A nota explicativa são informações que visam complementar as demonstrações financeiras e esclarecer os critérios contábeis utilizados pela empresa, por exemplo: a composição dos saldos de determinadas contas do plano de contas, os métodos de depreciação, os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, entre outros. Clique e saiba mais!
Dentro do Fortes Contábil, os usuários poderão criar suas notas explicativas. Através de um modelo fornecido pelo próprio sistema, com notas já existentes em outras empresas (sincronização de cadastros) ou, caso for necessário, os usuários poderão criar seu próprio modelo de notas explicativas.
Como fazer em um sistema contábil?
1) Para começar a fazer as notas explicativas, será necessário criar uma estrutura com os itens que farão parte da nota.
Para isso, o usuário deverá ir ao menu Cadastros > Itens das Notas Explicativas.
Ao acessar a opção pela primeira vez, o sistema irá apresentar uma mensagem informando que não existem itens de notas criados e pergunta se deseja sincronizar o cadastro de itens com alguma empresa dentro do sistema que já possua a informação.
E se não existir nenhuma empresa?
2) Caso não exista nenhuma empresa com as informações desejadas, os usuários poderão sincronizar com a empresa Modelo SPED, pois a mesma possui um modelo de estrutura cadastrado.
Ao clicar em “Não” será necessário criar todos os itens da nota um a um.
3) Ao clicar em “Sim”, o sistema irá solicitar que o usuário escolha a empresa que possui o modelo desejado.
4) Ao confirmar no OK, o sistema irá mostrar os itens das notas explicativas.
Embora o modelo de nota explicativa já esteja montado, o sistema permite que o usuário adicione um novo item, edite ou exclua. Lembrando que na tela apresentada acima irão conter apenas os itens que poderão receber uma nota explicativa.
5) Após feito o cadastros dos itens, o usuário deverá alimentá-los, ou seja, inserir as notas explicativas de acordo com a sua necessidade.
Para isso será necessário acessar o menu Movimentos > Notas Explicativas.
6) Ao acessar a ferramenta, o sistema irá apresentar a tela de movimentações das notas. Para criar uma nova nota explicativa, clique em “Novo”.
O sistema irá solicitar a data para a nota explicativa. Lembrando que a mesma deverá ser apresentada juntamente com as demonstrações financeiras e o complemento das informações, que será a própria nota.
Nesse caso, o usuário deverá clicar em cima no item e no campo abaixo informar o complemento, conforme iremos mostrar na próxima imagem).
E como utilizar na vinculação de contas?
7) Outra opção que o usuário pode utilizar é a vinculação de contas. Nele é possível informar, na nota explicativa, qual a conta se refere à informação complementar.
Para adicionar uma conta, basta clicar em “Incluir”, que o sistema irá apresentar o plano de contas para que seja escolhida a conta desejada.
Após feito as movimentações da nota explicativa, basta confirmar as informações adicionadas em “OK” e anexar a mesma nos relatórios desejados.
8) Caso o usuário queira visualizar sua nota em forma de relatório, basta acessar o menu Relatórios > Nota Explicativa.
O sistema irá apresentar as informações movimentadas da nota em forma de relatório.
Para qualquer dúvida que possa surgir durante a formação da sua nota explicativa, o suporte contábil estará a disposição para ajudá-lo tanto via telefone como também via chat.