Se você trabalha com alguma empresa enquadrada com o segmento de entidade sem fins lucrativos, deve estar atento na geração da SPED ECF e em todos os seus detalhes. De acordo com o manual da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), a partir do ano-calendário 2015, todas as pessoas jurídicas imunes ou isentas estão obrigadas a entregar a ECF.
Podemos entender como entidade sem fins lucrativos, a instituição de educação e de assistência social que não apresente superávit em suas contas ou, caso o apresente em determinado exercício, destine referido resultado integralmente à manutenção e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais.
Neste post, vamos explicar:
No menu de cadastros – histórico da empresa na aba Fiscal, você deve selecionar a opção “entidade sem fins lucrativos” e em seguida classificar o tipo de entidade como mostra a imagem:
Não esqueça de informar o plano de contas referencial e o método de avaliação dos estoques na aba Contábil:
Ainda no menu de cadastros, localize a opção “Plano de Contas” onde você vai editar as contas utilizadas pela sua empresa e vincular ao plano de contas referencial:
Para montar a DRE, acesse o menu de Movimentos – DRE/Apurações Diversas onde você realizará a apuração do resultado da empresa vinculando as contas que influenciaram no cálculo das informações:
Faça a análise da sua DRE clicando no botão “Verificar” onde será possível ver se alguma conta não foi vinculada ou vinculada em duplicidade.
Ainda no menu de Movimentos localize a opção “Encerramento de Exercício” e realize o encerramento da movimentação da empresa.
Outro ponto importante é a recuperação do arquivo do SPED Contábil na ECF.
De acordo com o Manual de Orientação do Leiaute da ECF, a recuperação de dados da ECD é obrigatória para as empresas obrigadas a entregar a ECD, o que implica que na geração da ECF deve escolher da opção “Contábil” no tipo de escrituração Contábil, no passo 1.
Quando selecionada a opção Contábil e a empresa esteve obrigada a entrega do SPED Contábil, no passo 4 deverá ser marcada a opção de Gerar os registros de Mapeamento Contábil/ Referencial, ou seja os registros de Plano de Contas e Detalhes dos Saldos Contábeis.
No momento da recuperação do arquivo SPED Contábil no próprio validador da ECF, deverá ser desmarcada a opção de “Utilizar dados recuperados da ECD para preenchimento automático do balanço e/ou DRE.” pois essas informações já estão sendo enviadas através dos bloco J e K.
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TENHO UMA ONG COM ATIVIDADE DE ASSOCIAÇÕES DE DEFESA DE DIREITOS SOCIAIS, COMO CLASSIFICO NO ECF ?
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