia possui o pensamento de que todas as pessoas que trabalham com elas, têm mentes brilhantes e podem ajudar a resolver os problemas existentes dentro desse negócio.
Antes para uma pessoa ser contratada para um bom trabalho, ela teria que ser bastante capacitada, tecnicamente falando, e ter bastante experiência.
Enquanto que hoje, muitas empresas aderiram a ideia de que mais que ter um bom currículo, para ser um bom profissional, é necessário que ele tenha o perfil que se encaixa em um ambiente que envolve e pratica esses pontos citados aqui no artigo, e que tenham uma inteligência emocional forte.
6.1 Para contratar funcionários que encaixem com o perfil da sua empresa
Para contratar pessoas que tenham esse perfil das pessoas que trabalham em Startups, é importante saber que antes de qualquer coisa, as pessoas que farão as entrevistas devem estar cientes desses pontos, e ainda, para você ter todos os colaboradores alinhados é preciso voltar àquele ponto da cultura e trabalhar na implantação de uma transformação.
- Não fique preso ao tradicional. Entendemos que para algumas funções realmente são necessárias determinadas qualificações, mas, elas não são as únicas que devem ser levadas em consideração na hora da contratação. Quando você tira esse foco, você abre um leque para candidatos que são emocionalmente inteligentes.
- Contrate uma pessoa que ajudará a sua empresa a crescer. Para a contratação é importante que você ofereça uma oportunidade de carreira para uma pessoa, e não somente uma vaga para determinada tarefa. Dessa forma, você deixa claro que a pessoa que será contratada deverá colaborar conforme as necessidades e não para uma única tarefa.
- Ofereça benefícios. Um dos motivos que fazem pessoas desejarem tanto trabalhar em uma Startup é o que essa empresa proporciona a ela. Esses benefícios são tanto em ambiente de trabalho, que podem ser menos rígidos e que contém momentos de descontração por exemplo; quanto em benefícios, como as comissões e bonificações.
O intuito deste artigo não é impor uma teoria que deve ser aplicada em todos os negócios, pois, entendemos que cada empresa possui a sua identidade e objetivo, e sendo assim, pode ser que um ponto faça mais ou menos sentido para você e sua empresa.
Entendemos também que sempre pode haver a troca de experiências entre empresas que sejam mais tradicionais e Startups, e essa colaboração sempre pode trazer bons resultados para as duas partes.
O fato das Startups terem que lidar no início com poucos recursos, elas são forçadas pelas circunstâncias a gerarem resultados de forma orgânica.
O que nos faz perceber que é possível melhorar os resultados e conquistar novas metas sem mesmo aumentar os recursos. E isso pode ser aplicado para todos os tipos de negócios.
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Escrito por NectarCRM