CRM para contabilidade: Saiba como aplicá-la de forma correta

CRM para contabilidade: Saiba como aplicá-la de forma correta
4 minutos de leitura

Um CRM para contabilidade é uma ferramenta bastante poderosa. Quando bem empregada, costuma potencializar o relacionamento com os clientes e aqueles com grande potencial. Não raro, o resultado é um número de fechamento de contratos cada vez maior.

Este artigo fala exatamente a respeito desse assunto. Ao ler o texto, você verá o conceito de CRM na contabilidade, saberá quais são as vantagens de implementá-lo e, por fim, conhecerá importantes recomendações a serem observadas antes da contratação do sistema.

Prossiga e leia tudo agora mesmo!

O que é um CRM para contabilidade?

Antes de qualquer coisa, necessitamos compreender o que é CRM. Em uma interpretação literal para o inglês, CRM significa Customer Relationship Management, que quer dizer gerenciamento de relacionamento com cliente.

O relacionamento com os clientes é algo habitual em quase todos os departamentos de uma empresa. Na verdade, essa é a nossa natureza. Poucas pessoas não necessitam fazer isso de maneira contínua para não apenas vender, mas também agradar ao comprador.

No entanto, isso não se aplica às empresas que trabalham com contabilidade. Relacionamentos fortes com os consumidores são a chave para o sucesso. Isso não é apenas para retê-los, mas também para torná-los evangelizadores da marca, sugerindo novos consumidores para a empresa.

Quando isso acontece, sem dúvida temos uma situação muito promissora que normalmente todos os líderes procuram. Os feitos práticos são uma diminuição do CAC e abreviação do ciclo referente ao processo de vendas. É nisso que um CRM para contabilidade de fato se concentra.

Consequentemente, entenda que o sistema possui vários fatores importantes para a gestão adequada do seu negócio, como estratégias, políticas, análise e ação.

Todos esses componentes esclarecem o que é CRM e como ele se relaciona com a satisfação do cliente, além de como elevar as vendas de um escritório de contabilidade. Ou seja, é aumentando e melhorando o relacionamento com o cliente.

Quais são as vantagens para um escritório de contabilidade que utiliza um CRM?

Acompanhe, a seguir, os benefícios de implantar um CRM para contabilidade.

Simplifica a jornada do cliente

Com base na utilização do conceito e das ferramentas de um sistema CRM, não há incertezas de que um procedimento de vendas eficiente depende de como a companhia leva o consumidor ao fechamento.

Para isso, é essencial conhecer a jornada inteira do consumidor, na qual o escritório de contabilidade identifica todas as etapas que o potencial cliente deve passar antes da celebração de um contrato.

Nesse sentido, o CRM é a ferramenta ideal, pois fornece ao escritório todos os dados necessários para medir os problemas emergentes em todas as etapas do processo. Assim, ele consegue trabalhar cada uma dessas etapas com uma eficiência muito maior, pois a visibilidade do fluxo se torna bem mais clara para todos os envolvidos.

Desenvolve o relacionamento

O contato com o cliente é um processo que exige muito esforço das estratégias de marketing. A maioria das pessoas espera receber produtos e serviços gratuitos em algum momento da jornada de compra, por exemplo.

Quanto a isso não há problema, mas, em empresas de contabilidade, ofertar serviços sem custo não é lá muito fácil. Assim, quanto maior for o número de informações que você possuir acerca de seu consumidor, melhor ele será entendido. Portanto, sua empresa poderá responder ainda melhor às expectativas dele.

Aumenta a organização e a produtividade

Escritórios de contabilidade precisam lidar com quantias enormes de impostos e documentação fiscal. Olhando de outra forma, o CRM em um escritório é sempre uma excelente ferramenta para ajudá-lo a organizar sua rotina. Isso porque, dentre as funções, estão o gerenciamento e armazenamento de arquivos.

Que dicas podem ser usadas na implementação de um CRM para contabilidade?

Veja, agora, as principais funcionalidades que um CRM deve ter para atender a um escritório de contabilidade. 

Testes gratuitos

Ninguém é muito afeito a fazer compras desse tipo sem realizar um teste antes. Para uma resolução tão significativa quanto implantar um CRM, escolha uma oferta que ofereça algum tempo de teste. O chamado “período de teste” é um momento crucial em que você pode verificar o sistema em ação. Mas observe mais do que apenas isso.

Verifique se a interface é fácil de usar, se a facilidade de uso é boa e se há uma organização bastante clara das suas funções. Consequentemente, você estará mais confiante em sua escolha e terá mais um tanto de informações quando o departamento de vendas mostrar formalmente o CRM.

CRM em nuvem

Com todas as conveniências que a internet tem para oferecer, não há razão para que o CRM que você contratou seja utilizado com instalação direta nas máquinas. Isso também impede que os funcionários trabalhem em outro lugar.

Um bom sistema CRM é baseado em nuvem, e, apenas com login e senha, você pode acessar o sistema de qualquer parte do planeta. Claro, é preciso uma boa conexão com a internet para poder acessar tudo o que você precisa e realizar todas as tarefas sempre que quiser.

Registro de oportunidades perdidas

É ótimo que você saiba o que está fazendo para atrair clientes e fechar vendas. Mas, se não conseguiu vender, o que fez de errado? Saber os motivos pelos quais você perde oportunidades é outro recurso significativo do sistema.

Ter o porquê mapeado é um bom exercício para a equipe de vendas ajustar o tom, caso seja preciso. Com as informações fornecidas pelo sistema CRM, todos podem encontrar uma solução comum para suprimir os gargalos do processo e oferecer maiores benefícios ao cliente.

Personalização de planos

Normalmente, não são todas as funcionalidades oferecidas por um CRM que fazem sentido para um escritório de contabilidade, a depender de seu foco de atuação. Dessa forma, é interessante entender bem o sistema ao longo do tempo para adicionar os módulos necessários à melhora do processo de conversão dos prospects.

É fundamental que quem está prospectando possua diferentes tipos de planos para responder a diferentes níveis de motivações. Analise-os um por vez e veja qual deles tem mais aplicabilidade em seu trabalho. À medida que os procedimentos crescem, e a relação com o CRM melhora, você pode atualizar o plano que você tiver escolhido.

Utilizar um CRM para contabilidade traz inúmeras vantagens competitivas para um escritório. O modo de se relacionar com o cliente muda totalmente e é potencializado. Como consequência, as chances de novos fechamentos de negócio aumentam, e o faturamento pode elevar-se consideravelmente.

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