Coaching: como ter um time de alta performance na sua empresa

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Se você é gestor de pessoas, deve saber o poder que há em todas as ações praticadas. Assim como as boas práticas de Gestão de Pessoas são poderosas, a metologia aplicada no coaching podem auxiliar o desenvolvimento profissional individual com foco em melhor performance e por consequência melhorar os resultados da empresa.

Tenho formação nas duas áreas, RH e Coach, e posso lhes afirmar que quando aplicados juntos, o coaching e a gestão de pessoas têm o poder de acelerar e otimizar os resultados individuais e grupais com foco em propiciar a esses colaboradores experiências que o ajudarão a entender e realizar metas.

Eu te convido a acompanhar esse artigo até o final e não só isso, a aplicar o que falarei aqui com sua equipe. Você poderá me dizer depois se o resultado será surpreendente. 

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Coaching, o que é e como usar?

A primeira coisa que eu escuto sempre quando ministro alguma palestra sobre o assunto é, qualquer pessoa pode ser coach? A resposta é simples, sim! Qualquer pessoa pode ser, desde que tenha feito a formação para que aprenda os processos de coaching. O nome vem do termo em inglês que quer dizer, na tradução literal da palavra, treinador. 

Embora o termo tenha se tornado mais conhecido há poucos anos, o a história do coaching tem um pouco mais de tempo do que o que achávamos, na idade média, essa palavra começou a ser utilizada para descrever os cocheiros, que eram responsáveis em conduzir as carruagens (coche) até seu local de destino.

Conceito coaching

Já o conceito de coaching mais próximo do que conhecemos surgiu por volta de 1830 na universidade de Oxford para definir um tutor particular, alguém que tinha como objetivo auxiliar o aluno na preparação para o exame de uma determinada matéria.

Atualmente utilizamos esse conceito quando  um profissional, denominado coach, ajuda ao coachees, por meio de perguntas poderosas, a atingir suas metas. Os objetivos dos clientes atendidos nas sessões de coaching podem ser dos mais diversos, pois quem define a meta que quer ser trabalhada é o coachee.

O coaching tem por finalidade geral levar o coachee de um estado atual insatisfatório para o seu estado desejado por meio de sessão, geralmente 10, nas quais o coach aplica determinadas ferramentas de coaching. 

Gestão de pessoas, a visão geral da área

A definição desse termo se refere quando utilizamos recursos que viabilizem a administração de recursos humanos, através de um conjunto de habilidades e métodos, técnicas e práticas definidas com os critérios necessários, sempre com o objetivo de valorizar o capital humano e gerir com habilidade os comportamentos internos e alocar competência adequadas as funções necessárias.

O processo de gestão de pessoas vai além da seleção de pessoas ou de qualquer outro subsistema de RH. 

A gestão de pessoas envolve expectativas, estratégias, engajamento com o mesmo objetivo, propiciar aos colaboradores das organizações o desenvolvimento contínuo e o orgulho de pertencer, de enxergar valor no trabalho que desempenham.

Coaching e gestão de pessoas

Podemos utilizar o processo de coaching na gestão de pessoas de duas maneiras:

  1. Pode ser realizada através de um coach profissional que por meio de sessões individuais ou grupais, poderá trabalhar metas e competências essenciais ao desenvolvimento daquele profissional;
  2. A outra forma é por meio da aplicação de metodologias de coaching dentro da própria organização, pelos gestores de recursos humanos, com a ajuda ou não dos demais líderes da organização.
De qualquer maneira, o coaching ajuda a melhorar a relação dos colaboradores com a empresa para a qual trabalham de diversas formas, como, por exemplo, com o aumento da motivação pessoal e o hábito do trabalho com metas.

O Coaching ajuda no engajamento

Com a aplicação das técnicas de coaching, os colaboradores poderão reaprender a buscar em si mesmo as suas motivações para melhorar o seu desempenho e se desenvolver de forma a crescer junto com a organização.

Além disso, os colaboradores, auxiliados por um coach, aumentarão o seu autoconhecimento, de forma a compreender melhor quais são os seus pontos fortes, que devem ser otimizados no dia a dia de trabalho e também quais são os seus pontos fracos, que devem ser minimizados.

Alinhar as expectativas com a cultura da empresa

Sabe outro ponto importante que acontece com a utilização do coaching? Como os colaboradores que participam serão trabalhados para o seu auto desenvolvimento, existirá um aumento do alinhamento das expectativas individuais com a cultura organizacional da empresa.

Esse alinhamento faz toda a diferença em algo que pouco vemos acontecer. Se fizermos um teste ou observarmos, em grande parte das empresas vemos uma divisão intersetorial e cada um fazendo o seu trabalho sem o entendimento dos impactos. Alinhar coaching com gestão de pessoas trará uma maior sintonia com a missão, visão e valores da empresa.

É importante ressaltar, também, que funcionários que são auxiliados por metodologias de coaching tendem a melhorar muito o seu relacionamento interpessoal.

À medida que os colaboradores passam por sessões ou por aplicações de coaching pelos seus líderes, eles aumentam o seu poder de empatia, de compreensão e de tolerância em relação aos erros e limitações dos seus colegas de trabalho. 

Utilizando perguntas poderosas

O Coaching tem como princípio fundamental de que cada um é especialista nele mesmo e todos têm as respostas e soluções para os próprios problemas dentro de si mesmos.

O papel do coach é fazer com que esse coachee tenha insights e consiga acessar as respostas dentro de si mesmo. Então, saber perguntar é fundamental para que o líder extraia o melhor de sua equipe. E isso pode ser experimentado no processo de coaching.

Utilizar as perguntas certas tem o objetivo de “colocar” o liderado na posição de protagonista, fazendo-o assumir a responsabilidade e as consequências de suas decisões e escolhas.

Como essa abordagem ajuda?

  • Faz com que o colaborador que participa tenha insights de coisas importantes;
  • Faz com que a pessoa seja protagonista na busca por soluções;
  • Possibilita que cada um tenha suas próprias verdades;
  • Direciona o foco para o futuro, o que precisa ser refeito, e não no passado;
  • Ajuda na postura onde quem passa pelo processo saia da posição de “vitima” das circunstâncias e adote a postura de “senhor de seu destino”.

Quais são as perguntas poderosas?

  • O que você poderá fazer, de diferente, da próxima vez, para obter melhores resultados?
  • O que você quer, realmente, com este comportamento/ação?
  • O que você poderia fazer, ao invés disto?
  • Quais são as perdas e ganhos que você terá, tomando esta decisão?
  • Que outras opções você tem?
  • O que depende, exclusivamente, de você, neste processo?
  • O que te impede de tomar esta atitude, agora?
  • O que você pode fazer, imediatamente, para aproximar-se do seu objetivo?

Coaching é fundamental

O coaching não é só um modismo que esta sendo banalizado, trata-se de um recurso poderoso e impactante que auxiliará na gestão de pessoas e desenvolvimento de competências. As pessoas passam a ter outra postura frente aos desafios e a equipe, além de compreender seu papel dentro do que precisa ser feito.

Então, que tal buscar conhecer mais sobre esse tema e como ele pode te ajudar em sua empresa? Nos vemos no próximo artigo. Enquanto isso aproveite para saber mais sobre Hard Skill e Soft Skill.

Isabel Holanda

Há 15 anos atuando na área de gestão de pessoas, graduada em Pedagogia pela UFC, MBA em Gestão de Pessoas pela Estácio, Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto, Life Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Analista Comportamental DISC pela SLAC e Youtuber nas horas vagas.

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