Fazer a conferência de informações é uma das principais rotinas nos escritórios contábeis. Sabemos que esse processo é essencial para não correr o risco de erros e estar passível de pagamento de multas. Evite os erros e conheça os benefícios em ter um Analisador Fiscal, uma das principais funcionalidades integradas ao Fortes Fiscal.
Segundo a pesquisa SLM Advogados, 95% das empresas brasileiras enviam documentos eletrônicos com erros ao Fisco. A amostra revela que o grande volume de erros vem aparecendo na medida em que a fiscalização ficou mais rígida, com a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
Neste post, vamos explicar:
Além dos frequentes erros pelo processo manual e operacional, muitas vezes, o usuário ainda perde um tempo relevante ao executar esse processo na conferência de dados. A perda de tempo com o processo manual faz com que o trabalho fique cada vez mais operacional e menos estratégico, levando até três dias para conferir todos os documentos fiscais.
Por isso, é importante ter um sistema que faça a análise fiscal para que irá reduzir o tempo e o desgaste na conferência das informações fiscais da empresa. Um processo que leve todo um dia de trabalho, você pode levar até poucas horas, através de um sistema integrado.
Através do Analisador Fiscal, completo em nossos sistemas e sem custo adicional, por exemplo, o sistema detecta automaticamente as informações incorretas e erros que possam passar despercebidos durante o processo de escrita fiscal.
Veja agora alguns benefícios da utilização da ferramenta:
Com o analisador é possível analisar se os CST’s PIS e COFINS informado nos documentos fiscais é compativel com a regra definida pelo NCM do item. Com isso, automatiza a conferência se os produtos estão com a tributação correta.
Por exemplo: Se o NCM do produto for monofásico e por ventura no lançamento determinado produto estiver como tributado, o sistema apresentará onde está o erro e já corrige automaticamente os lançamentos.
Buscando antecipar as correçoes necessárias antes de iniciar o processo de validação no PVA, o analisador alerta quais cadastros de participantes e produtos estão incompletos ou com inconsistências e poderá corrigir diretamente os pontos de inconsistências.
Identifica quais os lançamentos estão com preenchimento de ICMS ou IPI incompativel com o CST, ou seja verifica se o CST informado nos produtos obriga o recolhimento ICMS ou IPI e o campo está devidamente preenchido. Com isso, o sistema informa ao usuário se o documento foi escriturado de forma correta ou não.
Outro benefício trazido pela ferramenta é a verificação dos lançamentos dos documentos fiscais, informando ao usuário possíveis inconsistências no CST de PIS e COFINS. Por exemplo se o CST de PIS/COFINS informado para a devolução está de acordo com as regras do Guia Prático. Evita os principais erros na validação do SPED Contribuições.
Quer saber como ter essa funcionalidade integrada em seu sistema e sem custo adicional por isso? Entre em contato conosco e te ajudaremos a ter essas ferramenta, melhorando o seu tempo e evitando erros.
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