Como a tecnologia no mercado contábil pode revolucionar seu negócio?

Como a tecnologia no mercado contábil pode revolucionar seu negócio?
4 minutos de leitura

Já há algum tempo, o mundo empresarial vem passando por um profundo processo de transformação. Irrefreável, esse movimento é notado em todas as áreas de uma empresa, principalmente nos grandes pilares de sustentação de um negócio. Naturalmente, a contabilidade não poderia ficar de fora. Não é difícil concluir, portanto, que, assim como nos demais departamentos organizacionais, a tecnologia no mercado contábil veio para ficar.

Motivos para isso não faltam, já que a adoção de ferramentas tecnológicas proporcionou um significativo salto de qualidade às operações contábeis. Isso porque toda essa inovação é acompanhada de um aumento do grau de precisão de todos os conjuntos de dados.

Em outras palavras, a tecnologia evita os erros humanos e ainda acelera o tempo necessário para a emissão de relatórios. De um modo geral, essa otimização do setor contábil e departamento financeiro se reflete em toda a organização. Tudo melhora: desde a produtividade e aproveitamento do tempo dos colaboradores à qualidade da própria gestão de pessoas.

Como sempre, as empresas sempre tiveram que se adaptar aos novos tempos. O que nós temos, no momento, é uma era marcada essencialmente pela aceleração das inovações tecnológicas. Logo, cabe às empresas enxergar essas mudanças e mostrar condições de sobreviver em um mercado ainda mais competitivo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

É preciso entender que a tecnologia é uma aliada dos contadores, e não uma inimiga. Para tanto, nós apresentaremos as vantagens de se trabalhar em uma época tão generosa em se tratando de ofertas tecnológicas.

Saiba como a tecnologia pode ser aplicada no mercado contábil e se surpreenda com os resultados!

Armazenamento de arquivos na nuvem

Certamente, uma das grandes características do setor contábil é a singular geração de conjuntos de dados. A depender das operações do negócio, esse volume pode alcançar proporções realmente assustadoras.

Na nuvem, o escritório de contabilidade sempre terá espaço de sobra para guardar os seus arquivos. Caso, no futuro, seja necessário expandir o espaço, basta informar à empresa prestadora do serviço. Pronto! Tudo muito simples e seguro, assim como a própria utilização da nuvem. O acesso às informações também é muito mais rápido, além de ser remoto.

Vale lembrar que as informações contábeis são determinantes na hora das variadas tomadas de decisão dos gestores. Logo, elas precisam ser armazenadas no local mais seguro possível. Atualmente, esse destino é a nuvem e toda a sua tecnologia.

Faz-se necessário, entretanto, que a empresa prestadora do serviço de armazenamento em nuvem esteja devidamente atualizada com as mais recentes tecnologias.

Uma delas é a criptografia de dados, que precisa ser baseada em uma tecnologia de ponta. Dessa forma, o setor contábil da sua empresa terá a certeza que todos os dados enviados aos servidores não serão acessados por criminosos cibernéticos durante o fluxo (envio e recebimento).

Outra tecnologia importante com relação à segurança dos arquivos é a rede de firewall. Ela impede que os servidores sejam alvo fácil de arquivos que rodam códigos maliciosos.

Perceba que todo esse aparato tecnológico aumenta a credibilidade e reputação do escritório contábil. Uma das preocupações recorrentes dos clientes na contabilidade se refere ao vazamento de determinadas informações.

Ao ser informado que o escritório responsável por sua contabilidade conta com toda essa tecnologia, o cliente se tranquiliza. Simultaneamente, a imagem da empresa no mercado passa por uma sensível melhora.

Alinhamento com a evolução da tecnologia no mercado contábil

Um fator inquestionável que ilustra bem o avanço da tecnologia no mercado contábil é a transformação exibida pela Receita Federal. O Fisco mudou e para melhor.

As alterações não foram implantadas na noite para o dia. Ciente de que as mudanças precisariam ser acompanhadas pelas empresas, a Receita introduziu as mudanças em um ritmo gradual e, de certa forma, lento.

Isso foi fundamental para que as organizações pudessem assimilar e incorporar cada transformação em suas rotinas. Fato é que nós já estamos em uma fase bem avançada desse processo, que teve início no distante ano de 1997 — primeiro ano de recebimento de declarações do imposto de renda via web.

Um dos lançamentos mais notáveis dos últimos anos foi o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Um escritório de contabilidade antenado às inovações do setor sinaliza que está acompanhando o ritmo de evolução do órgão máximo de fiscalização das obrigações contábeis.

Esse acompanhamento de perto demonstra que o mesmo escritório está a par do uso das ferramentas atuais. Assim, tudo o que há de mais moderno será adotado pela empresa.

Uma grande e evidente vantagem ligada a esse alinhamento com a inovação é o diferencial competitivo perante as empresas concorrentes. Além disso, há a certeza de que os profissionais da empresa são extremamente atualizados quanto às práticas contábeis mais recentes.

É como se a empresa que detivesse toda essa tecnologia se antecipasse, em vez de esperar a novidade chegar. Ao caminhar lado a lado da tecnologia no mercado contábil, a empresa não é surpreendida pelas novidades.

Isso porque o “novo”, até certo ponto, já será previamente conhecido, uma vez que ele terá sido devidamente estudado pelos colaboradores. Dessa maneira, os funcionários estarão atualizados com relação às principais tendências do setor.

Vantagens da cultura da inovação tecnológica no setor contábil

Nesse cenário de mudanças, aquisição e aprendizagem de novos conhecimentos, a empresa é envolvida por uma remodelação da sua cultura organizacional.

Em outras palavras, os colaboradores passam a sempre pensar no novo. Com essa cultura da inovação, eles passam a se preocupar com o que virá pela frente, em vez de se assustarem diante das novas ferramentas.

Em um primeiro momento, esse detalhe pode parecer irrelevante ou até mesmo distante. Mas basta um olhar um pouco mais cuidadoso para notar que tal mudança de perspectiva é o que separa as empresas gigantes das demais.

Você pode ter um negócio relativamente modesto. O que importa é a relação dos seus colaboradores com as ferramentas tecnológicas. Quanto mais aptos eles estiverem a lidar com elas, mais chance a sua empresa terá de se destacar em um médio e longo prazo.

O desenvolvimento de toda uma cultura organizacional voltada à inovação obviamente facilita muito todo o processo. Portanto, pense nisso! Comece a rever a cultura da sua empresa desde hoje.

Talvez, um bom começo seja a promoção de palestras que abordam a relevância da tecnologia no mercado contábil. Concomitantemente a isso, você precisa contar com o suporte de uma empresa larga experiência no mercado de gestão contábil e tecnologia da informação.

Então, entre em contato conosco hoje mesmo e converse com a nossa brilhante equipe de colaboradores! Nós temos as soluções ideais para as necessidades de gestão contábil da sua empresa!

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!