Consultoria contábil: saiba como sair dos relatórios tradicionais

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Por que ser um consultor contábil? Na prestação de serviço de uma maneira geral, entregar valor para o cliente e conseguir cobrar adequadamente por isso é um desafio constante, podendo incluir até estratégias de marketing e inteligência de mercado.

Para a prestação de serviço contábil não é diferente. Em busca dessa entrega de valor, muitos profissionais contábeis procuram o que seria relevante para as empresas de seus clientes e como a contabilidade pode oferecer essa resposta.

Pensando nisso, vamos ver agora alguns caminhos para conseguir ou pelo menos despertar algo que fale com esse empresário.

Ofereça informações que falem da continuidade do negócio

O relatório de fluxo de caixa, método indireto, responde a muitos questionamentos de como se comportou a operação que levou ao resultado demonstrado. Mas para a maioria dos empresários, o que importa é como conseguir maximizar os lucros nos períodos seguintes. Para isso entra a parte do “Contador Consultor”, onde é possível oferecer uma projeção simulando cenários mais favoráveis de acordo com a operação do negócio dele.

Contudo, para falar do negócio de alguém é necessários de fato saber como funciona, detalhes como giro do estoque e negociações com fornecedores, lançando mão de conceitos como origens e aplicação de recursos para que a simulação apresentada seja o mais dentro da realidade possível.

Imagine você, enquanto contador chegar para seu cliente e ofertar a seguinte informação: “-Estive analisando sua operação e vi que se você conseguir mais 30% de prazo com seus fornecedores, será possível investir na expansão da nova loja, sem precisar de empréstimos”.  Isso é oferta de inteligência de negócios e nos trâmites das operações. Há um bom público para isso.

Na busca destas informações relevantes é necessário exercitar o pensamento prático. Pense no  objetivo e como fazer para alcançá-lo, neste primeiro momento minimize as dificuldades e foque nos esforços necessários da forma mais prática possível. Essas respostas serão as insumos para as informações que você poderá ofertar para seu cliente.

Entregue a informação da forma atrativa

Uma informação relevante não pode ser entregue de qualquer maneira. E é nessas horas que bom e conhecido Philip Kotler vem nos apoiar, afinal: “Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”

A dica é pegar os números e sair da roupagem dos tradicionais relatórios contábeis, balanços, balancetes e demonstrações em forma de lista. Deixe tudo visual, lance mão dos gráficos e ilustrações mais claras possíveis, enxugue a parte técnica e apresente os resultados ou a projeção deles e como fazer para alcançá-los.

Quanto mais importante for a informação, mais presente você tem que estar quando ela for entregue. Vídeo conferências são práticas e modernas, mas sua presença e olho no olho dará mais peso a sua entrega. 

Agora confira 7 dicas para aumentar a produtividade do seu negócio.

Ivanise Magalhaes

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