Categories: Gestão contábil

Contabilidade para não contadores: entenda sobre a prática contábil em 1 minuto

3 minutos de leitura

Você sabe o que é e para que serve Contabilidade? Sabia que você pratica essa ciência indiretamente todos os dias sem perceber? Entenda mais sobre a contabilidade para não contadores neste artigo completo.

O que é contabilidade?

Informalmente falando, a contabilidade é uma ciência prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira, seja ela de pessoa jurídica ou pessoa física. Quantas vezes ao dia você já fez cálculos mentais para analisar se pode ou não fazer uma nova aquisição?

Quando recebe o seu salário, você faz o controle dos seus pagamentos por data de vencimento dos boletos? Provavelmente, a resposta para ambas às perguntas foi positiva e isso nada mais é do que a contabilidade aplicada no seu dia a dia. Continue lendo e saiba mais sobre contabilidade para não contadores.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

O contador como visionário e eficácia para empresa

Já sabemos que a história da contabilidade é antiga e que há anos a profissão foi regulamentada. Porém, durante esse tempo, muitos termos e siglas foram criados para a rotina do contador. O que era pra ser um facilitador, muitas vezes, acaba confundindo – até mesmo os contadores-, devido à quantidade de siglas ou mesmo a semelhança entre eles.

Vale ressaltar que para uma contabilidade eficaz é necessário organização. Não basta somente fazer o levantamento da sua situação financeira, é necessário ter um cuidado maior com ela.

Você não precisa ser contador por formação acadêmica para saber fazer esse controle. Você precisa apenas seguir algumas regras básicas de organização.

Quer se aprofundar mais, então entenda o que é a contabilidade disruptiva e saiba como aplicar o conceito na prática.

Regras básicas de organização na contabilidade para não contadores

Daremos como exemplos três regras básicas de organização na contabilidade para não contadores, são eles:

1) O levantamento de todos os proventos (dinheiro) entrante no mês.

2) A apuração das despesas fixas para esse período.

3) O controle e arquivamento dos boletos a vencer e pagos.

Através desses pequenos passos você estará garantindo um controle eficaz e organizado da contabilidade para o seu cotidiano.

Ah! Atenção! Tente manter sempre a prudência de não deixar o valor das despesas ultrapassar o valor dos proventos, pois isso poderá deixar sua saúde financeira comprometida.

Pensando nisso, elaboramos um glossário que reúne 142 siglas mais utilizadas no cotidiano da contabilidade e mais comentadas em livros e outros materiais. Algumas não são siglas oficialmente registradas mas são utilizadas na comunicação entre profissionais.

Séries e filmes de contabilidade

Talvez você não tenha percebido, mas a rotina do contador é muito retratada na sétima arte. Grandes filmes do cinema já trouxeram personagens ilustres que exerciam essa profissão que está sempre lidando com números e impostos. É o caso de “Os Intocáveis”, do diretor Brian de Palma, e “Um sonho de liberdade”, de Frank Darabont.

Por isso, fizemos um texto completo com 9 dicas de séries e filmes de contabilidade que você precisa assistir. Confira a lista completa e entenda mais da realidade dessa nobre profissão!

Contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva nada mais é que um trabalho estratégico que vai além de cálculos e obrigações. Cada vez mais se torna necessário o papel do contador como um consultor do seu cliente. Esse trabalho é fundamental para os contadores que desejam agregar valor ao seu serviço e garantir o sucesso do cliente.

Trazendo essa realidade para quem não é contador, mas faz contabilidade no dia a dia, podemos dizer que é fundamental utilizar de métodos estratégicos e analisar cada ponto das suas atividades financeiras pessoais. Faça uma consultoria de você mesmo e veja onde pode trabalhar para alcançar sempre seus resultados.

Trabalhar, por exemplo, em cima dos objetivos pessoais é uma forma de olhar pra onde quer chegar e fazer a gestão dos seus gastos sempre pensando daquilo que deseja atingir. Assim você sabe o que pode ou não gastar ou investir e o momento certa para cada ação. Viu como é fácil fazer contabilidade e não ser contador?

Espero que tenha gostado do nosso artigo sobre contabilidade para não contadores? Acompanhe diariamente nossos artigos e fique por dentro dos melhores conteúdos.

Eliane César

Recent Posts

Horas Extras: o que diz a lei e como calcular?

A legislação trabalhista autoriza a prorrogação da jornada diária de trabalho por meio da realização…

5 dias ago

Exame demissional: veja como funciona e quais são as regras

O exame demissional é um processo delicado, mas crucial tanto para empresas quanto para funcionários.…

7 dias ago

IFRS 18: apresentação e divulgação nas demonstrações financeiras

A contabilidade está em constante evolução para atender às necessidades crescentes dos usuários das demonstrações…

3 semanas ago

Declaração pré-preenchida do IR 2024: como funciona?

Você sabia que tem a opção de declarar o seu Imposto de Renda através da…

3 semanas ago

Como declarar imposto de renda do MEI – Microempreendedor Individual?

Para os Microempreendedores Individuais, a temporada de declaração do IR apresenta particularidades importantes. Por isso…

3 semanas ago

Carnê-leão: o que é e como declarar no IRPF 2024?

O Carnê-Leão é um sistema essencial para o recolhimento mensal obrigatório do Imposto de Renda…

3 semanas ago