9 séries e filmes de contabilidade que você precisa assistir!

9 séries e filmes de contabilidade que você precisa assistir!
4 minutos de leitura

Talvez você não tenha percebido, mas a rotina do contador é muito retratada na sétima arte. Grandes filmes do cinema já trouxeram personagens ilustres que exerciam essa profissão que está sempre lidando com números e impostos. É o caso de “Os Intocáveis”, do diretor Brian de Palma, e “Um sonho de liberdade”, de Frank Darabont.

Está procurando por séries e filmes de contabilidade para assistir no seu momento de lazer? Conheça alguns exemplos que fazem sucesso!

1) “Um sonho de liberdade”

Você já parou para pensar na importância e responsabilidade que o contador tem em sua profissão? Esse filme é um exemplo disso, pois demonstra como é preciso ter um controle da gestão financeira e contábil, seja das contas pessoais ou empresariais.

Um contador que virou detento conseguiu, aos poucos, conquistar a confiança dos funcionários do presídio. Com sua perspicácia, ele começou a fazer a declaração de imposto de renda deles e passou a controlar também suas contas pessoais.

Isso se transformou em um verdadeiro trunfo para o detento, pois os funcionários do presídio não controlavam o dinheiro. Com isso, ele conseguiu enganar e roubar a todos.

2) “Os Intocáveis”

O filme retrata a história de um gângster, o Al Capone, que controla o crime e o tráfico de bebidas em Chicago, nos Estados Unidos. Alguns policiais incorruptíveis passaram a investigar as informações financeiras dele com a ajuda de um contador. Essa ação conjunta permitiu sua prisão.

A história retrata a importância do trabalho do contador, que tem o conhecimento para analisar dados contábeis e financeiros de empresas, pessoas físicas, políticos ou bandidos.

3) “Wall Street: poder e cobiça”

Essa obra apresenta um ambiente de negócios e a influência negativa que uma ambição desmedida pode causar. Um jovem corretor que trabalha no mercado de ações conseguiu utilizar uma informação especial para trabalhar com um bilionário. Ele passa a usar de artifícios ilícitos e antiéticos para obter informações sigilosas e enriquecer.

O título mostra que os profissionais da área contábil precisam ter muito cuidado para não se deixarem levar pela ganância. É preciso cultivar os valores morais e trabalhar dentro da lei para seguir nessa profissão por muitos anos.

4) “Margin call: o dia antes do fim”

Nesse filme, você vai acompanhar a rotina de uma corretora e os riscos da atividade. Os atores principais percebem que muitos colegas de trabalho começaram a ser demitidos e trocam informações, dentro de um pendrive, sobre um assunto específico.

Um desses profissionais avalia o arquivo com cuidado e descobre que se trata de uma análise de volatilidade da empresa. Ela indica que a companhia ultrapassou o limite de riscos que pode enfrentar e isso indica que está prestes a falir.

O longa demonstra que os gestores precisam ter responsabilidade para lidar com as informações financeiras de uma empresa. Caso eles não saibam lidar com essa situação, precisam contar com a ajuda de profissionais que entendam do assunto: os contadores.

5) “O contador”

Esse filme mostra em detalhes a rotina de um profissional que atua em um escritório de contabilidade. Ele é muito dedicado e tem facilidade com números, mas passa a atender organizações criminosas.

Ele foi contratado para vistoriar os livros contábeis de algumas dessas instituições e o problema é que ele descobre que há uma fraude de milhões que coloca sua vida e de seus colegas em risco.

6) “Enron: os mais espertos da sala”

Esse é um documentário que relata um escândalo corporativo de uma das maiores empresas de energia no Texas, Estados Unidos. Essa era uma companhia de capital aberto que tinham ações caras na bolsa. Os acionistas investiam sem pensar, pois entendiam que ela tinha sucesso.

Com o passar do tempo, começaram a surgir dúvidas sobre um problema em suas contas, e a comissão responsável por fiscalizar o mercado acionário começou a investigar os resultados da companhia.

Ela conseguia inflar os lucros porque muitas operações se referiam a negócios que seriam efetivados apenas no futuro. Então, os operadores colocavam valores altíssimos para as ações, acreditando que ela se valorizaria.

Alguns indícios apontaram que altos executivos da empresa se envolveram em fraudes, assim como muitos bancos. Para maquiar essa situação, eles utilizaram um sistema muito complexo ­de parcerias financeiras.

Essa é mais uma história que retrata a importância de um controle efetivo das finanças, transparência das ações e trabalho sério do contador para evitar fraudes e prejuízos aos envolvidos.

7) “O sócio”

Conheça o empresário multibilionário, Marcus Lemonis, que ajuda companhias que estão em busca de dinheiro. Ele fornece orientações aos donos do negócio em troca de uma porcentagem nos lucros.

Assim, ele consegue estabelecer um planejamento com base em análises para apresentar as estratégias que precisam ser adotadas pelos gestores. A série instiga os profissionais de contabilidade a pensarem em técnicas de gestão de negócios e também retrata a importância do controle financeiro para o sucesso de uma empresa.

8) Shark Tank

Esse é um programa que mistura o estilo de reality show e uma série. Nele, empreendedores que querem fazer uma ideia deslanchar e precisam de um apoio financeiro para tocar o negócio.

Muitos também precisam de auxílio para gerir melhor as informações e criar estratégias de sucesso. Para isso, eles precisam convencer pelo menos um dos investidores (grandes empresários) a colocar dinheiro na empresa em troca de algum benefício.

O programa ajuda o contador a testar sua aptidão para os negócios e identificar quais são as melhores ideias para receber investimento financeiro.

9) The Office

Essa é uma série que retrata um escritório em seu horário comercial. Ela utiliza do humor para retratar a realidade dos profissionais que trabalham com horários fixos e enfrentam problemas diários. A série apresenta o olhar de cada profissional, suas diferenças e habilidades para lidar com os desafios.

Percebeu a quantidade de séries e filmes de contabilidade para você ter momentos de lazer com sua família? E aí, qual deles você vai adicionar à sua lista de favoritos para o próximo final de semana?

Se você gostou das nossas dicas, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais! Assim, seus amigos também podem ter ideias de séries e filmes de contabilidade para acompanhar!

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!