Gestão financeira

5 dicas indispensáveis para aumentar os lucros da empresa

3 minutos de leitura

Abrir uma empresa é muito desafiador e para mantê-la, dando uma lucratividade satisfatória, é mais desafiador ainda. É necessário muito controle para se ter um negócio rentável, onde aumentar os lucros da empresa não depende somente do crescimento das vendas, mas também de uma boa gestão.

Entenda que o sucesso da empresa não vem do dia para a noite, ele precisa de dedicação e paciência e sempre lembre que: a expectativa é diferente da realidade!

Mas calma! Apesar dos desafios diários, há algumas formas de potencializar o seu negócio e aumentar os lucros da sua empresa e é sobre isso que vamos falar hoje.

Antes de começar, você sabe o que é o lucro?

O lucro é um dos pilares essenciais que ajudam qualquer negócio a sobreviver e está associado a quase todas as áreas da empresa.

Saber o que é lucro é essencial para qualquer empresa que deseja ter sucesso no mercado.

O lucro nada mais é do que o retorno positivo de um investimento feito em qualquer natureza. Quando esse retorno é negativo chamamos de prejuízo.

Você sabe realmente medir se a sua empresa dá lucro ou prejuízo? Vamos ver a seguir.

Como você pode avaliar de sua empresa está dando lucro ou prejuízo?

O fluxo de caixa registra todas as entradas e saídas financeiras da empresa, e com ele é possível medir se sobrará dinheiro no final do mês, mas nem sempre esse dado vai conseguir mostrar a saúde financeira real do seu negócio.

A melhor forma de medir essa informação é fazendo a apuração de resultado do exercício, isso te possibilita a conhecer os números reais da sua empresa. Essa análise deve ser feita por um período de no mínimo seis meses.

Quer saber na prática como fazer uma boa Apuração do Resultado do Exercício e codo analisar os dados da melhor forma? Clique no banner e faça o download gratuito do nosso eBook!

5 dicas para aumentar os lucros da sua empresa

Agora vou te mostrar dicas de como melhorar caixa da sua empresa.

1) Defina seu público-alvo

Se você quer que seus negócios cresçam, você terá que trabalhar o seu público-alvo. Isso significa conhecer o cliente que está disposto a adquirir seu produto ou serviço, somente assim é viável conseguir alcançar os objetivos traçados e até mesmo superá-los.

2) Tenha um diferencial

Empresas que têm um diferencial de mercado têm muito mais chances de se destacar e, assim, conseguir mais clientes. Por mais que você confie no seu negócio, é preciso ter bom senso e avaliar o que você pode entregar a mais para o seu cliente além da qualidade do produto ou serviço.

Primeiro se pergunte: será que meu produto é bom mesmo? Você como cliente compraria? O que faz o público comprar na minha empresa e não no meu concorrente? Faça essa avaliação, e a partir daí você poderá ter novas ideias para ter algo diferenciado no mercado e se destacar da concorrência, aumentando suas vendas.

3) Invista em tecnologia

É de extrema importância investir em tecnologia para facilitar as análises dos resultados e a partir daí ter uma tomada de decisão assertiva.

Por mais que você goste de planilhas e até mesmo do caderninho, é praticamente impossível conseguir aumentar os lucros e fazer com que ele cresça se você não investir em tecnologia. É uma realidade ativa nas empresas e, quem não acompanha fica de fora, acaba perdendo espaço para a concorrência.

Um sistema de gestão financeira ajuda a integrar o processo do seu negócio e como consequência ajuda sua empresa a reduzir custos e aumentar sua margem de lucro.

4) Reduza gastos

Diminuir gastos ajuda a melhorar o preço do seu produto e deixá-lo mais competitivo com o mercado.

Reveja alguns planos que sua empresa aderiu e não são muito utilizados como: um plano de internet com velocidade bem acima do que é utilizado ou telefonia. Reveja também as compras para o seu estoque, será que está sendo feito compras em excesso e o produto está muito tempo parado? Sabemos que estoque parado é dinheiro parado.

Analise e deixe sua empresa com suas reais necessidades para não ter impacto negativo no final.

5) Saiba comprar

Vender é ótimo, mas a prática por si só não garante o lucro. Saber comprar é um diferencial para todas as empresas que visam lucro.

Procure sempre fornecedores que ofereçam qualidade e preço mais barato. Algumas vezes isso não se torna possível pois os fornecedores também visam lucro. Sendo assim, comprar produtos ou serviços em grandes quantidades, fará com que o  fornecedor tenha preços mais atrativos.

Bom, estas são algumas dicas para você aplicar e aumentar a margem de lucro da sua empresa. Espero ter ajudado você a enxergar melhor os benefícios que essas ações podem trazer.

Continue acompanhando dicas de como potencializar o seu negócio em nosso blog. Um abraço e até a próxima!

Geordânia Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Pessoas e MBA em Controladoria e Finanças; Com experiência de 16 anos na área financeira. Produtora de Conteúdo sobre assuntos Financeiros, Professora em Cursos de Gestão Financeira e Gerente de Produto dos sistemas Fortes Financeiro e Fortes Compras e Estoque.

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