Nichos da contabilidade: descubra como escolher o seu!

Nichos da contabilidade: descubra como escolher o seu!
4 minutos de leitura

A maioria dos escritórios ou empresas de contabilidade atuam no mercado de forma generalizada, ou seja, prestam serviços para empresas de qualquer ramo. Mas isso tem mudado com os anos: hoje, uma das grandes tendências dos profissionais contábeis é estudar os nichos da contabilidade para escolher em qual se especializar.

Segmentar o campo de atuação escolhendo um setor específico permite aumentar a qualidade dos serviços prestados, pois facilita o desenvolvimento de estratégias competitivas para os clientes. Consequentemente, isso aumenta as possibilidades de fidelização e melhora o faturamento do seu escritório.

Diante de tantas áreas para optar, porém, como escolher o nicho mais adequado para os seus serviços? Se essa é a sua dúvida, fique tranquilo! Neste post, mostraremos o que é contabilidade de nicho, quais os setores existentes e quais as melhores técnicas para escolher o mais vantajoso para você.

O que é contabilidade de nicho?

A contabilidade de nicho consiste na segmentação do ramo de atuação do escritório ou empresa contábil. Ao fazê-lo, os contadores passam a trabalhar com um grupo de pessoas ou empresas com características, objetivos e problemas similares.

Essa necessidade surgiu principalmente da crescente globalização do mercado: para se destacar em um meio cada vez mais competitivo e modernizado, as empresas precisam de estratégias bem focadas e objetivas.

Como a contabilidade atua na tomada de decisões e na estruturação de projetos, os profissionais também precisam se especializar em um ramo para serem capazes de garantir o sucesso de seus clientes. Vale lembrar que ser especialista é um grande diferencial, pois as empresas do seu nicho sempre optarão por serviços especializados em vez de prestadores generalizados.

Quais são os principais nichos da contabilidade?

Empresas de todos os ramos e tamanhos precisam de serviços contábeis. Por isso, a lista de nichos que a serem escolhidos é bastante ampla. Nos tópicos abaixo, listamos alguns exemplos de nichos e mostramos como a contabilidade especializada pode atuar em cada um deles.

Agropecuária

A agropecuária consiste em um conjunto de atividades rurais relacionadas à produção vegetal (agrícola) e à criação de animais (pecuária). Esse nicho envolve o controle eficiente e o bom gerenciamento do agronegócio.

Muitos gestores misturam despesas pessoais às da empresa, não apuram lucros adequadamente, não têm organização financeira e sofrem perdas pela falta de cálculo da depreciação, amortização e exaustão em seu patrimônio. Todas essas necessidades tornam o contador especialista na agropecuária um diferencial competitivo para os negócios do ramo.

Comércio varejista

No varejo, há um constante fluxo de mercadorias envolvendo estoque, entradas, saídas, reposições, etc. Consequentemente, a burocracia desse tipo de comércio se torna extensa, pois há um grande número de notas fiscais a serem emitidas e registros a serem efetuados.

Nessa área, a contabilidade especializada é capaz de organizar melhor a gestão documental e aprimorar o controle dos recursos, das finanças e dos investimentos para tornar o negócio mais rentável, além de tornar mais benéfica a tomada de decisões pelos gestores.

Área da saúde

A área da saúde é abrangente, incluindo clínicas e consultórios médicos, odontológicos, veterinários, ortopédicos, entre outros. Entretanto, profissionais do segmento encontram dificuldades principalmente no seu enquadramento fiscal, na condução do fluxo de caixa e na declaração de impostos, o que é uma ótima oportunidade de atuação para os contadores especializados.

E-commerce

Lojas virtuais são bastante promissoras: por consistirem em um ramo novo que está em constante expansão, os empresários ainda têm dúvidas sobre as licenças e documentos necessários para iniciar o negócio.

Além de auxiliar os gestores na abertura do e-commerce, os contadores especializados em e-commerce devem conhecer os melhores indicadores de desempenho para mensurar os resultados desse tipo de comércio, fornecendo todo o suporte necessário para a tomada de decisões acertadas.

Como escolher o melhor nicho para atuar?

Cada ramo exige um foco diferente dos contadores, o que torna a contabilidade especializada mais visada pelas empresas. Antes de decidir em qual nicho atuar, porém, é preciso saber qual dele é o mais adequado para os seus serviços.

Entenda os tipos de segmentação

O primeiro passo é determinar como você realizará a segmentação, considerando características das empresas que a tornam mais acessíveis ao seu negócio. Os tipos de segmentação são:

  • geográfica: atendimento às empresas instaladas em uma área, como na sua região, estado ou cidade;

  • porte: relaciona o tamanho da empresa ou a quantidade de notas fiscais que serão emitidas com a capacidade de atendimento de seu escritório ou empresa contábil;

  • setor: ramo de atuação dos clientes com os quais você está mais familiarizado;

  • estágio: avalia se os serviços serão focados na abertura de novos negócios ou no suporte daqueles já ativos.

Aplique ferramentas de análise

Existem táticas que ajudam os contadores a compreender melhor a situação dos serviços contábeis no mercado em que estão inseridos. São duas as principais ferramentas: a Matriz BCG e a análise SWOT.

A Matriz BCG relaciona a sua participação de mercado com o crescimento deste, permitindo encontrar os serviços que podem gerar mais receita com menor investimento. Já a análise SWOT estuda a empresa em seus aspectos internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e possíveis ameaças).

Quando combinadas, essas duas estratégias permitem obter um raio X do seu escritório contábil, permitindo entender quais nichos serão mais lucrativos e em quais você será capaz de prestar serviços de qualidade.

Verifique seus atuais clientes e seu histórico

Confira a sua carteira de clientes regulares e separe-os por área. Se uma parte significativa de seus clientes (40%, por exemplo) for de um mesmo setor, esse pode se tornar o nicho em que você se especializará.

Essa é uma tática que fornece uma vantagem de mercado, pois você já possui experiência na prestação de serviços contábeis nessa área específica. Assim, é possível manter seus clientes consolidados e buscar contatos que podem expandir sua rede de influência.

Pesquise o mercado de cada nicho

As dicas acima são muito importantes para ajudar você a entender o perfil do seu escritório e dos seus clientes, mas é preciso ter em mente que nem sempre o segmento que você está acostumado a atender é o mais vantajoso para o seu negócio. Por isso, é fundamental estudar o seu mercado para se certificar de que ele vai permitir o desenvolvimento do seu escritório contábil.

Siga os passos anteriores e faça uma seleção dos nichos mais promissores. Depois, colete dados sobre a situação e as características de cada um desses setores. Veja algumas ações que podem ser tomadas:

  • participe de eventos, fóruns, congressos e workshops dos setores;

  • visite associações comerciais;

  • entre em grupos de redes sociais dos nichos pré escolhidos;

  • procure o SEBRAE para saber mais sobre cada um dos setores;

  • converse com os devidos sindicatos.

Como você viu, os nichos da contabilidade são amplos, mas não existe um que seja necessariamente mais vantajoso do que outro: é preciso realizar as etapas explicadas para descobrir qual é a opção mais adequada para seu escritório ou empresa contábil.

Quer continuar aprimorando suas ações? Veja este Webinar que preparamos para ensinar você a deixar seu negócio mais estratégico e rentável para 2018. É gratuito!

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!