Plano de Contas Referencial: 1º passo para o SPED Contábil e SPED ECF

Plano de Contas Referencial: 1º passo para o SPED Contábil e SPED ECF
3 minutos de leitura

Um dos principais pontos de atenção na geração do SPED Contábil é o correto relacionamento das contas contábeis da empresa ao plano de contas referencial da Receita Federal. Afinal, ele é o ponto de partida para todas as informações que serão recuperadas no SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

Por isso, através de uma ferramenta prática e de fácil acesso, “Vincular Plano de Contas Referencial”, os clientes Fortes poderão fazer o “De… Para” do seu plano de contas, para o plano de contas referencial.

Como fazer a vinculação?

Para acessar a rotina, basta ir em: Utilitários – Vincular Plano de Contas Referencial.

Em uma tela totalmente interativa serão feitos os vínculos das contas do seu plano de contas às contas do plano de contas fornecido pela Receita Federal.

Para fazer os vínculos, é bem simples:

  1. Escolha o plano de contas referencial que a empresa adota
  2. As contas que estão na cor vermelha destacada, são aquelas que possuem movimento e precisam ser mapeadas, para isso, você selecionará a conta equivalente no plano de contas referencial e clicará na opção “Vincular”.
  3. Caso exista algum mapeamento errado, vc pode clicar em Desvincular
  4. Feito todos os mapeamentos, basta clicar no botão de Salvar (F9)
  5. Pronto! Sua conta já estará vinculada!

Basta repetir o procedimento em todas as contas que estão em destaque cor vermelha, que o seu mapeamento estará finalizado para prosseguir na geração do SPED Contábil e SPED ECF.

Caso deseje conferir as vinculações, basta acessar: Cadastro>Plano de Contas>Plano de Contas Referencial.

OBS 1: Existe um plano de contas referencial para as entregas anteriores a 2013 e outro para o período a partir de 2014.
OBS 2: O plano de contas referencial deverá ser informado de acordo com a tributação da empresa.

Para ajudar, inclusive nas conferencias de valores no próprio SPED ECF, já que os registros de Balanço Patrimonial e DRE são todos com base no mapeamentos dos planos de contas referenciais, você pode utilizar o relatório disponivel em: Relatórios>Balancete>Plano Referencial.

É possível filtrar por contas, estabelecimentos e centros de resultados.

Para visualizar o relatório é necessário informar, no histórico da empresa, qual plano a empresa deseja utilizar de acordo com o seu regime de tributação.

Na visualização do relatório, se houver alguma conta sem vinculação, o sistema exibe a mensagem conforme imagem abaixo. Em seguida, lista as contas que não estiverem relacionadas.

Em quais registros do SPED vão essa informação?

No SPED Contábil o código de plano de contas será informado no registro I051 e no SPED ECF no registro J051 para as contas analíticas de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas do plano de contas da pessoa jurídica.

Vale ressaltar: para melhor entendimento da classificação e equivalência, o manual de orientação da ECF orienta a função de cada conta referencial, para saber mais clique aqui.

Esperamos ter ajudado você, conte com a gente caso tenha alguma dúvida.

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!