Empresas do Simples Nacional como estratégia para o contador

Empresas do Simples Nacional como estratégia para o contador
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Todo empresário contábil quer que o seu negócio prospere, tenha alta lucratividade e performance, além de ser reconhecido no mercado. Mas, para isso, é importante que esse empresário veja o seu escritório como uma empresa de contabilidade que precisa de gestão e estratégias. E é trazer a estratégia para o centro da conversa, que hoje vou falar de contadores que enxergam potencial nas empresas do simples nacional.

Estruturar e fazer a gestão de uma empresa é uma tarefa que precisa de foco, energia, disciplina e visão. O gestor contábil precisa tomar decisões de acordo com a estratégia traçada para o crescimento da sua empresa e o alcance de maior lucratividade, isso tudo alinhado com as premissas de propósito, valores, visão e missão. 

E nessa jornada de gestão, a gente encontra a estratégia de segmentação como um ponto de questionamentos e dúvidas da maior parte dos empresários contábeis. Se é positiva ou negativa, e quando pode ser positiva e negativa.

Entre muitas estratégias, os modelos de segmentação podem ocorrer desde a escolha em atender os clientes que trabalhem com determinada atividade, até aquele empresário contábil que decide segmentar de acordo com o regime de tributação. 

Inclusive, algumas empresas contábeis fazem a segmentação da sua carteira de clientes de acordo com a atuação de mercado dos clientes, como empresas de comércio ou empresas de serviço. Essa também é uma estratégia que pode ser levada em consideração pelo empresário.

Nesse artigo, nós vamos entender mais sobre a estratégia de segmentar por regime de tributação, mais especificamente sobre a escolha do Simples Nacional como um caminho para aumentar a performance de uma empresa de contabilidade.

Quais são as empresas do Simples Nacional?

A gente sabe que regime de tributação é um conjunto de regras e normas regulamentadas por lei, que estabelece a forma como serão apuradas e tributadas as empresas que exercerem suas atividades.

O Simples Nacional é um tipo de regime tributário que foi desenvolvido especialmente para empresas de pequeno e médio porte, visando a simplificação do processo de apuração, tributação e arrecadação desses negócios que, por serem de menor porte, precisam de economia tributária e simplificação na burocracia.

As empresas do Simples Nacional são aquelas em que as micro e pequenas faturam até R$ 360 mil por ano e as de pequeno porte (EPP) faturam no máximo R$ 4,8 milhões anualmente. Além de um teto baixo para faturamento, elas pagam praticamente todos os impostos por meio de uma única guia. O que facilita muito na gestão contábil e fiscal.

E será nos debruçando sobre a segmentação de empresas contábeis por meio da escolha de regimes de tributação, mais especificamente com a escolha do Simples Nacional, que nós vamos entender quais os pontos fortes e fracos e como essa estratégia pode impactar de forma positiva e negativa. 

Por que as empresas do Simples Nacional são uma boa estratégia para as empresas contábeis?

Teoricamente, segmentar é uma estratégia muito positiva. E eu considero que na prática também, porém com algumas ressalvas que precisam ser levantadas pelo empresário contábil no momento da decisão.

Ao segmentar, uma empresa de contabilidade pode se tornar uma grande autoridade para aquele nicho, seja por atividade ou regime de tributação. E ao se tornar uma autoridade em um determinado nicho, você se torna um grande especialista.

Assim acontece para quem opta segmentar pelo regime de tributação do Simples Nacional. É uma estratégia onde todo o seu tempo e da sua equipe estará dedicado a atender clientes desse segmento e a estudar todo conteúdo que está relacionado às empresas que fizeram essa opção.

Os processos internos da empresa contábil também se tornam ainda mais eficientes, visto que todo o desenho de fluxo será baseado em rotinas muito semelhantes para cumprimento de conformidades, entregas para clientes e também consultorias.

Baixa complexidade operacional

Mas você pode estar se perguntando: “Porque eu escolheria o Simples Nacional?”. Eu vou te dizer agora!

O Simples Nacional pode ser uma estratégia para que você escale a sua empresa de contabilidade por conta de algumas características que possibilitam maior produtividade a baixo custo. 

Por ter uma menor complexidade operacional, você consegue estabelecer rotinas mais fáceis de serem cumpridas para o fisco por meio da sua equipe. É um regime simples de ser desenhado e que atende a clientes que, normalmente, têm uma demanda de trabalho técnico menor que os demais.

Além disso, para esse cumprimento, você também pode investir em robôs que, facilmente, vão executar as demandas previsíveis e assim liberar tempo para o seu operacional agarrar uma carteira de clientes ainda maior. 

Os robôs são recursos tecnológicos disponíveis para empresas de contabilidade com modelo digital, que fazem investimentos para aumentar a agilidade no cumprimento das tarefas do dia a dia. Essa automatização impacta diretamente na satisfação do cliente e na estruturação da carteira do time

Por ter uma equipe que agarra uma carteira maior de clientes, entregando o mesmo serviço com alta qualidade, a sua empresa de contabilidade passa a ter uma maior performance, gerando assim mais lucratividade nos resultados.

Esteira de produtos

Um outro ponto muito positivo para quem segmenta pelo Simples Nacional é a possibilidade de monetização por esteira de produtos que geram soluções complementares. 

Como as empresas do simples nacional normalmente são de pequeno e médio porte, elas não possuem estrutura para setor de gestão, setor financeiro e outros, o que acaba gerando uma demanda muito grande para o empresário que acaba não cumprindo com a eficiência necessária.

Mas também tem aquelas empresas enquadradas nesse regime que, mesmo com algumas limitações, investem, por exemplo, em pessoas para fazer a gestão financeira, dos recebimentos aos pagamentos e controle de fluxo de caixa. E isso aumenta as despesas mensais.

Dentro desse universo, você pode oferecer também serviços complementares, recorrentes e não recorrentes, como: 

  • o BPO Financeiro 
  • Consultoria e Gestão 
  • Consultoria em Precificação 
  • Planejamento Tributário, e 
  • outros que agregam valor aos negócios dos clientes e geram maior monetização para a empresa contábil. 

A segmentação precisa ser total ou parcial?

Segmentar no Simples Nacional é uma estratégia que também tem alguns pontos que podem atrapalhar o crescimento do escritório. E é sobre isso que eu vou falar agora. 

Imagine que você segmentou 100% em negócios do Simples Nacional e que um cliente, dono de um grupo de empresas, entra em contato com você para levar as empresas dele para o seu escritório contábil. Mas, na negociação você descobre que das 5 empresas desse cliente, 4 são Simples Nacional e uma é lucro presumido. E agora? O que você vai fazer?

Agora vamos para uma segunda suposição. O seu cliente tem duas empresas no Simples Nacional e o seu escritório contábil presta serviços para as duas. Porém, a filha desse cliente vai abrir um negócio com ele e faz questão de que você preste os serviços contábeis. Mas neste caso, essa nova empresa será no lucro presumido. E agora? Você vai rejeitar a empresa?

Eu vou trazer agora uma terceira situação. A empresa do seu cliente está no Simples Nacional, mas após desenvolver um planejamento tributário, você identificou que essa empresa é mais viável, do ponto de vista tributário, no lucro presumido. E agora? O que você vai fazer? Vai dizer ao seu cliente que precisa cancelar o contrato com ele por que a empresa mudou de regime de tributação?

Segmentar completamente tem alguns riscos. Seja por regime de tributação como foram os exemplos anteriores, seja por atividade econômica onde um determinado segmento pode entrar em crise e toda carteira da empresa de contabilidade ficar refém.

O que eu deixo como reflexão para você é a possibilidade da estratégia de segmentar parcialmente. Você vai ter as empresas que prevalecem na sua carteira, de acordo com o segmento de mercado ou o regime de tributação que você vai escolher, e terá também aquelas outras que você vai atender dentro de um grupo secundário. 

E o mais importante, veja o seu negócio contábil como uma empresa de contabilidade que precisa de gestão, estratégias e visão empresarial. Dessa forma você vai conseguir destravar cada vez mais o seu negócio, gerando mais resultados para os clientes e alçando voos ainda maiores.

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