Sabemos que hoje as redes sociais têm sido as melhores plataformas para comunicação, divulgação de produtos ou serviços, além de networking. De fato, a cada dia que passa, as pessoas e até grandes empresas têm investido nessas ferramentas para ampliar o mercado que deseja conquistar. Já imaginou uma ferramenta que te proporciona a oportunidade de se divulgar e ter um ótimo networking direcionado para a sua área profissional?
Neste post, vou falar com você sobre uma plataforma incrível e que vem a cada vez mais ajudando diversas pessoas e empresas no mercado profissional. Como já mencionei antes, estou falando do LinkedIn.
A plataforma foi desenvolvida para revolucionar o mercado corporativo, pois o seu objetivo é fazer com que as pessoas se conectem e ajudem uns aos outros na evolução profissional.
O que é o LinkedIn?
Linkedin é uma rede social – a empresa prefere se chamar de rede profissional – voltada para relacionamentos profissionais que pode ser usada para encontrar emprego, anunciar vagas, fazer parcerias e networking.
Atualmente com mais de 500 milhões de usuários, ela é considerada a maior rede social para profissionais que existe.
A plataforma conta com mais de 300 milhões de usuários ativos no Brasil, que é um dos países que mais troca experiências profissionais através do site. E como ela está disponível em 24 idiomas e abrangendo usuários de 200 países, permite que você estabeleça muitas conexões com outros profissionais que sejam relevantes para o seu negócio.
Mesmo algumas pessoas falando que ela pode melhorar na usabilidade, a plataforma se mantém firme e forte no que se propõe a fazer – que é conectar profissionais e empresas.
Benefícios do LinkedIn:
- conectar profissionais de todo o mundo;
- conectar amigos profissionais;
- compartilhar conteúdos;
- trocar experiências sobre o mercado de trabalho;
- promover a si mesmo (marketing pessoal) ou a sua empresa;
- facilitar a busca por profissionais capacitados e empresas.
Qual a importância do LinkedIn para contador?
Essa rede de networking pode funcionar como um canal de novas possibilidades de negócios. Sua empresa contábil pode divulgar informações que agregam valor à marca, ampliar os contatos e fazer com que a empresa se torne uma referência de employer branding – empresa que as pessoas sonham em trabalhar.
Mas assim como todas as redes sociais, o foco do LinkedIn é o engajamento e a interação. Por isso, é tão importante ter um planejamento de conteúdo e marketing digital.
Sabemos que, com o avanço do mercado contábil, manter estratégias tradicionais não é mais o suficiente, é necessário estar antenado com tudo que gera maior visibilidade e valor à sua empresa.
O LinkedIn é hoje a maior e melhor ferramenta do mercado para divulgar seu trabalho e sua empresa, a ferramenta se engaja muito com a nova era de uma contabilidade digital e “webzada”.
Com certeza você já ouviu falar de contabilidade digital. Esse termo nos remete ao escritório totalmente adaptado com a realidade de hoje – a internet. É nessa pegada mais moderna que o LinkedIn se enquadra, pois você pode divulgar seu escritório e fechar negócios de onde estiver, bastando apenas fazer um planejamento de marketing e vendas estratégico e focado.
7 dicas para o contador aplicar no LinkedIn
Como toda ferramenta, precisamos saber o que realmente pode-se fazer para que a sua utilização seja feita de forma assertiva e gere resultados. Sabendo disso, darei dicas valiosas de como impulsionar sua empresa contábil e fazer com que você agregue um ótimo resultado de seu negócio.
1. Faça conexões
É comum no linkedIn ver algumas pessoas se conectando apenas com conhecidos, mas este é um grande erro, nessa plataforma é a melhor oportunidade de você conhecer profissionais de diversas áreas e lugares, assim como, ter um ótimo networking.
Acredite, a melhor forma de crescer o negócio de vocês é através de indicações, portanto, com um ótimo networking e uma boa lista de conexões, isso fica mais fácil.
2. Promova- se
Se tem uma coisa que as pessoas no Linkedin estão, é antenadas com o que suas conexões postam, então promova-se.
Se fechar negócio com um novo cliente, poste no LinkedIn , se aprender algo novo na sua área, poste no LinkedIn, se descobrir uma forma de chamar atenção de seus clientes, poste no LinkedIn.
Não tenha medo de gerar conteúdo, seja ele qual for, esteja sempre atualizando seu perfil. Pois quem não é visto, não é lembrando.
3. Faça conteúdo para o seu público
Investir em seu negócio e é a chave do sucesso, então não tenha medo de investir em conteúdo de qualidade para atrair o seu público. O futuro está baseado em um ótimo marketing.
Com o LinkedIn, sua empresa consegue entregar conteúdo a um público qualificado. Os executivos da empresa (porta-vozes) podem criar e participar de grupos de discussão, se conectar com outros executivos e até tratar de negócios. Para isso, claro, é preciso criar uma estratégia, respeitando a “etiqueta” inerente à rede.
4. Consolide sua marca no mercado
Mais do que criar um excelente ambiente de trabalho, é preciso que a empresa seja reconhecida como uma excelente empregadora. E nada melhor do que tratar deste assunto no LinkedIn. É nele que as empresas tratam de assuntos profissionais, inclusive buscando trabalho.
Crie conteúdo que reforce sempre a reputação de uma empresa empregadora. Mostre os benefícios oferecidos, publique fotos dos profissionais em ação, ofereça vagas e mesmo sendo uma empresa pequena, mostre o que sua empresa tem de melhor.
5. Faça anúncios
O LinkedIn é a melhor ferramenta para fazer anúncios e além disso com um ótimo custo benefício. É possível segmentar a entrega destes anúncios e fazer investimentos “pré-pagos”, ou seja, determinar quanto será investido.
Os anúncios são mostrados apenas aos usuários qualificados de acordo com os parâmetros estabelecidos previamente pelo anunciante, e deixam de ser exibidos no exato momento em que a quantidade de cliques contratados se finda.
6. Faça prospecção
Essa dica é muito valiosa, mais cuidado para não usá-la da forma errada!
É aconselhável não ter uma abordagem de vendedor, mas sim de influenciador.
Para tal, o contador deve participar de grupos de discussão sobre temas que têm a ver com seu universo de negócios e mostrar o quanto ele pode ajudar os membros a conhecer melhor.
Também é recomendada a criação de grupos de discussão. Por exemplo, se a empresa trabalha com a contabilidade digital, o contador pode ser o moderador de um grupo intitulado ‘O poder da contabilidade digital para o contador moderno’, onde pessoas interessadas podem conversar sobre o assunto.
7. Atualize sempre seu perfil
Se fez algum curso novo, se conquistou algo ou até mesmo se mudou objetivos na sua carreira, poste no seu perfil para que possa compartilhar as novidades com todos. Atualize sempre com fotos, conquistas e certificados que agregam ao seu currículo.
Enfim, não fique para trás
Estamos em um avanço tecnológico muito rápido e para não ficar para trás, é necessário estar atento ao novo, aceitar e adaptar-se a tal. A contabilidade digital está cada vez mais forte e o contador tradicional vai deixar de existir futuramente. Portanto, seja a diferença, faça a diferença!
Espero que tenham gostando das dicas sobre o LinkedIn e que agora você possa melhorar sua visibilidade profissional. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que logo vou responder.
Até a próxima!