O cuidado com a saúde mental nunca foi tão importante quanto agora. Com o surgimento de novas modalidades de trabalho e as mudanças causadas pela pandemia, muitas pessoas sofreram grandes transformações em sua rotina. A combinação de tais fatores contribuiu para o aumento dos casos de Burnout, principalmente entre os jovens.
Cabe à empresa o papel de orientar e esclarecer aos seus colaboradores a importância de buscar tratamento assim que identificar os sintomas. Para as corporações que adotam a modalidade híbrida de trabalho, vale tomar ainda mais cuidado com tais problemas. Se você quer saber como a Síndrome de Burnout pode afetar sua equipe, continue a leitura e veja como proceder nesses casos.
O que é a Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema relacionada ao ambiente de trabalho do indivíduo. Essa doença prejudica diversos aspectos da vida da pessoa e afeta todo seu desempenho profissional.
Entre as principais causas se destacam o acúmulo de estresse, tensão emocional, cobranças constantes e ambiente de alta pressão. Tais elementos em conjunto conduzem a uma depressão profunda que demanda suporte familiar e médico.
Quais os principais sintomas dessa doença?
Com objetivo de identificar a síndrome de burnout é importante conhecer seus principais sintomas. De modo a lhe ajudar na identificação, preparamos os principais sinais de alerta que surgem com a doença. Continue a leitura e confira.
1. Cansaço mental e físico
Uma das principais sintomas de que uma pessoa está com essa síndrome é o cansaço excessivo e constante. Ou seja, o indivíduo chega a um nível de esgotamento físico e mental que causa muita dificuldade e atrapalha sua vida, tanto profissional, quanto pessoal.
Portanto, se você está se sentindo demasiadamente desgastado e sem forças para exercer sua profissão, pode ser interessante procurar ajuda de especialistas visando se recuperar e ter mais saúde. Com a situação pandêmica e o trabalho híbrido isso é ainda mais comum e merece maior atenção.
2. Dificuldade de concentração
Sabe quando você precisa fazer uma atividade, mas não consegue de modo algum se concentrar? Isso pode ser um sinal de alerta para o burnout. Assim, vale a pena atentar aos sinais de falta de foco.
Os indivíduos com tal problema podem apresentar esse tipo de sintoma até em simples conversas. Dessa forma, se você notar que algum colaborador está mais distante e com esse tipo de dificuldade, é importante oferecer apoio e compreender o contexto por completo.
3. Sentimento de incompetência
Esse é mais um dos sinais que você deve atentar ao se relacionar com os seus funcionários. Se algum deles estiver com a sensação de que não está fazendo o suficiente no trabalho, é hora de ficar atento.
Além disso, você pode adotar algumas medidas para que esse sentimento passe, como investir em treinamentos para capacitar os colaboradores, motivar todos os membros da equipe e demonstrar confiança em seus liderados, não esquecendo de dar feedbacks positivos. Assim, o ambiente corporativo fica mais leve e os problemas reduzem.
4. Negatividade
Pessoas céticas e mesmo as que são pouco positivas, não necessariamente tem algum problema relacionado à Síndrome de Burnout. Entretanto, quando o ceticismo se torna pessimismo e o indivíduo apenas visualiza os piores cenários, é um sinal de alerta para essa doença.
Quando o indivíduo constantemente encara os desafios da rotina de trabalho de maneira negativa, é sinal de que algo não está bem. Ter um dia ou outro com baixa disposição é normal, mas uma sensação de desgosto com as tarefas a serem feitas é um indício de problema.
5. Falta de vontade e motivação
A motivação, em grande parte, é proveniente do próprio movimento. Isso significa que mesmo quando não está com vontade de realizar algo, você segue e essa motivação vai surgindo durante o caminho.
Já para as pessoas que estão passando por cenários de cansaço extremo, isso não ocorre facilmente. O ambiente de trabalho é desgastante e a única tarefa interessante é voltar para a cama. Nesse caso, a frequência em que isso ocorre também é muito importante para definir o que é um caso esporádico ou o que é um possível sintoma de Burnout.
Quer saber mais sobre esse e outros desafios que o seu RH pode enfrentar no atual cenário? Confira o conteúdo:
6. Falta de energia
A baixa energia pode ter diversas fontes: má alimentação, pouca atividade física, estresse e desgaste profissional. Contudo, ela também representa um sintoma da Síndrome de Burnout, principalmente quando associada aos que foram listados anteriormente.
Uma boa maneira de identificar se essa falta de energia é proveniente de um distúrbio psíquico é por meio de uma avaliação de um psiquiatra ou um psicólogo. Assim, você consegue identificar se tais problemas estão relacionados aos hábitos e questões hormonais ou se é de fato algum problema de origem psíquica.
Qual o papel da empresa na prevenção ao burnout?
As organizações têm um papel fundamental no combate à síndrome de burnout. E isso não está ligado apenas ao aconselhamento para procurar ajuda, mas também a oferecer condições adequadas para não sobrecarregar nenhum dos colaboradores e ter um ambiente corporativo que garanta bem-estar e qualidade de vida no trabalho.
Dessa forma, há vários aspectos e iniciativas importantes que seu negócio deve tomar. Por exemplo:
- conhecer e cumprir as normas médicas e de segurança no ambiente corporativo;
- estabelecer metas adequadas e atingíveis que motivem e não desgastem os colaboradores;
- incentivar a troca de experiências e o bom relacionamento no local de trabalho;
- oferecer benefícios que auxiliem os membros da equipe a manter a saúde, tanto física quanto mental;
- incentivar a procura de auxílio de profissionais capacitados para cuidar das pessoas.
Por meio dessas atitudes, você disponibiliza ferramentas para que os colaboradores se mantenham bem e saudáveis para efetuar as atividades e ter prazer no ambiente de trabalho.
Viu só como é importante atentar aos sintomas da síndrome de Burnout e saber como agir para garantir segurança e bem-estar do seu time? Por meio das dicas que apresentamos, você proporciona um clima organizacional mais adequado para o andamento das atividades e consegue manter todos bem e felizes na empresa.
Quer aprender mais sobre aspectos de qualidade de vida no trabalho? Então, confira o artigo Saúde mental nas empresas: qual a importância e papel do RH em nosso blog.