Produtividade no setor financeiro: decole seu negócio com mais eficiência

Produtividade no setor financeiro: decole seu negócio com mais eficiência
3 minutos de leitura

Ter mais produtividade no dia a dia significa ganhar mais tempo e otimizar tarefas para obter melhores resultados. E todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, precisam de mais eficiência nas rotinas para não serem engolidas pela concorrência. Neste post vou falar sobre produtividade no setor financeiro. Veja como!

Em um mercado inovador e repleto de competitividade, não dá pra dormir no ponto. Principalmente, quando se fala em gestão financeira do negócio. Afinal, como está o seu departamento hoje? Cheio de planilhas, papéis e recibos de pagamento, internet banking e baixas de arquivos para a contabilidade? Se a resposta for SIM, esse post é pra você!

Essas perguntas se referem as rotinas operacionais. Mas, uma gestão financeira eficiente não se resume em fazer apenas lançamentos das contas a pagar e receber, mas em analisar cada um deles.

A Gestão Financeira é primordial

A gestão financeira consiste em processos administrativos que planejam, analisam e controlam o capital da empresa, com o objetivo de potencializar os ganhos do negócio.

Para fazer um bom gerenciamento, é necessário cuidar de investimentos, lucros, empréstimos, despesas e custos fixos e variáveis, financiamentos e valor patrimonial da organização. Somente com essa visão ampla é possível atingir bons resultados, com definição de metas e prazos adequados.

Para que você entenda a importância desse setor para sua empresa, é preciso responder ainda mais algumas perguntas. As principais são:

  • Qual o faturamento da sua empresa atualmente?
  • Você considera que o seu negócio está tendo lucro ou prejuízo?
  • Quais ações podem ser adotadas para realizar melhorias? 

Essas provocações são feitas pelos consultores financeiros para que o empresário — especialmente aquele que tem um negócio familiar — entenda a complexidade da administração de uma empresa. Se antes, o empresário fazia tudo praticamente sozinho, agora ele precisa evitar a centralização das funções, dividir tarefas e dar mais atenção a uma atividade específica: a gestão financeira.

Então, como executar uma gestão financeira eficiente? 

Sem dinheiro é impossível fazer investimentos, traçar objetivos e obter crescimento. Para te ajudar a organizar as finanças da sua empresa e ter controle de todas as entradas e saídas do seu caixa, um sistema financeiro é essencial, muitas empresas fazem da tecnologia sua maior aliada para aumentar a produtividade no setor financeiro.

Não dá pra confiar apenas em anotações, recibos e extrato bancário. Além disso, as próprias planilhas sem um olhar analítico não vão te ajudar na tomada de decisões e muito menos a mensurar o seu lucro real e possíveis investimentos. 

As planilhas de excel são fórmulas que podem ser alteradas e os valores podem não ser fidedignos, pois basta mudar uma ‘vírgula’ na fórmula, para que fique desconfigurada.

Esses arquivos também dependem do conhecimento financeiro da pessoa responsável. E uma vez que uma informação seja enviada incorretamente para a contabilidade, o negócio está sujeito ao pagamento de multas. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

A importância da tecnologia para a produtividade no setor financeiro

Uma grande parcela das organizações utilizam softwares de gestão financeira para auxiliar na administração do negócio, automatizar processos, minimizar erros de cálculos, retrabalhos ou falhas processuais etc.

Essa tecnologia coleta dados, realiza a análise de apuração financeira e gera relatórios dinâmicos e customizáveis conforme as necessidades da empresa.

Um software de gestão, simplifica as tarefas como os lançamentos e movimentações do fluxo de caixa, despesas, demonstração de resultados (DRE) e a conciliação bancária. Tudo isso garante a produtividade no setor financeiro.

Monitoramento do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas de gestão financeira que exige monitoramento constante — diário, semanal, quinzenal ou mensal. É ele que registra todas as entradas e saídas financeiras do negócio.

Apesar do nome, ele é representado não só pelo caixa, mas por todas as contas bancárias, já todas essas contas representam os recursos financeiros da empresa.

Com o monitoramento contínuo, é possível projetar e realizar investimentos, além de evitar dívidas. Da mesma forma, são emitidos relatórios que contribuem para as tomadas de decisão organizacionais. 

Esses conteúdos podem ser interessantes para você
???? Tipos de planejamento orçamentário
???? [eBook gratuito] Fluxo de caixa eficiente: o manual definitivo

Gestão de DRE – Demonstração do Resultado do Exercício

A demonstração ou apuração do resultado do exercício (DRE) consiste em um relatório contábil que evidencia custos, despesas, receitas e resultados da empresa. Sua finalidade é a de evidenciar o resultado líquido em um determinado intervalo de tempo. 

Esse demonstrativo sumariza as finanças da empresa e evidencia se ela obteve lucro ou prejuízo naquele período. O resultado alcançado representa as contas de receita (capital recebido pela empresa) e de gastos (despesas e custos).

Automação da gestão financeira 

A automação simplifica as rotinas financeiras. Enquanto os softwares de gerenciamento se responsabiliza por cálculos e registros, a equipe foca em estratégias operacionais para melhorar a performance do negócio. Além disso, o sistema importa e exporta dados e informações com apenas alguns comandos. 

A Fortes Tecnologia possui sistemas mais eficientes para otimizar os processos da rotina financeira da sua empresa com soluções em nuvem. Isso significa que elas podem ser acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar com um login e senha. Basta estar conectado à internet.

Além disso, os documentos são criptografados e não correm o risco de serem perdidos porque são feitas diferentes cópias virtuais. 

Gostou do artigo sobre produtividade no setor financeiro? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos nossos conteúdos.

Até a próxima!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!