Como aumentar o ticket médio de clientes de contabilidade

Como aumentar o ticket médio de clientes de contabilidade
4 minutos de leitura

Muitos escritórios de contabilidade buscam aumentar o ticket médio de clientes para elevar o seu faturamento. No entanto, nem sempre aplicam todas as estratégias disponíveis, ficando um tanto quanto limitados em suas atuações. Ainda assim vale a pena conhecer tudo aquilo que pode ser feito e implantar no escritório, pois a receita pode se elevar bastante.

Este artigo fala melhor do tema e indica quais são as formas de conseguir alcançar esse feito. Ao ler o artigo, você saberá da importância de praticar a elevação do ticket médio. Depois, conhecerá as formas mais eficientes de fazer com que os serviços prestados sejam ainda mais valorizados, elevando o faturamento da empresa.

Siga em frente e aproveite este artigo!

Por que é importante buscar a valorização do ticket médio de clientes?

O ticket médio da empresa de contabilidade indica o valor médio que seus clientes gastam em seus serviços. Aumentar esse valor pode levar a um aumento significativo na receita do seu escritório.

No entanto, se você deseja cobrar vários clientes, o serviço prestado precisa agregar mais valor. Assim, o escritório de contabilidade pode agregar mais detalhes ao serviço contratado, bem como identificar problemas e propor soluções ao cliente e oferecer, por exemplo, uma cota de fluxo de caixa mensal sem custo adicional.

Mesmo que o dia a dia do profissional contador seja focado na execução de pré-requisitos mais específicos de seus clientes, ainda é possível diversificar os entregáveis ​​do escritório, aumentar o ticket médio e otimizar os resultados ao final do mês.

Como aumentar o ticket médio de clientes na contabilidade?

Existem diversas formas de tornar o ticket médio do escritório de contabilidade mais alto com o passar do tempo e é muito importante colocar isso em prática o quanto antes. A seguir, descrevemos algumas das maneiras mais eficientes de alcançar esse objetivo. Confira.

Oferecer um atendimento diferenciado

Uma das marcas de ser contador, principalmente autônomo, é a aproximação com os clientes. Esse relacionamento muitas vezes é baseado na confiança e no tratamento pessoal, atributos que se destacam como grandes diferenciais.

Somado a isso, também é fundamental que o profissional se esforce para prestar um serviço de qualidade, o que implica não só essa personalidade, mas, sobretudo, capacidade de acertar. Em outras palavras, é preciso oferecer um serviço que atenda ao perfil e às necessidades do cliente.

Por exemplo, pré-requisitos técnicos mais complexos que necessitem de assistência técnica mais próxima. Por outro lado, para pré-requisitos mais simples que envolvem execução repetitiva de processos, a necessidade de flexibilidade e precisão de entrega é essencial.

Buscar especialização

Um ótimo passo para quem busca aumentar o preço médio de seus serviços é investir na qualificação e no treinamento do prestador. Ou seja, especializar-se na área de contabilidade certamente é um movimento que pode trazer excelentes resultados no escritório.

De fato, como em outros segmentos de mercado, profissionais mais competentes e especializados tendem a receber mais. Existe uma série de temas em torno da contabilidade que requerem conhecimentos mais específicos, dada a complexidade de nossa legislação tributária. Assim, quem tiver mais expertise nesses campos pode ter uma grande vantagem competitiva.

Consequentemente, esteja em constante evolução no âmbito contábil. Desenvolva-se com cursos, especializações e eventos na sua área. Tudo isso agregará mais valor ao seu envio.

Investir em tecnologia

Como declarado, o atendimento ao cliente é um dos pilares do sucesso contábil. Consequentemente, é importante mantê-lo eficiente e atualizado de acordo com os padrões e expectativas atuais.

Nesse ponto, uma estratégia para colocar o serviço em funcionamento e otimizá-lo é recontar com o suporte de tecnologia. Atualmente, existem várias ferramentas que podem ajudá-lo a criar um fluxo de comunicação mais ágil e profissional, simplificando a configuração e gestão da sua carteira de clientes.

Para operações menores, mesmo as ferramentas mais simples podem contribuir muito para o atendimento, evitando atrasos nas devoluções ou perda de prazos. Tome a agenda digital como exemplo.

Apostar em marketing

O marketing faz cada vez mais parte de todos os tipos de negócio. Não que não tenha sido necessário antes, mas é que agora existe um apelo muito maior por conta do recente processo de digitalização que passamos por conta da pandemia. Todos foram obrigados a ficarem enclausurados e a forma de desenvolver suas atividades profissionais passou a ser exclusivamente a internet.

Isso quer dizer que o marketing digital ganhou forte relevância nos empreendimentos atuais. Ainda que os outros tipos de publicidade ainda existam, o meio digital ganhou uma relevância muito maior. Assim, seu escritório de contabilidade não pode ficar de fora dessa.

Existem diversas formas de investir em marketing digital. Uma delas é o marketing de conteúdo que faz com que seu site seja encontrado pelos buscadores no momento em que o usuário busca por determinada dúvida. Também é possível investir diretamente em anúncios e isso pode ser feito tanto na rede de pesquisa do Google, em vídeos do YouTube e também nas publicações do Facebook e do Instagram.

Agregar valor aos serviços já existentes

Você sabe que os escritórios de contabilidade emprestam serviços importantes tanto para pessoas físicas quanto jurídicos, certo? Mas muitos clientes não conseguem ver o valor criado.

Isso quer dizer que no médio e no longo prazo, pode ser muito interessante aumentar o valor dos serviços prestados, principalmente mostrando esse valor ao cliente. Como forma de implementar esse tipo de estratégia, diversas ações podem ser implementadas, desde oferecer conselhos sobre como reduzir despesas comerciais, por exemplo, até relatórios mensais de fluxo de caixa sem custo adicional.

Ajudar os clientes e perceber o valor dos serviços prestados por meio de melhores resultados financeiros abre caminho para negociar um bom aumento de reajuste anual.

Aumentar o ticket médio de clientes em um escritório de contabilidade é essencial para elevar o faturamento do negócio no médio e no longo prazo. Como todo empreendimento saudável cresce ao longo do tempo, esse tipo de estratégia deve ser iniciada já com a fundação do escritório. Caso você ainda não trabalhe nesse sentido, comece o quanto antes, pois com o passar do tempo os serviços prestados terão um valor agregado muito maior e mais lucrativo.

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