eSocial libera ambiente de teste para todas as empresas

eSocial libera ambiente de teste para todas as empresas
3 minutos de leitura

O eSocial disponibilizou, nesta terça-feira (1º), o acesso ao ambiente nacional de testes. Neste ambiente, todas as empresas poderão verificar se os dados cadastrais existentes em seus sistemas de folha estão adequados às exigências do eSocial.

Além disso, será possível realizar a transmissão de todas as movimentações dos empregados: admissões, pagamentos, transferências, afastamentos, avisos prévios e demissões, realizando portanto uma simulação completa.

Lembrando que, como a obrigatoriedade ocorrerá em 1° de janeiro de 2018 – para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões (2016) – e demais empresas em 1° de julho de 2018, a prévia utilização do ambiente nacional de testes é fundamental para a realização dos ajustes necessários para uma adesão facilitada. 

Um ponto importante a ser observado antes do envio de dados para o ambiente nacional de teste é a identificação e correção de possíveis inconsistências dos dados cadastrais básicos dos trabalhadores, como por exemplo: NIS, nome, data de nascimento e CPF. Caso sejam identificadas inconsistências, a empresa deverá orientar os trabalhadores a procurarem pessoalmente unidades da Receita Federal ou Caixa Econômica Federal para a realização dos ajustes necessários.

Por isso, reforçamos que o eSocial não veio mudar a legislação vigente e sim fazer com que se cumpra de fato.

Webinar eSocial - Prepare-se

Como se preparar e antecipar seus dados para o eSocial?

Elencamos alguns passos importantes e necessários a serem seguidos antes do envio dos dados para o ambiente nacional de testes do eSocial. São eles:

  • Fazer a Qualificação Cadastral dos trabalhadores e providenciar a regularização dos empregados que se encontrem com alguma pendência;
  • Verificar se as verbas (rubricas) de todos os proventos e descontos das folhas estão com as incidências de tributação em conformidade com a legislação; 
  • Validar os CBOS (Classificação Brasileira de ocupação) dos cadastros de Cargo e Função das empresas;
  • Revisar o cadastro de horários e validar se o trabalhador está no horário correspondente a sua realidade;
  • Realizar o saneamento dos dados cadastrais e contratuais dos trabalhadores, verificando as regras do manual do eSocial.
  • Realizar a complementação cadastral de empresa e estabelecimentos.

Portanto, vamos acelerar na organização e saneamento de dados e não deixar para última hora. Com certeza, teremos muito trabalho antes da chegada oficial do eSocial.

Dicas para a sua empresa

Elencamos também algumas dicas de como sua empresa pode preparar seus setores e capacitar seus trabalhadores para nova forma de prestação de informações do Governo. São elas:

  • Criação de grupos de trabalho nas empresas 
    • Estudar leiautes 
    • Realizar diagnóstico 
    • Montar plano de ação 
    • Acompanhar execução das atividades
  • Contratar consultoria, se necessário.
  • Utilizar o ambiente de Pré-Produção (“treinar o eSocial”).
  • Participar de grupos que tratam do eSocial: Whatsapp, Email, Fóruns, etc.

O que é e para que serve o eSocial?

Na prática, o eSocial será a nova forma de prestação de informações feita pelo empregador que entrará em vigor no Brasil e integrará a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores. O eSocial é um projeto conjunto do governo federal que integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal.

A iniciativa permitirá que todas as empresas brasileiras possam realizar o cumprimento de suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada, o que reduzirá custos, processos e o tempo gastos hoje pelas empresas nessas ações. A expectativa do governo com a medida é melhorar o ambiente de negócios no país, segundo revelou o site oficial do eSocial.

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!