Entendendo os 4 erros de conexão com o eSocial

Entendendo os 4 erros de conexão com o eSocial
3 minutos de leitura

Frequentemente as empresas têm se deparado com alguns erros de conexão com o eSocial e é provável que você já tenha recebido um retorno do eSocial com alguma dessas mensagens:

Erro 72: Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema do CPF.

Erro 408: Erro na integração com o sistema CNPJ/CPF.

Erro 409: Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema de Procuração Eletrônica RFB.

Erro 411: Assinante Inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa.

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Não se preocupe, não fazemos spam.

Mas, por que elas ocorrem?

Essas mensagens têm ocorrido sempre próximo ao final e início do mês, período no qual o portal do eSocial está com um alto volume de consultas, em virtude do fechamento das folhas pelas empresas.

O que deve ser verificado?

  1. Observe se o certificado selecionado está correto, para verificar isso no Fortes Pessoal, acesse o menu Utilitários > eSocial > Configuração, opção Certificado.
  2. Se tratando de uma procuração eletrônica acesse o Portal eCAC e verifique se todos os perfis de transmissão para o eSocial estão habilitados.

Se você já verificou todos esses pontos, mas ainda assim a mensagem de erro persiste, significa então que há alguma instabilidade no ambiente do eSocial. Nesse caso, o reenvio das informações após um tempo costuma sanar o problema.

Caso você tenha entrado em contato com os canais de atendimento do eSocial e recebeu a resposta que não há reporte de instabilidade – o que quase sempre não condiz com a realidade – sugerimos então a abertura de um chamado oficial, pois isso servirá de comprovação caso haja algum tipo de penalidade aplicada por ausência dessas transmissões.

Como abrir um chamado no eSocial?

Acesse o Fale Conosco do Portal do eSocial e escolha a opção eSocial Empresas (ambiente de produção).

Após isso escolha o assunto a que se refere o erro.

O chamado deve conter as seguintes informações:

  1. Razão Social da Empresa;
  2. CNPJ;
  3. Email;
  4. Nome do responsável;
  5. Telefone de contato;
  6. Descrição do erro, e;
  7. Anexos.

Para análise da equipe técnica você deve anexar o XML do evento que está tentando transmitir, o print da mensagem do erro e o print das opções que estão habilitadas na procuração eletrônica via Portal eCAC.

No Fortes Pessoal, para visualizar o erro e exportar o arquivo XML, acesse o menu Movimentos > eSocial > Gerenciamento de Retorno. Na aba Ocorrências, clique em Consultar para que o sistema liste os erros.

Para visualizar a mensagem do erro selecione o evento e clique com o botão direito do mouse na opção Visualizar Ocorrências.

Quanto à exportação do XML, ainda no gerenciamento de retorno, selecione o evento e nas opções ao lado clique em Exportar XML, depois escolha um local para salvar o arquivo.

Por fim basta anexar os arquivos no chamado dentro do Portal do eSocial.

Semáforo eSocial

Uma outra dica para verificar se o Ambiente do eSocial está operando normalmente ou se há algum problema no tráfego das informações, é utilizar o semáforo do eSocial.

Até o momento dessa postagem ele está reportando que tem recebido, desde o dia 26 de abril, relatos sobre problemas na utilização da procuração eletrônica, tendo sido identificado erro na integração desta.

A cor do semáforo é amarelo, o que indica um número significativo de relatos por parte dos usuários sobre problemas na transmissão das informações para o Ambiente Nacional do eSocial.

Por isso a importância de abrir um chamado junto ao eSocial, dessa forma você se resguarda de possíveis penalidades, além de deixar o Governo ciente dos problemas ocorridos. Por enquanto devemos aguardar a solução dos erros mencionados.

Não deixe de conferir nossos vídeos com orientações para solucionar outros erros do eSocial.

https://youtu.be/E4N8r70YNus

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