Contador consultor: 5 estratégias para se destacar no mercado contábil

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Ser um profissional contábil com o diferencial estratégico no mercado é um desafio, mas não impossível quando se quer ser um “contador consultor”. Um dos principais desafios é acompanhar o desenvolvimento tecnológico que vem evoluindo em todas as áreas de forma rápida.

Muitos não conseguem acompanhar as sucessivas etapas e saltos com que surgem as soluções do momento. Para isso, o que vale é sempre pesquisar, ler, participar de palestrar e ficar atento às tendências. Fiquemos atentos, portanto, considerando que nas empresas e demais organizações em que atuam os contadores, sobretudo como prestadores de serviços, muitas são as possibilidades que podem passar despercebidas para muitos.

Os inúmeros dados e informações que permeiam o ambiente contábil e econômico-financeiro das organizações, por exemplo, sobre clientes, mercados e empresas, podem gerar diferenciais competitivos na oferta de serviços para os mais preparados e com visões estratégicas.

E como ser um “contador consultor” das empresas?

Estes profissionais (contadores consultores) atrelados a tomadas de decisão, podem alavancar as suas carreiras e as suas empresas de consultoria contábil, a partir dessas novas possibilidades.

1) Saiba analisar seus dados

No meu entendimento, um contador consultor, muito em breve, terá cada vez mais acesso a integração de informações vindas de diversas fontes, tanto de bancos de dados internos quanto externo às organizações, possibilitando análises mais sistêmica dos negócios.

É aí onde eu antevejo que as perspectivas futuras no campo da análise de dados poderá ser um campo fértil para os profissionais contábeis de qualificação diferenciada, que poderão assumir o status de cientistas de dados junto às organizações.

Aqui, convém destacar para àqueles pouco familiarizados com o tema, que, sob a ótica focada na Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), de forma superficial podemos definir os cientistas de dados como sendo profissionais cujas atribuições são orientadas a explorar os dados, desenvolver modelos através de tecnologias de Business Intelligence (BI), destinados a atendem às necessidades do negócio, gerando relatórios que possibilitem decisões mais assertivas por parte dos gestores.

A tecnologia a favor do mercado

Olhando mais estrategicamente para a atividade contábil, diante desse cenário não é exagero afirmar que o desenvolvimento tecnológico nos últimos, anos vem mudando e cada vez mais mudará radicalmente a forma das organizações lidarem com a produção e a análise dos dados na geração da informação como base para a tomada de decisões, em todos os níveis.

Essa nova realidade impactará enormemente e de forma positiva na atividade contábil, sobretudo por tratar-se de uma área cuja matéria-prima são os fatos e os dados, geradores de informações de repercussão econômica e financeira, possibilitado ao gestor o conhecimento efetivo da empresa.

2) Conheça as ferramentas e especialize-se

Cada vez mais evolui a tecnologia que está sendo utilizada em larga escala, suportando e otimizando os serviços prestados pelos contadores e demais profissionais envolvidos com a contabilidade. Isso se materializa, por exemplo, por meio da automação de processos e rotinas das empresas contábeis e das demais organizações que se utilizam da contabilidade.

A agilidade no acesso e na transmissão das informações por meio da internet são exemplos de como a tecnologia vem ajudando os contadores, qualquer que seja a plataforma, inclusive nos dispositivos móveis que já começam a ser utilizados de forma profissional.

3) Aumente seu conhecimento horizontal e vertical

Projetando o olhar um pouco mais a frente e considerando que os contadores dispõe de enormes base de dados das suas empresas-clientes – além do acesso que vem sendo facilitado às novas tecnologias de Business Intelligence (BI), agrupando um conjunto de técnicas e ferramentas para a transformação dos dados brutos em análises e informações significativas e úteis para os negócios -, entendo que os contadores passarão a assumir cada vez mais o papel de consultor, auditor e, em breve, aqueles mais afeitos à matemática, estatística e a Tecnologia da Informação, atuarão como verdadeiros cientistas de dados para as organizações.

Tenha um relacionamento estreito com seus clientes

O relacionamento entre a empresa contábil e seus clientes, sobretudo na integração de dados, é uma das vertentes que vem avançando e elevará muito a produtividade dos profissionais. Neste campo, as empresas de softwares estão trabalhando e certamente, se bem desenvolvidas e implementadas essas soluções, os benefícios se farão presentes, incluindo cada vez mais agilidade e ganhos de produtividade para o setor.

4) Experiência do cliente

A realidade é que esta abordagem da experiência do cliente pode ser usada em todas as facetas da sua empresa. Basta colocar-se no lugar do cliente e se perguntar:  isso é algo que  eu ficaria realmente feliz? Como eu classificaria essa experiência de 0 a 10? Se você der um nove ou 10, então você está fazendo um bom trabalho.

Mas escute a opinião de sua equipe. E, principalmente o feedback dos seus clientes.

5) Métricas: use as análises ao seu favor

Use a métrica do Net Promoter Score. Nesta metodologia, a nota sete ou oito até passa. Mas se for seis ou menos, procure entender o que houve. Sua marca está sendo afetada por uma percepção ruim do cliente.

contador precisa ter uma maior percepção integrada do seu negócio, com o máximo controle de diferentes áreas. O planejamento estratégico é um poderoso instrumento para qualquer gestor.

 

 

 

José Carlos Fortes

Founder & Chairman da Fortes Tecnologia Advogado, Contador e Matemático pela UNIFOR, Mestre em Administração de Empresas (UECE), Pós-Graduado nível especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor e Palestrante com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR), lecionando nos cursos das áreas de engenharia, Tecnologia da Informação, Contábil e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Sócio fundador do escritório Fortes Advogados Associados. CEO do Grupo Fortes. Participação ativa histórica em diversas entidades de classe, dentre outras CRC-CE, OAB-CE e CDL-Fortaleza.

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