O objetivo dessa ferramenta é importar lançamentos registrados em planilhas com extensão “.csv” para dentro do sistema Fortes Contábil.
Para que o sistema faça a importação do arquivo, primeiramente será necessário que o usuário faça o cadastro do leiaute de importação de acordo com a planilha que será importada. (Cadastros > Leiautes Importação CSV)
O usuário poderá importar um modelo de leiaute padrão de importação do sistema Fortes Contábil ao sincronizar com a empresa Modelo SPED. O sistema irá apresentar a tela de sincronização na primeira vez que o usuário for cadastrar um leiaute.
Observação: para que o sistema importe os lançamentos da planilha, será necessário que ela tenha todos os registros obrigatórios que existam na tela de lançamentos, no sistema Fortes Contábil.
Caso deseje, o usuário poderá estar criando seu próprio leiaute na opção “Novo” ou “F2″.
Na tela de cadastro, será necessário informar:
- Descrição do Leiaute (Ex: Leiaute Modelo)
- Separador (Deverá ser informado o caractere que separa um campo do outro, normalmente utiliza-se “,” ou “;”)
- Separador Decimal (Deverá ser informado o caractere que separa os valores decimais, pode-se utilizar o ponto ou a virgula).
Após isso, basta criar o leiaute conforme as posições das informações na sua planilha CSV. No campo Registro, basta clicar em “Novo” ou “F2″.
O sistema já irá nos mostrar que o registro é referente aos lançamentos que serão importados e o nosso código verificador, que ficará sempre na primeira coluna da planilha, será o dígito 1.
Na ferramenta CAMPO, iremos indicar as composições do nosso leiaute conforme a estrutura da planilha que será importada.
Ex: se o registro da data do lançamento esta na segunda coluna da planilha deveremos indicar da seguinte forma:
Dessa forma será necessário informar todos os campos e posições que estiver no arquivo que será importado. Após cadastrar todos os campos, basta confirmar o cadastro no OK, e o novo leiaute estará cadastrado.
Para importarmos o arquivo csv, basta ir na ferramenta Movimentos > Importação > Pendentes > Procurar > Arquivo CSV.
O sistema irá solicitar o estabelecimento padrão e o centro de resultado padrão. Essas opções existem para que, caso o usuário não deseje enviar essas informações na planilha, basta apenas informar o padrão nesse momento. Caso a informação conste na planilha, o sistema irá desconsiderar a informação padrão da tela.
Informaremos o leiaute da planilha que iremos importar. O sistema irá apresentar a opção de “Desconsiderar Identificador”. Quando marcada essa opção, a planilha não deverá conter a coluna do identificador;
O sistema também dará a opção de “Desconsiderar a linha do Cabeçalho”. Quando marcada essa opção, o sistema irá desconsiderar a linha da planilha que contiver o cabeçalho, importando apenas os lançamentos nela contidos.
Após isso, indicaremos o caminho do arquivo (planilha csv).
Ao confirmarmos no “OK” ou “F9″ o sistema irá importar as informações contidas na planilha desejada. Esperamos ter ajudado você, conte com a gente caso tenha alguma dúvida.