Por que e como educar o cliente contábil de forma eficaz?

Por que e como educar o cliente contábil de forma eficaz?
4 minutos de leitura

Diante da expansão de concorrência do mercado, um dos grandes desafios para um escritório contábil é evidenciar o seu valor ao público, ou seja, demonstrar seu profissionalismo e comprometimento, bem como aproximar os clientes à marca. Educar o cliente contábil é uma das estratégias mais eficientes para alcançar esse objetivo.

Na prática, o gestor toma medidas para ensinar os clientes sobre as principais atividades e responsabilidades na área, bem como conscientizá-los sobre a importância dos serviços contábeis. Para auxiliá-lo neste objetivo, trazemos este conteúdo em que explicamos por que é necessário investir nessa educação e listamos as práticas mais eficientes para isso. Boa leitura!

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Por que é necessário educar o cliente contábil?

Há muito tempo os contadores eram vistos como profissionais que apenas faziam a contabilização de tributos, mas uma quantidade considerável de pessoas ainda têm essa visão, seja pela falta de informação ou interesse no assunto.

Como atualmente o contador exerce funções estratégicas excepcionalmente importantes para o desenvolvimento de uma empresa, como o controle de contas, elaboração de relatórios de gestão, tomada de decisão, simulação de cenários e muito mais. Você deve educar seus potenciais clientes para que entendam a real importância desse serviço para o crescimento de um negócio.

Isso se tornou mais fácil graças ao nível de desenvolvimento tecnológico atual, pois a grande maioria das pessoas têm acesso à internet veloz e móvel, ferramentas que podem ser usadas para enviar informações sobre o assunto.

Além de entender o valor dos serviços prestados, o cliente se sentirá mais importante e próximo à sua marca quando você investe nessa educação, já que ele passará a enxergar os contadores como parceiros ou amigos próximo. Todos esses fatores juntos trazem diversos benefícios ao escritório ou empresa contábil, como:

  • desenvolvimento de um diferencial competitivo;

  • aumento do ticket médio, já que os clientes entenderão a importância de receber uma contabilidade completa;

  • maior taxa de fidelização de clientes;

  • melhor relacionamento com clientes, o que minimiza conflitos;

  • melhoria da imagem da marca no mercado;

  • ampliação de seu networking;

  • melhoria do clima organizacional;

  • ampliação do faturamento.

Como posso educar um cliente contábil?

Todas as ações para educar o cliente contábil devem objetivar o ensino sobre os conceitos, atividades, finalidades e operações contábeis, porém de forma sucinta e sem muito aprofundamento, já que o cliente não conhece termos técnicos. Veja as principais delas abaixo.

Aproveite do marketing de conteúdo

Trata-se de uma estratégia de marketing em que são criados conteúdos informativos em vídeos, artigos, infográficos, entre outros formatos e disponibilizados em sites ou blogs para que os usuários entendam mais sobre questões tributárias, fiscais, contábeis, gestão e outros temas de seu interesse.

Isso aumenta o contato dos usuários com a empresa, já que usam seus materiais como referência para estudo e atualização. Quando os potenciais clientes entenderem a necessidade da contabilidade, darão preferência aos escritórios que têm mais engajamento ou que forneceram as informações.

Esse é um investimento econômico, eficaz e amplamente utilizado por empresas de todos os ramos. De acordo com uma pesquisa feita pela Content Trends de 2018, 73% das empresas entrevistadas adotam essa estratégia. Os mesmos dados apontam que o marketing de conteúdo é 63% mais econômico que outras formas de divulgação e podem proporcionar o triplo do resultado.

Crie um manual do cliente com as perguntas mais frequentes

Um método direto e fácil de educar o cliente contábil e também de outros segmentos, é criando um FAQ (Frequently Asked Questions ou Perguntas Frequentemente Perguntadas, em português), que é um manual que responde as perguntas mais frequentes de leigos sobre o assunto.

É importante que ele não seja muito extenso e trate apenas das questões mais relevantes sobre um determinado assunto. São inúmeros os temas que um FAQ sobre a contabilidade pode tratar, como:

  • o que é e como fazer um planejamento tributário?

  • como emitir notas fiscais?

  • como manter meu negócio regularizado?

  • como reduzir os impostos legalmente?

  • quais são os relatórios gerenciais?

Esse documento também será útil para os próprios colaboradores do escritório ou empresa contábil, já que eles também poderão consultá-lo para solucionar dúvidas rápidas ou reforçar seus conhecimentos. Outra utilidade do FAQ consiste na otimização do treinamento de novos colaboradores, pois você poderá indicar a leitura do material.

Promova eventos ou palestras

Todos os anos e em todas as regiões do país são promovidos eventos, palestras e encontros sobre empreendedorismo, administração e contabilidade. Você pode participar desses eventos e fazer apresentações ou distribuir materiais para educar o cliente contábil, já que empreendedores e profissionais de todos os ramos estão presentes. Isso ajuda a ampliar seu networking e ajuda a melhorar sua imagem no mercado.

Outra possibilidade consiste na promoção de palestras por conta própria. Convide empresas, profissionais e quaisquer outras pessoas que possam aproveitar de serviços contábeis.

Envie os boletins informativos

Boletins informativos (ou newsletter em inglês) é um material distribuído regularmente para indivíduos que o assinaram. Geralmente, os envios são feitos mensalmente ao e-mail dos clientes e aborda termas em destaque para o dono do negócio, como contabilidade, gestão, recursos humanos, logística etc.

O conteúdo dos envios também pode ter diferentes formatos — infográficos, guias, artigos, notícias, etc. —, mas o importante é que eles sejam de fácil entendimento e tenham instruções práticas sobre as questões empresariais.

Lembre-se, também, de somente enviar os boletins para os clientes que o requisitaram. Para isso, você pode usar opções como:

  • disponibilização de um campo para que os usuários aloquem seus emails;

  • chamada para assinar a newsletter e receber mais conteúdos;

  • criação de uma landing page, que é uma página que explica o que traz um material relevante, como um eBook, Guia, FAQ etc.

Invista na adoção de novas tecnologias

É fato que a grande maioria das pessoas se informam através da internet — seja por um dispositivo fixo (desktop) ou móvel (celular e smartphone) —., o Content Trends 2018 evidenciou que 98,9% dos usuários consomem seus conteúdos educativos online.

Diante disso, os contadores podem aproveitar e adotar novas tecnologias que facilitem a comunicação com seus clientes. Uma delas é um bom sistema de gestão contábil, já que permite troca rápida de dados e fornece mais canais de comunicação com os clientes, ferramentas bastante úteis para educá-los.

Ao tomar medidas para educar o cliente contábil, você conseguirá transmitir uma imagem mais confiante, profissional e competente a todos que interagem com seu escritório ou sua empresa, transformando positivamente suas relações externas.

Gostou do nosso conteúdo? Então, leia também nosso artigo sobre os diferentes tipos de clientes na contabilidade e como lidar com cada um deles!

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