Entenda quando oferecer outsourcing contábil para seus clientes é uma opção

Entenda quando oferecer outsourcing contábil para seus clientes é uma opção
4 minutos de leitura

O mercado de serviços está se tornando cada vez mais complexo para atender às diversas demandas. Com a expansão de empresas em diferentes setores, surgiu a necessidade de terceirizar as atividades financeiras, fiscais e gerenciais do negócio. Assim, o outsourcing contábil é um bom modo de atender a essa procura.

Por meio dessa modalidade, o contabilista consegue assumir uma área completa de qualquer corporação e contribui diretamente para melhorar o processo de gestão de seus clientes. Se você quer saber mais sobre o outsourcing contábil e como oferecer essa alternativa para o seu público, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é outsourcing contábil?

Tal modalidade de prestação de serviço representa muito mais do que uma simples terceirização de tarefas técnicas em contabilidade. O outsourcing é uma solução completa em várias esferas contábeis e permite que o empreendedor repasse diversas responsabilidades além do trabalho que é normalmente resolvido por um contabilista.

O outsourcing é proveniente da junção dos termos out que significa fora e sourcing que é usado para definir a palavra fonte. Assim, uma tradução mais correta é a de que a empresa busca o serviço por meio de uma fonte externa.

Ou seja, que esse trabalho é totalmente diferente dos serviços tradicionais de assessoria contábil, já que por meio do outsourcing é possível assumir todas as responsabilidades e processos contábeis do cliente. Isso inclui área fiscal, tributária, trabalhista, compliance, gerencial e até mesmo a criação de contratos.

Qual a importância de oferecer esse serviço?

Incluir esse tipo de trabalho em seu portfólio é uma maneira de ampliar os serviços que seu escritório é capaz de realizar e construir relações de longo prazo com os clientes, já que essa metodologia demanda mais confiança e entrosamento entre as partes envolvidas. 

O outsourcing também representa uma evolução desse tipo de mercado, podendo inclusive negociar com os clientes pela internet e prestar esse trabalho de forma remota para qualquer negócio no Brasil. Isso significa que é possível se especializar em um determinado setor e oferecer um suporte completo para empresas de diversas regiões. 

Ao incluir o outsourcing em suas atribuições, você contribui para aumentar a receita recorrente que provém dos honorários, dado que esse é um trabalho especializado. Assim, você melhora a interação com os clientes, oferece soluções completas e amplia o faturamento do escritório. 

Quando é uma opção oferecer outsourcing contábil para os clientes?

Oferecer outsourcing contábil para os clientes pode ser uma ótima maneira para ajudá-los a reduzir os custos da empresa e ganhar eficiência em diversas atividades. Assim, eles podem contar com um profissional totalmente especializado no assunto e focar nas tarefas estratégicas que acontecem no cotidiano do negócio.

Porém, para isso você precisa ter segurança e conhecimento suficientes para lhes oferecer tal serviço, além de dispor de uma estrutura bem definida de como será realizado cada tipo de trabalho assumido com o outsourcing. Portanto, uma boa dica para começar a oferecer tal opção aos clientes é investir em conhecimento e colocá-los em prática.

Como começar a oferecer esse serviço?

Para você conseguir oferecer esses serviços aos clientes, existem alguns passos necessários para assegurar que será feito com qualidade e vai garantir melhoria nos resultados. Confira mais sobre como começar a oferecer o outsourcing contábil em seu escritório.

Defina o serviço

A primeira etapa para iniciar a prestação de serviços de outsourcing é decidir o que será oferecido ao cliente. Por exemplo, um cliente pode estar procurando terceirizar uma área específica da parte contábil da empresa, mas prefere que o processo não ocorra na totalidade das áreas.

Assim, cabe a você definir se pretende oferecer tal serviço para uma área específica e, portanto, definir qual será o setor que você vai ofertar o outsourcing ou se possui capacidade técnica para assumir todas as demandas. Os setores com maior destaque e demanda na contabilidade são o tributário e o financeiro, mas é válido pesquisar e analisar o mercado para definir sua estratégia.

Faça treinamentos

Outro passo importante para oferecer outsourcing contábil é investir em conhecimento técnico necessário para prestar bons serviços e assegurar a satisfação do consumidor. Nesse sentido, é importante que você e sua equipe tenha capacidade de executar todas as demandas que apareçam.

Há boas alternativas para se capacitar nesse sentido. Por exemplo, você pode realizar cursos de especialização, participar de palestras, eventos e conversar com profissionais que já realizam tal trabalho para entender mais sobre como é efetivamente realizado.

Personalize a proposta

Para diferenciar os serviços que normalmente já são oferecidos pelo seu escritório, é válido investir tempo na criação de uma proposta específica para o outsourcing contábil. Assim, você consegue repassar para os seus clientes todas as vantagens que você pode proporcionar com ele.

Por isso, faça uma proposta clara e com os objetivos bem estabelecidos, além de deixar claro quais são os serviços realizados e como você pretende executá-los. Dessa forma, o cliente entende o que vai ser feito e como vai ser feito, o que pode facilitar toda a negociação e alinhar as expectativas.

Tenha um sistema de gestão

Para quem deseja oferecer um serviço de outsourcing contábil é importante contar com ferramentas adequadas que facilitem o trabalho e proporcionem dinâmica ao dia a dia de todos os envolvidos em tal processo.

Além disso, um sistema de gestão pode ajudar a gerar os relatórios apresentados aos clientes, além de compreender as métricas importantes que devem ser acompanhadas para otimizar os processos. 

Como o uso da tecnologia pode ajudar no outsourcing contábil?

Além de contar com um bom sistema de gestão, é necessário investir em uma estrutura tecnológica adequada para que tudo saia dentro do planejado. Tais soluções são essenciais para realizar os diferentes procedimentos, como lançamentos contábeis, controles financeiros e até a comunicação com o cliente.

Entendeu o que é outsourcing contábil e como esse serviço pode ajudar a diferenciar o seu escritório contábil dos concorrentes? Ao investir em conhecimento e tecnologia, você consegue oferecer tal solução e aumenta a lucratividade alcançada em seu negócio, além de aumentar a satisfação de quem demanda os seus serviços.

Quer saber mais sobre como diferenciar o seu escritório da concorrência e ficar por dentro de todas as novidades contábeis? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba nosso conteúdo direto no seu e-mail.

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!