Auditoria digital: qual a importância dela para uma empresa?

Será que a auditoria digital pode ser feita na sua empresa? É provável que sim. Entenda melhor o assunto!

fortes-tecnologia-auditoria-digital
4 minutos de leitura

Assim como a maioria das atividades e processos, a auditoria também vem se adaptando cada vez mais à transformação digital. Por isso neste post vamos falar sobre a auditoria digital e sobre como ela funciona.

Cada vez mais as empresas precisam atuar de forma eficiente no que diz respeito ao cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade. Isso implica em trabalhar a gestão fiscal e contábil da companhia, o que requer muita precaução para evitar que ocorram problemas com o Fisco.

No entanto, existe um sistema que permite maior agilidade e assertividade nesses processos de gestão. Trata-se da auditoria digital que se configura como uma ferramenta otimizada que permite manter um controle mais eficiente de todas as operações da companhia.

Antes dela os contadores praticavam a auditoria convencional, onde a conferência de documentos, registros e o cruzamento de dados são feitos manualmente e, consequentemente, de forma mais lenta e imprecisa. Com o auxílio da tecnologia esse trabalho se aperfeiçoou, permitindo que análises mais complexas pudessem ser feitas por meio desse sistema inovador.

É importante deixar claro que, não estamos falando que a auditoria tradicional não funciona, mas que a auditoria digital tem mais precisão e rapidez.

Mas afinal, como funciona a auditoria digital?

É basicamente examinar o desempenho das operações contábeis por meio de arquivos digitais, que permitem a conferência e o cruzamento de dados com o intuito de averiguar inconsistências. Se elas forem encontradas, a auditoria digital interna vai estar preparada para organizar e melhorar os resultados se antecipando para qualquer tipo de fiscalização.

Como exemplo de ferramenta digital para a avaliação de documentos, temos o Sped Fiscal, sigla para Sistema Público de Escrituração Digital, por onde os contribuintes podem enviar todas as informações sobre ICMS e IPI aos órgãos fazendários e Receita Federal. O Sped é uma importante ferramenta de Gestão Tributária e pode ajudar a reduzir gastos e garantir a segurança das informações das empresas.

Qual profissional faz a auditoria digital?

Assim como no modo convencional, a auditoria digital é feita por profissionais de contabilidade, ou seja, os contadores.

Apesar de algumas vezes serem feitas por gestores financeiros e economistas especializados, o ideal é que o contador possa estar a frente desse trabalho. Afinal ele fez uma graduação completa que envolve tudo sobre contabilidade e na maioria das vezes tem especializações em auditorias.

Procure sempre saber se o contador tem registro no CRC – Conselho Regional de Contabilidade – e quais referências você pode ter sobre o trabalho dele.

Lembre-se, auditoria é algo sério que pode salvar ou não sua empresa. Portanto, contrate sempre profissionais bastante capacitados para esse tipo de serviço.

Quais empresas podem fazer auditoria digital?

De um modo geral, a auditoria digital é ideal para empresas que possuem em sua maioria, documentos eletrônicos. Como a tecnologia e sistemas automatizados estão sempre evoluindo e se tornando cada vez mais comum, podemos dizer que muitas empresas já se enquadram nessa realidade.

Outra característica importante são empresas que utilizam ERP e têm uma complexidade bem maior nas operações fiscais.

Powered by Rock Convert

Auditoria digital: que benefícios ela traz?

Um ponto positivo que se ganha ao praticar a auditoria digital é a garantia da fiscalização pelo governo, que se torna eficiente e menos burocrática.

As ferramentas digitais simplificaram e tornaram as entregas de documentação ao Fisco mais ágeis, além de dispensar a utilização do tão velho e volumoso papel. Dessa forma, é possível fazer cruzamentos de dados com valores pagos, previstos e balancetes, além de realizar análises estruturais e mais densas.

Se a sua empresa possui documentos fiscais eletrônicos ou muito complexos em grande quantidade, ou ainda, se você preza por total regularização, a auditoria digital é para o seu negócio!

Hoje em dia, existem centenas de consultorias que trabalham no cumprimento das obrigações fiscais, que podem ser resolvidas a distância devido à praticidade que o sistema digital fornece.

Além disso, é importante citar que esse tipo de serviço é de baixo custo e demanda menos tempo de execução do que o modo convencional. Fator que influencia diretamente no pagamento do trabalho prestado pelo profissional, principalmente daqueles que pretendem empreender na área ou ainda se tornar um líder inovador no segmento contábil.

Dentre outras vantagens, é possível destacar:

1. Rapidez

Com esse avanço tecnológico na área, a empresa consegue, em menos tempo, identificar quais são as regularidades presentes e quais são as melhores resoluções.

A rapidez é essencial para os dias de hoje. Pois, os dias estão cada vez mais curtos e a pressão pela solução de problemas e desenvolvimento das organizações só aumentam.

2. Situação Regular

Com a auditoria digital os dados são cruzados de forma eficiente, isso permite que a empresa ande dentro da lei e evita que ela corra grandes riscos de sofrer problemas com eventuais diferenças de valores.

Vale ressaltar que qualquer inconsistência na contabilidade ou operação de uma empresa, faz dela um alvo de multas e penalizações. Por isso, é importante investir tempo e dinheiro em uma boa auditoria. Afinal é melhor investir para se prevenir, do que investir para corrigir um erro.

3. Confiabilidade

Já que o processo é executado automaticamente, as análises e cruzamentos de informações estão com menos erro humano. O que garante a elas maior confiabilidade.

Sem sombra de dúvidas, trabalhos manuais estão sujeitos a erros e confusões. Afinal, sabemos que o ser humano pode cometer enganos ou não enxerga detalhes que muitas vezes são vistos por máquinas com programação precisa.

Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre auditoria digital. Aproveite e compartilhe com seus amigos para que eles também possam conhecer sobre o assunto.

Até a próxima!

cta-guia-completo-para-digitalizar-o-seu-escritorio-de-contabilidadePowered by Rock Convert
Não perca mais nenhuma novidade!

Não perca mais nenhuma novidade!


Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo e marketing digital.