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Precificação dos serviços contábeis: como cobrar o preço certo?

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A precificação dos serviços contábeis envolve o cálculo de uma série de fatores, como custos do escritório, valor/hora do colaborador, tempo real dedicado à atividade e a margem de lucro esperada.

Com essas informações em mãos, você consegue fazer o planejamento de acordo com a participação de cada cliente no faturamento da empresa. Além disso, devem ser considerados outros aspectos como o perfil do mercado e a proposta de valor da atividade do escritório. Quer saber como precificar os serviços de maneira adequada? Acompanhe as dicas!

Analise o custo total do escritório antes de definir precificação dos serviços

Você, contador, sabe melhor do que qualquer empresário a importância de conhecer os custos diretos e indiretos do negócio. Essa informação contribui para a saúde financeira da empresa e a precificação correta dos serviços contábeis.

Portanto, faça uma análise completa sobre os seus custos fixos e variáveis e o percentual de aumento deles de um ano para o outro — afinal, muitas vezes um contrato inicia na metade do ano e terá seu valor reajustado após um prazo pré-determinado. Então, é muito importante considerar essa variação no seu fluxo de caixa.

Além disso, é recomendável ter uma margem de segurança caso você necessite investir em equipamentos tecnológicos ou cursos de capacitação para a equipe.

Defina uma margem de lucro para o negócio

Geralmente, o mínimo recomendável para uma empresa é ter uma margem de lucro de 15% sobre o capital. Isso vai auxiliá-lo a manter as atividades e ter um dinheiro extra para eventualidades.

Sendo assim, primeiro você deve verificar qual é a margem aplicada atualmente e se ela atende às suas necessidades. Vamos ao cálculo com um exemplo:

  • Receita total: R$ 25.000
  • Custos: R$ 15.000
  • Impostos: R$ 2.000
  • Despesas fixas e variáveis: R$ 2.000

Lucro líquido = 25.000 – 15.000 – 2.000 – 2.000 = 6.000
Margem de lucro: 6.000/25.000 (Receita Total) = 0,24 X 100 = 24%

Se esse for o seu caso, será que a margem atende às suas expectativas e está dentro do mercado? O índice precisa suprir as demandas da empresa sem que o negócio apresente um valor muito superior ou inferior ao aplicado pela concorrência.


Fortes Tecnologia

Equipe de marketing da Fortes Tecnologia. O time de marketing da empresa está constantemente analisando e produzindo os melhores conteúdos sobre o gestão contábil, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão empresarial e tecnologias inovadoras. A equipe conta com o apoio de especialista em cada área e traz para o blog da Fortes, tudo que há de novidade no mundo empresarial.

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