O YouTube tem se apresentado cada vez mais como um oceano de oportunidades para todos os campos de atuação profissional. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, a plataforma de vídeos mais famosa do mundo é também um espaço de novas possibilidades para profissões que até pouco tempo tinham um destino previsível.
Sendo assim, você que trabalha na área de contabilidade também pode empreender na internet e passar a ganhar dinheiro no YouTube. Criando um canal e fazendo um bom planejamento, é possível receber uma renda complementar ou, até mesmo, viver disso.
Separamos para você 3 dicas indispensáveis para dar os primeiros passos. Então, continue a leitura e fique por dentro!
1. Determine o seu público
A área da contabilidade é bastante ampla. Por isso, antes de começar a criar conteúdos, é importante seguir uma das primeiras regras do marketing: conhecer o seu público. Na prática, você deve entender quem você quer atingir para que ajuste o seu conteúdo e a sua linguagem.
Para ficar mais claro, podemos pensar em alguns grupos que se interessam em assistir vídeos sobre contabilidade, por exemplo:
- pessoas que empreendem e buscam dicas de como fazer a contabilidade do seu negócio;
- estudantes de ciências contábeis que querem tirar dúvidas e entender melhor alguns conceitos que veem na faculdade;
- profissionais da contabilidade que pretendem estar por dentro das novidades do mundo contábil.
Assim, determinando com quem você vai conversar, criar vídeos que sejam significativos para aquelas pessoas se torna muito mais fácil. O ponto central é justamente esse, conectar-se de maneira que o seu público enxergue em você uma referência naquilo que ele mais precisa.
2. Use técnicas de SEO
No mundo do marketing, todo material é produzido usando técnicas conhecidas como SEO, — traduzido para o português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. De modo geral, essas são algumas estratégias usadas para que os conteúdos publicados apareçam nas primeiras posições nos resultados de buscas do Google e, até mesmo, do YouTube.
Sendo assim, implementar técnicas de SEO no seu canal pode alavancar o seu rankeamento. Para que entenda melhor como isso funciona, separamos algumas estratégias que você não deve deixar de usar. Confira!
Pesquise as melhores palavras-chave
Antes de criar um conteúdo, pesquise palavras-chave que tenham um bom volume de buscas. Para isso, você pode usar ferramentas como Ubersuggest, TubeBuddy, Semrush e outras que permitirão que você veja o que é mais procurado.
Faça uma análise de concorrência
Outra forma de gerar conteúdos de valor para o seu público é analisar o que outros youtubers de canais sobre contabilidade vêm produzindo. Verifique quais são os temas abordados nos vídeos com mais sucesso nesses canais e tire inspiração para fazer os seus.
Crie títulos atrativos
Quando se trata de Internet, não basta criar títulos que demonstrem o conteúdo abordado, eles devem ser atrativos. Por isso, aposte em títulos que despertam sentimentos como curiosidade (Não declare o imposto de renda do seu cliente sem fazer isso antes), urgência (Conheça agora as mudanças da lei X e não fique para trás) e utilidade (O que é balanço patrimonial? Como fazer?).
3. Torne-se autoridade para ganhar dinheiro no YouTube
Para que o seu canal seja um sucesso, você precisa mostrar a sua autoridade no assunto. Por isso, é indispensável que você crie conteúdos que sejam interessantes para a sua audiência, além de apresentar informações relevantes e bem esclarecidas.
Ainda mais, é muito importante que você mantenha um calendário de publicações. Mesmo que, no início, não tenha tantas visualizações em seu canal, enviar vídeos com uma certa constância ajuda na atração de público e desenvolvimento de autoridade.
Assim, aos poucos, as pessoas vão reconhecer no seu canal uma autoridade em uma ou mais áreas da contabilidade e interagir melhor com os seus conteúdos. Assim, a partir de uma certa autoridade criada, você pode ganhar dinheiro no YouTube de diversas formas, por exemplo:
- com número de visualizações pelo programa de parceiros do YouTube;
- recebendo valores de super chat e super sticker em suas lives;
- fazendo parcerias com marcas;
- abrindo uma área paga de membros do canal;
- vendendo os seus serviços, cursos e mentorias.
Portanto, agora que você já viu como criar o seu canal de contabilidade e algumas dicas que podem ser aplicadas para melhorar o desempenho, é hora de começar a tirar as ideias do papel. Crie o seu canal, faça um bom planejamento e comece a ganhar dinheiro no YouTube.
Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário para gente contando sobre as suas ideias ou quais canais de contabilidade você recomenda e que podem servir de inspiração para mais gente.
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