O honorário de contabilidade refere-se ao custo que uma empresa investe para gerenciar suas atividades contábeis, enquanto o honorário adicional contábil é uma cobrança anual de uma mensalidade a mais.
Mesmo que muitos digam que o honorário adicional é o “13º do contador”, esse termo é incorreto e não tem relação nenhuma com o 13º salário.
A seguir explicaremos melhor sobre o que é honorário adicional e como funciona a cobrança de honorários. Leia e saiba mais!
O que é honorário adicional contábil?
Os deveres e direitos dos contadores diante aos seus clientes, em conformidade com a norma vigente, devem estar destacados em contratos de prestação de serviços.
Além dos honorários mensais, é comum a inclusão da cláusula (Resolução CFC Nº 987 DE 11/12/2003) atribuindo ao cliente a responsabilidade de pagar um adicional anual, geralmente correspondente ao valor de uma parcela mensal, para a realização de trabalhos extras próprios do período final do exercício, tais como:
- a elaboração de informes de rendimento;
- a Declaração de Rendimentos da Pessoa Jurídica;
- o encerramento das Demonstrações Contábeis anuais;
- elaboração da DIRF;
- elaboração da RAIS;
- elaboração da folha de pagamento do 13º salário.
Como precificar os honorários de contabilidade?
Uma empresa de contabilidade pode prestar muitos serviços, e para isso precisará de estrutura, pessoal treinado e uma rotina de trabalho.
Atualmente, é possível encontrar uma variedade de modelos para melhor acomodar a operação de um escritório de contabilidade, com opções que vão do mais tradicional ao trabalho remoto e até mesmo a terceirização, mas o custo operacional sempre estará presente e será um dos pilares para preços.
A concorrência é outro fundamento que precisa ser analisado e deve-se ter muito cuidado nesta etapa, pois oferecer um preço bem abaixo do mercado sem preparo pode complicar a empresa no futuro, sem falar que pode ser considerado antiético, dependendo da sua abordagem.
Um bom contrato é essencial, e isso incluirá qualquer coisa relacionada a taxas devidas ao escritório de contabilidade, mas é preciso fazer um planejamento adequado para cada ponto a seguir. Acompanhe!
Honorários para trabalho extras
Assim como seu contrato de serviço de contabilidade prevê na maioria das situações, haverá requisitos extraordinários que exigirão taxas adicionais para o pacote acordado com o cliente.
Por isso, no sistema deve ter o cadastro e preços de todos os serviços e, ao escolher um item na lista de serviços extras, todos os cálculos serão feitos, inclusive quando ocorrer o reajuste anual dos honorários da contabilidade, o aumento aplicado poderá ser considerado também para os serviços extras.
Neste ponto, será necessário fornecer ao cliente uma fatura detalhada, onde ele poderá ver tudo o que foi solicitado, além do que foi acordado e cobrado a mais.
Aumento de honorários
O reajuste anual para todos os clientes em uma data é bem mais prático, mas pode ser difícil explicar ao cliente que com apenas 2 meses de contrato, o serviço será reajustado.
Uma outra opção é reajustar as taxas contábeis no mês do aniversário do contrato de serviço, o que é mais adequado, porém exige maior controle.
Honorários em atraso
Tão fundamental quanto a política de reajuste, uma política para cobrar os honorários atrasados também é necessária.
A contabilidade deve estar preparada para a inadimplência, fornecer regras objetivas quanto a prestação do serviço contábil e informar quais são as penalidades em situações de maiores atrasos.
É preciso estar previsto em contrato:
- Quando um contrato deve ser encerrado?
- Sua empresa penalizará clientes que devem?
- Quanto tempo um cliente pode ficar inadimplente sem ter todos os serviços suspensos?
- Haverá uma política de renegociação das pendências?
As despesas contábeis podem ser muito diferentes de uma empresa para outra, dependendo da quantidade e também dos tipos de serviços de contabilidade necessários.
Gostou do artigo? Caso tenha dúvidas ou sugestões, fale com a gente nas redes sociais!
Últimos posts ????