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Gestão contábil e financeira: conheça 4 motivos para integrar e crescer mais!

3 minutos de leitura

Garantir que o seu negócio tenha um bom desempenho e uma gestão eficiente, é uma tarefa que requer tomada de decisões coerentes e bem planejadas. Integrar todos os setores da sua empresa com a contabilidade de algum modo, pode ser considerada uma estratégia promissora.

Considere que um empreendimento é como uma máquina: para garantir o seu funcionamento com perfeição, todas as engrenagens de seu mecanismo devem trabalhar em sincronia. Assim é com o seu negócio, se todos os setores estiverem interligados entre si e com a contabilidade, sua empresa terá muito mais agilidade nos processos e uma melhoria significativa nos resultados.

Entenda neste artigo por que a gestão financeira e a contabilidade devem andar juntas. Acompanhe!

O índice de erros pode ser reduzido exponencialmente

Diversos problemas acontecem pelo fato do contador nem sempre ter todos os documentos ao seu alcance, sem mencionar o desperdício de tempo, esforço e dinheiro necessário para encontrar soluções.

Quando a gestão financeira não envia todos os pagamentos, holerites, recebimentos, notas fiscais e outros documentos importantes para a contabilidade, não é possível alcançar um resultado final correto do balanço patrimonial, o que acaba gerando um valor impreciso nas demonstrações contábeis.

Integrar a gestão financeira com a contabilidade evita esse tipo de problema e poupa os recursos e o seu tempo, permitindo que a empresa possa focar em outras atividades mais relevantes que otimizam os seus resultados.

A integração entre os setores é fundamental

Cada setor que compõe a empresa deve entender que para a contabilidade é importante que haja organização e comunicação. Por exemplo, o setor de produção tem que saber que possuir um registro minucioso sobre as informações de custo e estoque é de extrema relevância para que a precificação seja feita de forma correta, além de ser importante para o relacionamento com os clientes e fornecedores.

A contabilidade se baseia nestas informações para fazer a programação da reposição de matéria-prima e para estipular os prazos com os quais os clientes poderão contar. Caso a comunicação seja feita corretamente e o trabalho realizado de forma adequada, bons resultados podem ser apresentados em médio e longo prazo.

Caso ocorram divergências nas informações fornecidas pelo setor de produção, toda a operação pode ser comprometida, podendo levar a empresa até mesmo ao endividamento por conta da aquisição de matéria-prima, estoque parado ou problemas com os prazos.

É preciso melhorar o sistema de comunicação da empresa

A forma mais eficaz de garantir que a gestão financeira e a contabilidade andem juntas, é otimizando o sistema de comunicação interna da sua empresa. Caso já exista um método de comunicação entre os setores, existem formas de torná-lo ainda melhor, como através de um ERP de gestão administrativa.

Os softwares de gestão contábil permitem que todos os setores da empresa fiquem interligados através de um mesmo servidor, compartilhando informações em tempo real, o que aumenta a precisão na troca de informações entre a gestão financeira e a contabilidade.

Dividindo as responsabilidades

Como dissemos anteriormente, cada setor dentro da empresa tem a sua função e responsabilidade para que a empresa funcione em um ritmo. Os gestores têm a tarefa de atribuir a carga de responsabilidade para cada chefe de seu respectivo setor, fazendo-os entender a importância de que o seu trabalho seja realizado com perfeição.

Cada chefe de seu setor deve entender que a qualidade das informações fornecidas é crucial para que a contabilidade possa desempenhar a sua função e, é claro, cumprir com a sua responsabilidade.

Esta tarefa requer comprometimento de toda a equipe envolvida na operação, incluindo os gestores, chefes de departamentos, funcionários e colaboradores.

O que achou do post de hoje? Quer continuar recebendo informações sobre gestão financeira e sistemas contábeis? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog!

Geordânia Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Pessoas e MBA em Controladoria e Finanças; Com experiência de 16 anos na área financeira. Produtora de Conteúdo sobre assuntos Financeiros, Professora em Cursos de Gestão Financeira e Gerente de Produto dos sistemas Fortes Financeiro e Fortes Compras e Estoque.

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