Você sabia que a obtenção de dados precisos e seguros é uma estratégia fundamental para o sucesso de uma empresa lucrativa? Muitos gestores se preocupam tanto com as rotinas burocráticas das companhias em que atuam que se esquecem de focar no que realmente importa: eficiência e padronização dos processos. Então, como fazer uma empresa crescer e gerar mais lucratividade?
O gestor tem papel fundamental nesse processo, pois é ele quem pode planejar o crescimento financeiro e propor melhorias para que todos os setores possam caminhar juntos em busca do sucesso.
Quer aprender como fazer uma empresa crescer com segurança? Acompanhe as dicas!
Como fazer uma empresa lucrativa crescer de verdade?
Em primeiro lugar, você precisa compreender que o sucesso de uma empresa lucrativa não depende de um setor, mas de todos os colaboradores. Por isso, é preciso criar um planejamento focado em todas as áreas: marketing, recursos humanos, finanças, atendimento ao cliente, entre outras.
Por esse motivo, ter as informações organizadas e registradas em um mesmo ambiente pode facilitar a comunicação entre as equipes e a comparação de resultados. Acompanhe no próximo tópico as principais dicas para ter êxito!
Quais processos devem ser aperfeiçoados?
Agora você já sabe que é preciso olhar a empresa como um todo, e não apenas focar em um setor. Então, confira as dicas para ter melhores resultados ainda neste ano e deixar sua empresa lucrativa:
Faça um planejamento eficiente
Você deve se reunir com a diretoria da empresa e com os responsáveis de cada setor para traçar um planejamento anual. Nele, você deve considerar qual é a situação atual da companhia e onde se pretende chegar.
Para ajudá-lo nesse processo, você pode contar com ferramentas inovadoras como o Business Model Canvas. Ele faz a divisão do plano em blocos e considera situações como: os produtos que a empresa oferece, diferenciais de mercado, fontes de receita, estratégias de crescimento, fornecedores, perfil dos clientes, entre outras.
Conheça bem o público que você atende
Qualquer empresa que pretende ter sucesso precisa ter um conhecimento real sobre o perfil do cliente. Por isso, se você ainda tem dificuldades para definir o público-alvo, talvez seja necessário fazer uma pesquisa de mercado e conversar com seus atuais consumidores.
A sua equipe pode consultar o cadastro de clientes, verificar os dados pessoais como idade, sexo, produtos que eles costumam adquirir e fazer uma segmentação de acordo com o perfil.
Também é importante identificar quais motivos fazem o cliente buscar pelo seu produto: preço, qualidade do atendimento, diferencial da mercadoria, entre outros fatores. Isso ajudará você a entender quais pontos precisam ser melhorados dentro da empresa.
Invista em estratégias de marketing
Muitos gestores não compreendem a real importância do setor de marketing e, por isso, perdem excelentes oportunidades de fazer a empresa crescer. É essa área da companhia que consegue captar as informações dos clientes e criar estratégias de divulgação da marca para atrair ainda mais consumidores.
Para isso, o setor de finanças precisa entrar em acordo com a equipe de marketing para definir o orçamento anual disponível para campanhas. Com base nisso, os profissionais poderão identificar quais são os melhores canais de comunicação — sejam eles online ou offline.
O modelo tradicional, ou offline, envolve a criação de campanhas em outdoor, televisão ou rádio, por exemplo. Eles costumam ser utilizados por grandes marcas e, geralmente, exigem um investimento maior.
Já o marketing digital é voltado para estratégias relacionadas ao público que está sempre conectado. Ele se baseia na criação de sites, blogs, mídias sociais, WhatsApp e e-mail marketing para atrair e manter um relacionamento com o consumidor.
Por esse motivo, conhecer o perfil do cliente é essencial para que a equipe de marketing consiga definir as melhores estratégias para fazer a empresa crescer. Muitas vezes, é necessário mesclar diversos canais para obter melhores resultados.
Motive a equipe profissional
Profissionais satisfeitos com o ambiente de trabalho conseguem produzir mais e melhor. Sendo assim, é fundamental investir em políticas de valorização do trabalhador com o intuito de mantê-lo motivado e com foco em resultados.
Nesses casos, é preciso oferecer benefícios que vão além dos conhecidos vale-alimentação e vale-transporte. Você pode adotar outras políticas de valorização como:
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viabilização de bolsas de estudo para incentivar a capacitação profissional;
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disponibilização de plano de saúde;
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realização de treinamentos;
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apresentação da cultura da empresa;
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criação de um plano de cargos e salários.
Essas práticas contribuem para que o bom profissional permaneça mais tempo na empresa, o que reduz custos com contratação e demissão de funcionários e as taxas de turnover.
Além disso, também diminui a necessidade de realizar treinamentos específicos para colaboradores novos. Isso permite que você possa aplicar recursos em capacitações mais avançadas para melhorar o atendimento ao cliente ou facilitar o desenvolvimento de um novo produto.
Organize e acompanhe as finanças da empresa
Como está a situação contábil e fiscal da sua companhia? Se você não tem certeza da resposta, esse é um grande problema. É preciso colocar a casa “em ordem” e organizar o fluxo de caixa, registrando todas as entradas e saídas de recursos.
Com isso, você terá maior controle sobre os clientes inadimplentes, prazos de contas que estão para vencer e os investimentos que podem ser feitos. Para tanto, é muito importante contar com um sistema que consiga integrar todas as informações: emissão de notas fiscais, faturamentos, boletos de cobrança, emissão de relatórios, entre outras.
Assim, você tem mais controle sobre a situação financeira da companhia e evita erros nos pagamentos de tributos. Sem contar que ao reunir todos os dados em um mesmo local você tem muito mais segurança e facilidade para analisar as informações e auxiliar os diretores nas tomadas de decisão.
Lembre-se que também é importante ter sempre um dinheiro de reserva (capital de giro) para conseguir pagar as contas da empresa e investir na aquisição de novas mercadorias.
Percebeu que uma companhia de sucesso precisa integrar as informações e ter um planejamento para todos os setores? Agora que você já sabe como fazer uma empresa crescer, que tal descobrir como inovar para se manter competitivo?