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Saiba como fazer um plano de carreira eficiente e estratégico para crescer do jeito certo

2 minutos de leitura

Naturalmente, as pessoas desejam saber como podem crescer ao ingressar em uma empresa. Ter um plano de carreira eficiente é primordial para que isso aconteça, enxergando qual patamar de remuneração/posição hierárquica essa progressão pode ir.

A forma mais eficaz de conseguir alcançar esse objetivo é por meio de um plano de carreira. Ele é uma ferramenta que determina o caminho que cada profissional pode percorrer na empresa, bem como as habilidades e competências que ele deve obter para ocupar novas posições hierárquicas e atingir seus objetivos de carreira.

Do ponto de vista da empresa, é importante poder proporcionar isso aos colaboradores, pois gera mais engajamento e compromisso com os objetivos almejados. Entenda mais neste artigo!

Entenda como fazer  um plano de carreira eficiente

Nesse processo, vale ressaltar que alguns cuidados precisam ser tomados antes de colocar em prática a elaboração de um projeto como este, pois é necessário que ele seja muito bem desenvolvido e conduzido para evitar que a organização e participantes saiam com expectativas frustradas.

Há um ditado antigo que ouvi de um antigo chefe que dizia: “vontade e caldo de galinha não fazem mal pra ninguém”.

Quando se trata de plano de carreira, a vontade de realizá-lo não deve se sobrepor a uma criteriosa análise para saber se a empresa está mesmo preparada para isso.

Dicas práticas para um plano de carreira eficiente

Portanto, seguem algumas dicas importantes:

  1. Certifique-se de que a empresa possui condição financeira de arcar com o impacto da implantação do projeto, pois, geralmente, há um acréscimo que se transformará em custo fixo;
  2. Comunique para as pessoas o que será feito – focando principalmente nas vantagens em longo prazo e não no ganho imediato financeiro que as pessoas poderão ter;
  3. Defina, com clareza, os papeis de todas as áreas e cargos da empresa;
  4. Defina os níveis de competência que você necessita que esses cargos tenham para atender a necessidade da empresa;
  5. Crie uma escala de níveis ident
  6. ificando o que é necessário para estar em cada um deles;
  7. Defina um procedimento de funcionamento de forma clara e objetiva;
  8. Faça simulações de enquadramento;
  9. Na implantação, certifique-se que todos compreenderam as regras de funcionamento.

Saiba também como elaborar um plano de carreira em 5 passos e tenha seus objetivos de carreira de curto, médio e longo prazos do profissional

Ações para alavancagem de carreiras nas empresas

Quando falamos de empresas pequenas com poucos funcionários, onde a perspectiva de evolução numa carreira não é algo tão palpável, é melhor estabelecer programas de incentivo e bonificações para reconhecer contribuições a partir do momento em que se atingem as metas preestabelecidas (individuais e coletivas).

Esta ação também exige cuidado, as regras precisam estar claras e as metas precisam ser realizáveis, do contrário, poderão surtir efeito inverso e gerar descontentamento na equipe.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, adotar ações direcionadas a remunerar de forma justa os colaboradores e reconhecer os desempenhos destacados, precisam estar num patamar de importância estratégica.  

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Karina Souza

Atua há mais de 10 na área de RH, é graduada em Recursos Humanos, com MBA em Gestão Empresarial, Coach e Graduanda em Psicológia organizacional. Já foi coordenadora de atendimento, é escritora de conteúdo, palestrante e ministrante de cursos na área de gestão de pessoas, subsistemas de RH e Saúde e Segurança do Trabalho. Atualmente é gerente de produtos dos sistemas de gestão de pessoas da Fortes Tecnologia em Sistemas. Apaixonada por tecnologia e Inovação.

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