A prospecção de clientes é fundamental para qualquer negócio. Na área contábil é comum que os profissionais não deem tanta atenção a esse aspecto, mas é esse trabalho que ajuda a gerar renda para a empresa. Isso se torna ainda mais importante quando o profissional atua fora do escritório, como em uma atividade de home office na contabilidade.
Contudo, muitos profissionais ainda são resistentes a esse modelo de atuação, porque não percebem os benefícios que ele pode trazer para a empresa. Vale ressaltar que essa é uma maneira de obter mais lucratividade e reduzir os custos do negócio.
Quer saber como atuar no modelo home office e ainda aumentar a cartela de clientes? Confira as dicas a seguir!
Como prospectar clientes no trabalho de home office na contabilidade
A área contábil oferece muitas oportunidades de carreira para os profissionais, inclusive a opção de trabalhar em casa. Muitas tarefas exigem apenas recursos tecnológicos para serem executadas, o que facilita muito esse modelo de serviço.
A grande dificuldade, porém, é a aquisição de clientes. Com alguns passos simples é possível acertar na estratégia e conquistar o seu público-alvo. Confira:
Estude o perfil do seu cliente
Avalie as empresas que já atende para identificar qual é o seu potencial cliente. Você atua mais com declaração de imposto de renda, apuração de impostos ou gestão contábil? As empresas são do Simples Nacional ou do Lucro Presumido?
É essencial definir o público-alvo (baseado no perfil dos atuais clientes), identificar quais são as tarefas que você desempenha melhor e os nichos que consegue atender. Assim, será possível criar a estratégia certa para conquistar novas empresas para o escritório.
O contador também pode realizar webinars para esclarecer as dúvidas dos potenciais clientes e criar credibilidade para a sua marca.
Divulgue a empresa
É muito importante criar um site para o escritório contábil, independentemente do tamanho do seu negócio. Ele funciona como um cartão de visita para os potenciais clientes. O Contábil 10, por exemplo, é um canal prático e acessível para a criação de páginas específicas para esse segmento.
Também é fundamental utilizar outras ferramentas para realizar a divulgação da empresa, como páginas no Facebook e LinkedIn. As pessoas estão cada vez mais conectadas a essas mídias e isso pode facilitar bastante a aquisição de clientes.
Para isso, você deve investir em anúncios gratuitos e pagos nessas mídias. Esses últimos geram um maior alcance para a marca e permitem a seleção do perfil ideal da pessoa que verá a publicação, sem que o escritório precise gastar muito em divulgação.
Ofereça um bom atendimento
Um diferencial no trabalho contábil é a qualidade do atendimento oferecido. Afinal, seguir as regras da legislação é uma commodity, por isso, todos os profissionais contábeis devem prestar esse serviço. Sendo assim, é necessário encontrar características que tornem o seu trabalho melhor do que o dos concorrentes.
Uma maneira de atrair mais clientes e mantê-los fiéis à sua empresa é por meio da eficiência e agilidade no atendimento. Os gestores estão sempre ocupados e não podem esperar muito tempo para receberem uma resposta. Para tanto, você pode utilizar a tecnologia a fim de auxiliar na comunicação com os clientes.
O Skype, por exemplo, pode ser utilizado para reuniões remotas de modo a esclarecer as dúvidas dos empresários ou solicitar os materiais necessários para o trabalho. O WhatsApp para negócios também permite um contato mais rápido e direto entre o profissional e as empresas. Isso ajuda a criar uma relação de confiança e parceria.
Mostre sua competência técnica
Qual é o valor que o seu trabalho leva aos clientes? É imprescindível que as empresas tenham confiança no desempenho do contador e nas informações que ele repassa. Por isso, o profissional precisa acompanhar as mudanças da legislação, participar de cursos de capacitação e eventos da área.
Além disso, o contador deve saber resolver os problemas dos clientes da melhor maneira, aliando o cuidado com a legislação e os custos para a empresa. Mostrar a competência técnica é uma forma de atrair a atenção de novos clientes para o seu negócio.
Se o seu foco é buscar a recuperação de crédito, por exemplo, é possível apresentar os valores obtidos para outras companhias, a fim de mostrar a importância do trabalho. Já uma atuação em consultoria tributária para diminuir o pagamento de impostos pode auxiliar na redução de custos para a empresa, característica que pode ser bem avaliada pelo gestor.
Busque recomendações
Peça aos seus clientes para que forneçam um depoimento sobre o seu trabalho no site e nas redes sociais da empresa. Essa prática contribui para que outros empresários tenham confiança na sua atividade e busquem o auxílio que precisam no seu negócio.
Essa é uma estratégia simples de marketing que pode gerar muitos resultados para quem trabalha com home office na contabilidade. Além disso, você pode solicitar que os clientes indiquem o seu trabalho para outros parceiros de negócio. Dessa maneira, você conseguirá aumentar a cartela de empresas atendidas.
Invista na infraestrutura
A atividade home office pode gerar economia para a empresa, que não precisa gastar com o aluguel de uma sala, limpeza do espaço e todo material de escritório. Contudo, isso não significa que você possa deixar de pensar em uma infraestrutura mínima para desempenhar as atividades.
Portanto, crie um espaço dentro de casa para transformá-lo em um miniescritório, com mesa e cadeiras adequadas. A iluminação também é um fator importante nesse processo, pois ajuda você a se manter estimulado durante todo o dia.
Outra maneira de controlar a produtividade é por meio da utilização de aplicativos. O Toggl, por exemplo, é uma ferramenta prática e que monitora tudo que você faz durante o dia de trabalho. Ele permite, inclusive, a separação das tarefas por nome do cliente e projeto.
Isso auxilia o contador a se manter focado durante todo o dia e ter mais produtividade. Também é importante utilizar um serviço de internet de boa qualidade para desempenhar todas as demandas do negócio.
Use um software eficiente
Se você busca uma atuação diferenciada no segmento contábil, é imprescindível utilizar um software especializado. Ele ajuda você a diminuir a carga de trabalho burocrático, levando automação para as tarefas mais simples.
A solução facilita o gerenciamento das rotinas fiscais, a precisão das informações e o contato com os clientes. Os dados podem ser enviados para a nuvem, evitando que o seu computador fique sobrecarregado. Isso também aumenta a segurança das informações sigilosas das empresas.
O software de gestão contábil ajuda você a ter mais tempo para fazer controles, análises financeiras e esclarecimentos aos clientes. Além disso, ele permite que você ofereça bons serviços com preços acessíveis, já que muitas operações serão automatizadas.
Enfim, ao adotar essas estratégias será possível obter todas as vantagens do trabalho home office na contabilidade. A empresa poderá conquistar mais clientes, ampliar os lucros e utilizar a tecnologia para gerenciar os arquivos contábeis!