Promoção de Natal: como o contador pode orientar os seus clientes?

Promoção de Natal: como o contador pode orientar os seus clientes?
5 minutos de leitura

Períodos como a promoção de Natal revelam-se como uma grande oportunidade de crescer o relacionamento de um escritório de contabilidade e a carteira de clientes. Devido ao aumento da procura por produtos com desconto, as emissões de notas fiscais disparam, o estoque é afetado e as mercadorias precisam ser bem precificadas.

Este artigo abordará de que forma um contador pode prover auxílio às empresas que atendem exatamente nessa época do ano. Ao ler o escrito, você entenderá diversas maneiras pelas quais a contabilidade se destaca como grande parceira de negócios. Por fim, serão apresentadas dicas de como fazer a melhor abordagem possível.

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Como o contador pode ajudar seus clientes em relação à promoção de Natal?

Existe uma grande miríade de possibilidades adicionais que o contador pode prover ao seu cliente. A seguir, são relacionadas algumas que têm forte demanda no período natalino. Acompanhe!

Margem de lucro

Existe um componente muito importante em qualquer campanha promocional que está relacionada à margem de lucro exercida. Logicamente, isso tem íntima ligação com a formação de preço dos produtos ou serviços à venda. Dessa forma, o contador pode ajudar seus clientes na estruturação dos valores cobrados na época natalina. E de fato, essa é a ajuda especializada mais indicada para essa tarefa.

De acordo com os custos de aquisição, frete e outras variáveis, é possível identificar o ponto de equilíbrio para que a oferta não traga prejuízo aos cofres da empresa. A razão desse cuidado é que qualquer cálculo feito de forma indevida pode colocar a ação de marketing a perder (ou empatar). Como o Natal é a melhor época de vendas do ano, não é nada inteligente permitir que isso aconteça.

Estoque

Outra variável importantíssima em uma promoção de Natal, e que o contador pode prover auxílio, é o planejamento do estoque para o período. Isso é de suma relevância porque contas erradas podem levar a sobrecompras. Ou pior, o resultado de um plano malfeito pode vir a acarretar falta de produtos em estoque. Poucas coisas são tão ruins quanto deixar de abastecer o cliente com o item desejado.

Dessa forma, o cálculo do nível de estoques para atender às promoções natalinas pode (e deve) contar com uma ajuda especializada. E ninguém melhor que o profissional de contabilidade para ajudar o empresário nesse sentido. Cabe aos escritórios de contabilidade enxergarem a oportunidade e se apresentarem como um parceiro relevante nesse momento tão esperado do ano.

Documentos fiscais

Com o aumento no número de vendas e a movimentação massiva de mercadorias, é natural que a demanda por emissão e recebimento de documentos fiscais torne-se bastante elevada. São as famosas notas fiscais, que podem ser tanto de entrada quanto de saída. No entanto, o que poderia ser visto como um problema adicional pode ser encarado como uma grande oportunidade para escritórios de contabilidade.

Além do apoio tradicional, também existe a possibilidade de ser oferecido às empresas um auxílio extra para as ocasiões promocionais de Natal. O contador tem condições de ajudar nisso, dando orientações de organização quanto ao processo de emissão de notas, conferência, conciliação bancária etc. Além disso, as notas referentes às mercadorias de entrada também servem como base para um estudo sobre o preço de aquisição dos produtos.

Plataformas

Existe, ainda, a possibilidade de contribuir indicando um sistema informatizado que seja capaz de automatizar grande parte das tarefas referentes à época natalina. O próprio controle de emissão de documentos fiscais é um ótimo exemplo disso, pois, ao fazer o processo por meio de um software ao invés de modo manual, se ganha muito mais celeridade e confiança no procedimento.

Um sistema de gestão é capaz de “ficar de olho” em vários pontos que provavelmente um humano não conseguiria acompanhar. Esses softwares são integrados a todos os departamentos da empresa em simultâneo, o que significa que podem indicar se o nível de estoques baixou demais. Ou, ainda, fazem eles mesmos o processo de quitação de débitos e indicação dos inadimplentes para cobrança.

Divulgação

Por fim, existe a chance de atuar junto à carteira de clientes, ajudando no dimensionamento e na alocação de verba publicitária. Afinal de contas, de que vale fazer promoções se ninguém sabe de sua existência. Dessa forma, pode-se usar as mídias offline e online para tal, com especial destaque para essas últimas. Os meios de publicidade digitais têm a vantagem de ser altamente penetrantes, com a possibilidade de acompanhamento de desempenho por métricas.

Caso a empresa tenha um departamento de marketing bem-estruturado, grande parte das tarefas ligadas à divulgação ficará a cargo dele. No entanto, ainda assim é possível que o contador ajude a empresa cliente, pois determinada verba precisa ser destinada às ações previstas. Assim, pode-se auxiliar de modo a obter o maior retorno sobre o investimento, muito conhecido pela sigla ROI.

Quais são as dicas para oferecer o serviço?

A melhor oportunidade de fazer um casamento ideal entre a necessidade do cliente e a disponibilidade do contador pode ser quando o empresário faz alguma manifestação a respeito do assunto. Um comentário ou a exposição de alguma dúvida pode ser o momento ideal para fazer a abordagem. No entanto, não deixe de mostrar o eventual serviço em alguma reunião durante o ano. Também é importante que ele saiba que existe a possibilidade da parceria sazonal.

Assim, os serviços são apresentados como parte integrante de um pacote voltado à contabilidade consultiva. Esse pode ser um forte diferencial de seu escritório contábil. Caso você ainda não ofereça o serviço, é uma ótima ideia considerar fazê-lo. Nessas situações, a figura do contador surge como um grande aliado ao negócio do cliente, deixando de ser apenas um apoio para o cumprimento de obrigações fiscais.

A promoção de Natal representa um ótimo momento para fortalecer o vínculo do escritório de contabilidade com as empresas pertencentes à sua carteira. Existe uma alta demanda por serviços nesses períodos, e o empresário precisa realmente de ajuda especializada. Aproveitar essa época do ano para se aproximar dos clientes é uma ótima jogada de marketing. Atente apenas para o fato de agregar valor nesse momento, pois relações movidas apenas por interesses tendem a não durar muito.

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