Categories: Fortes Pessoal

Atenção ao desligamento de colaboradores em dezembro

< 1 minute

As empresas procuram enxugar seu quadro de funcionários antes de começar o ano, e muitas delas não sabem, mas há uma lei que prevê o pagamento de uma indenização quando há o desligamento de colaboradores em determinado período antes do reajuste salarial.

O mês de dezembro é o mais comum, pois muitos sindicados estabelecem o mês de janeiro de cada ano, como data base do reajuste.  Essa ação acaba resultando no pagamento da indenização pela despensa próxima a data base prevista na  lei nº 6.708/79 e ainda na Lei nº 7.238/84, em ambas no artigo 9. Deve ser respeitado também quando a empresa não cede o reajuste a seus empregados na data base.

O entendimento é da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), do TSE. Art. 9º diz que, O empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a 1(um) salário mensal, seja ele optante ou não pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.

O que você pode fazer para evitar o desligamento nesse período?

O ideal é que o Departamento Pessoal de cada empresa verifique o período de reajuste com o seu sindicato e bloqueie o mês antecedente para desligamento.

Comunique aos gestores de cada área para que possam incluir essa informação no seu planejamento estratégico. Ou, se realmente for necessário desligar algum colaborador, que tenham ciência que acarretará em pagamento de indenizações.

Fique atento! É sempre bom evitar despesas adicionais e ações trabalhistas. 

Curtiu nosso conteúdo? Somos referência no mercado e se precisar de ajuda para otimizar os resultados na sua empresa, você pode contar com a gente. Pense grande e solicite uma proposta comercial!

Patrícia Capistrano

Há 15 anos na área trabalhista, bacharel em Direito, pós-graduanda em Direito do Trabalho, atualmente como Consultora de Relacionamento da Fortes Tecnologia, membro da Comissão de Normas Técnicas Aplicadas às Áreas Trabalhistas e Previdenciária do CRC-CE, Especialista em eSocial, consultora trabalhista com foco preventivo, palestrante e professora e conteudista digital.

View Comments

  • ENTREI NA minha atual EMPRESa dia 16/01/2019 . em 2018 ate mes de maio estava de carteira assinada, trabalhei 14 meses de carteira assinada como baba. mas nunca peguei seguro. sendo demitida desse meu atual emprego dia 09/01/2020 eu consigo pegar seguro desemprego ? entrei dia 16/01/2019 e saindo 09/01/2020 consigo pegar parcela por ter assinado carteira antes?

  • ENTREI NA minha atual EMPRESa dia 16/01/2019 . em 2018 ate mes de maio estava de carteira assinada, trabalhei 14 meses de carteira assinada como baba. mas nunca peguei seguro. sendo demitida desse meu atual emprego dia 09/01/2020 eu consigo pegar seguro desemprego ? entrei dia 16/01/2019 e saindo 09/01/2020 consigo pegar parcela por ter assinado carteira antes?

Recent Posts

Fim do PIS: entenda o impacto nas novas contratações

Avançando para mais uma etapa de substituições, o número do PIS foi completamente substituído pelo…

1 dia ago

O que é goodwill na contabilidade? Entenda melhor!

As empresas têm patrimônio físico e ativos imateriais que são aqueles que não podem ser…

5 dias ago

GDRAIS Genérico disponibilizado pelo MTE: saiba quando utilizar

No dia 5 de abril, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibilizou no portal…

5 dias ago

Como funciona a tributação sobre exportação de serviços? Veja aqui

Um bom contador sabe identificar boas oportunidades de trabalho, não é mesmo? É por isso que…

5 dias ago

Horas Extras: o que diz a lei e como calcular?

A legislação trabalhista autoriza a prorrogação da jornada diária de trabalho por meio da realização…

1 semana ago

Exame demissional: veja como funciona e quais são as regras

O exame demissional é um processo delicado, mas crucial tanto para empresas quanto para funcionários.…

2 semanas ago