WhatsApp para contadores: como usar no relacionamento com clientes?

WhatsApp para contadores: como usar no relacionamento com clientes?
4 minutos de leitura

Uma nova versão do WhatsApp foi liberada para os usuários. A ferramenta tem o foco empresarial e visa aproximar o relacionamento entre organizações e clientes. Então, o que acha de aproveitar e utilizar o WhatsApp para contadores?

O Brasil é o segundo maior usuário do aplicativo, ficando atrás apenas da África do Sul. Ele é utilizado por 76% dos brasileiros que assinam serviços de telefonia, o que o transformou na ferramenta de comunicação preferida em nosso país.

Não perca a chance de aumentar o seu relacionamento com os clientes. Entenda agora mesmo como usar o WhatsApp Business no seu escritório!

A importância do uso da ferramenta

O WhatsApp é uma solução que oportuniza as relações interpessoais e a criação de estratégias de marketing. Ela auxilia na comunicação com os clientes, criação de parcerias e troca de ideias. Também pode ser usada para criar promoções para determinado público e no esclarecimento de dúvidas.

O melhor de tudo isso é que recentemente foi lançada uma nova versão da ferramenta que permite a criação de um perfil mais profissional para as empresas, com a identificação do endereço físico, horário de funcionamento, site e e-mail para contato.

Para utilizar o WhatsApp business é simples: basta fazer o download do aplicativo no smartphone e aceitar as solicitações de acesso. A ferramenta enviará um código para confirmar o telefone. Atenção: não é possível utilizar o mesmo número para uma conta pessoal e empresarial. Por isso, é muito importante selecionar um contato que seja usado especificamente para essa função.

A versão empresarial também tem um selo de verificação para identificar aos usuários que essa é uma conta de negócios. Assim, o cliente não poderá confundi-la com um amigo, por exemplo.

A grande vantagem disso tudo é que você terá um número estritamente comercial, o que aumenta as suas chances de fechar negócios. Ter uma comunicação ágil com os clientes e resolver questões simples do dia a dia. Ele também promove a redução de custos na empresa, uma vez que a equipe pode diminuir o uso do telefone para resolver questões relacionadas ao negócio.

Como você pode perceber o WhatsApp já é indispensável no mundo empresarial. Então, saiba como aproveitar as funcionalidades da nova plataforma!

Funcionalidades do WhatsApp para contadores

A ferramenta de comunicação manteve muitas funcionalidades iguais ao modelo tradicional. Contudo, ela também criou algumas soluções para melhorar o relacionamento entre a empresa e o cliente. Confira:

Respostas automáticas

O gestor pode criar um padrão de respostas automáticas a fim de atender os clientes mais rapidamente. É possível fornecer informações sobre o negócio, responder perguntas frequentes e avisar sobre a indisponibilidade do serviço quando a empresa está fechada.

Essa é uma maneira de não deixar os clientes esperando por muito tempo, afinal, ela é uma ferramenta usada para diálogos rápidos.

Acompanhamento das estatísticas

A solução também permite o acesso às estatísticas sobre as interações feitas com os clientes. Você pode monitorar quantas mensagens foram enviadas, lidas ou respondidas, por exemplo, e entender se o relacionamento está eficiente.

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Divulgação da empresa

Essa é uma importante ferramenta para ser usada como estratégia de divulgação da empresa e seus serviços. Afinal, todos os dados serão divulgados no perfil. Sendo assim, é possível se aproximar de potenciais clientes que solicitaram informações sobre os seus serviços ou esclarecer rapidamente as dúvidas de uma companhia parceira.

Migração de conversas

Você tinha criado um perfil para a empresa no WhatsApp tradicional e agora não quer perder essas conversas? Fique tranquilo! A empresa também pensou nisso e criou uma migração automática para você não perder nenhum contato no novo aplicativo.

Versão Web

A versão empresarial também traz outra vantagem aos gestores: o uso da plataforma na web. Isso facilita muito o gerenciamento do perfil e a comunicação com os clientes em tempo real.

Como usar o WhatsApp Business

Aproveite a nova versão da ferramenta para estreitar os laços com os clientes e realizar um trabalho ainda melhor. Por isso, confira as dicas para utilizar a solução:

Conteúdos personalizados

Sabe aquelas principais dúvidas que os seus clientes têm? Você pode aproveitá-las para criar um conteúdo personalizado para ser enviado pelo WhatsApp. Assim, você evita múltiplos questionamentos iguais e ainda ajuda o seu cliente a gerir melhor o negócio.

Você também pode aproveitar para lembrar os clientes sobre o cumprimento de prazos específicos como o fechamento do mês, pagamento de salários e alterações cadastrais de colaboradores. Essa é uma maneira bem prática de melhorar o relacionamento com os seus clientes e realizar um trabalho mais efetivo.

Definição do profissional responsável

Para evitar conflitos, é fundamental que você determine uma pessoa responsável por fazer a comunicação pelo WhatsApp. Pode ser você mesmo ou alguém do departamento de marketing, por exemplo.

Essa estratégia é importante para evitar o reenvio de conteúdos para a mesma pessoa ou o repasse de informações equivocadas.

Negociação de contratos

O cliente entrou em contato com a sua empresa, o vendedor fez uma visita e agora vocês estão em fase de fechamento de contrato. Como dialogar sobre os termos do documento? Pelo WhatsApp para contadores!

Essa é uma maneira muito prática de resolver a situação rapidamente e conversar sobre opiniões divergentes, pois é possível enviar texto e áudio. Além disso, você evita que o cliente mude de ideia e procure outro escritório, pois o atendimento ágil não dará tempo para ele pesquisar novamente.

Criação de grupos

O aplicativo também pode ser utilizado para criar grupos específicos de clientes. Assim, a sua empresa pode compartilhar eventos específicos relacionados ao tema, reuniões de negócios e palestras para os clientes.

Essa segmentação contribui no direcionamento de conteúdos personalizados e na criação de discussões entre os próprios clientes sobre as práticas mais comuns no mercado.

Viu como é fácil utilizar o WhatsApp para contadores? Siga as nossas dicas e comece ainda hoje a ter um relacionamento mais próximo com os clientes! Assim, você aumenta o seu faturamento e esclarece as dúvidas de maneira prática e ágil.

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