Abrir e manter uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil. Diversos desafios, como a concorrência acirrada, a falta de incentivos, a alta carga tributária, fazem com que o empreendedor perca tempo apagando incêndios e não se concentre no planejamento estratégico do negócio. No post de hoje vamos falar sobre como fazer um plano de negócios para escritório de contabilidade. Continue lendo!
O planejamento tem sido um grande aliado para a sobrevivência das empresas. Se você quer abrir ou já possui um escritório de contabilidade, pode utilizar o plano de negócios para aumentar as chances de sucesso e minimizar erros.
O plano de negócios ou business plan é um documento que contém diversos dados da empresa e garante o entendimento geral do negócio. Com ele, é possível identificar os pontos fortes e fracos e analisar a viabilidade da empresa. Neste post vamos explicar como fazer um plano de negócios para escritório de contabilidade. Confira!
A importância do plano de negócios
Com o plano de negócios, você consegue organizar as ideias, tirá-las da cabeça e colocar no papel. É uma forma de pensar e repensar o negócio, pois com a definição do mix de produtos ou serviços, fica mais fácil se posicionar perante o público-alvo, definir as estratégias de marketing voltadas para este mercado, ou seja, atuar de forma mais direcionada e assertiva.
É possível analisar os fatores que estão desalinhados com a realidade do negócio e fazer as mudanças pensando no crescimento da empresa. Com a busca de informações que fundamentam o planejamento também ocorre a identificação dos gargalos do negócio e a ampliação dos conhecimentos sobre o setor.
Além disso, o business plan auxilia na elaboração dos outros planos menores, como o plano de marketing, operacional e financeiro. O plano de negócios também consiste em uma forma de atrair investimentos e recursos, já que mostra uma visão panorâmica da empresa, juntamente com a análise de viabilidade do negócio.
Aspectos que devem ser abordados no seu plano
O plano de negócios é composto por cinco etapas. São elas:
1. sumário executivo;
2. análise de mercado;
3. plano de marketing;
4. plano operacional;
5. plano financeiro.
O sumário executivo deve ser construído de forma atrativa, pois é a partir dele que o investidor decidirá se continua a ler o plano de negócios. É preciso mostrar as informações mais importantes de forma clara e resumida.
Essa seção deve conter a apresentação da empresa, o propósito, a estratégia, a visão, qual é o mercado, quanto de capital é necessário, quais as fontes de recursos e quais são as vantagens competitivas.
Na análise de mercado entra o estudo de clientes, a análise da concorrência, o posicionamento de mercado e a pesquisa de fornecedores.
Já o plano de marketing consiste em descrever o mercado, o setor, as tendências, os preços, os concorrentes e as vantagens competitivas. Essa etapa é essencial para gerar receita para a empresa, por isso, deve ser definido de forma detalhada como o serviço será divulgado ao cliente potencial.
No plano operacional é determinado como os processos estão organizados, a estrutura física, o funcionamento das operações, os controles, a capacidade de prestação do serviço, a necessidade de pessoal, entre outros.
Essa é a parte do plano de negócios que mostra como o serviço será entregue ao consumidor final, contemplando todos os processos envolvidos nessa cadeia.
Por fim, o plano financeiro apresenta como os recursos da empresa estão aplicados. Qual o investimento total, o capital de giro, as projeções de receitas e lucros, como é a estrutura de custos e o fluxo de caixa.
Também são apresentados os indicadores financeiros de viabilidade, como ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade, os possíveis cenários e o payback, que é o prazo do retorno do investimento.
Criando um plano de negócios para escritório de contabilidade
Agora que você já sabe como é a estrutura de um plano de negócios, vamos dar algumas dicas para você começar a criar o plano do seu escritório agora mesmo.
Pesquise o mercado
Em primeiro lugar, você deve fazer uma pesquisa do mercado. Nesse ponto, é preciso saber qual o produto ou serviço que será oferecido e qual consumidor você quer atender. Algumas perguntas importantes nessa fase são:
- quais são os potenciais clientes?
- esses clientes já são atendidos por outra empresa?
- por que o cliente potencial vai escolher o seu serviço ao invés do outro?
- ou seja, quem são os concorrentes diretos e indiretos?
- quem são os fornecedores?
Nesse momento, você deve pensar em como o seu negócio vai se diferenciar dos concorrentes. Para isso, é fundamental entender o comportamento do cliente que você quer atender. Isso minimiza muitos erros de divulgação, precificação, de investimentos, entre outros.
Crie um documento claro e objetivo
O plano de negócios deve ser o mais claro possível. As suas etapas devem ser bem detalhadas, porém não é recomendado colocar informações em excesso, que podem deixar o plano muito extenso e sem objetividade.
Quanto mais fácil for de identificar as estratégias contidas no business plan, mais atrativo ele será para os investidores. Além disso, é fundamental contar com um plano de comunicação para que todos os colaboradores entendam os objetivos da organização.
Identifique oportunidades e ameaças
A análise do ambiente externo a empresa é de fundamental importância. É a partir dela que as estratégias devem ser traçadas, utilizando as forças internas para neutralizar as ameaças e aproveitando as oportunidades para minimizar as fraquezas do negócio.
Uma ferramenta muito utilizada nessa análise do ambiente organizacional é a matriz SWOT. Ela consiste em uma matriz que apresenta as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do ambiente interno e externo. Com o levantamento dessas informações fica mais fácil definir estratégias de sobrevivência e crescimento do negócio.
Faça benchmarking
O benchmarking é um processo de comparação entre as melhores práticas adotadas por outras empresas. Você pode pesquisar cases de sucesso de grandes escritórios contábeis e entender como ganharam notoriedade, analisar suas táticas e coloca-las em prática na sua empresa.
Com este post, você percebeu o quanto é importante elaborar um plano de negócios para escritório de contabilidade. Conhecendo a estrutura do plano, você pode começar a colocar em prática agora mesmo as dicas deste conteúdo. Lembre-se que o plano de negócios é uma forma de estruturar melhor a sua estratégia e sair na frente da concorrência!
Agora que você aprendeu a fazer o plano de negócios para escritório de contabilidade, continue a visita em nosso blog e leia o texto “Como a tecnologia no mercado contábil pode revolucionar seu negócio?”