Recrutamento online: conheça as principais vantagens

Recrutamento online: conheça as principais vantagens
4 minutos de leitura

Com todas as mudanças que vem ocorrendo mundialmente e o aumento de adesão às tecnologias, a área de Recursos Humanos precisa estudar e inovar constantemente. E com os jovens entrando no mercado de trabalho e se tornando futuros candidatos potenciais, eles também acompanham essas mudanças e se encantam quando percebem os processos inovadores daquela empresa. 

Mesmo assim, apenas 10% das empresas do Brasil aderiram às ferramentas online de recrutamento, gerando mais gastos (financeiros e de tempo), com queda na assertividade de seus processos e perdendo candidatos que estão em busca de empresas que acompanham o crescimento digital. 

Apesar disso, as empresas não estão distantes da tecnologia, pois 15 anos atrás as oportunidades eram divulgadas em jornais e hoje são utilizados vários meios online, como redes sociais e plataformas de vagas. A contratação de novos colaboradores também mudou, hoje é realizada em sistemas voltados para o Departamento Pessoal.

Mas não é apenas aderir ao recrutamento online, os recrutadores precisam se manter em constante aprendizado e em busca de novos meios para atrair os melhores talentos. 

Quais são os benefícios do recrutamento online?

Abaixo deixarei cinco vantagens da adesão ao recrutamento online, tanto para os recrutadores quanto para os candidatos

Acesso às informações necessárias

Muitas vezes o profissional de Recursos Humanos recebe vários currículos, das mais diversas vagas. Imagine só… Um recrutador possui 50 processos seletivos em andamento e recebe, em média, 200 currículos por vaga. O cansaço irá ignorar alguns currículos com informações desnecessárias.

Em algumas ferramentas, o recrutador poderá “escolher” o que ele deseja saber sobre aquele candidato com os filtros, evitando a fadiga e focando em informações cruciais para aquela vaga. Pois as plataformas solicitam que o candidato preencha algumas informações no cadastro, trazendo uma padronização dos currículos

Cuidado com o meio ambiente

Uma empresa inovadora é aquela que se preocupa com o meio ambiente e, adotando o recrutamento online, reduzirá os impactos ambientais. O primeiro e mais comum que podemos citar é o uso do papel, já que todos os papéis que seriam utilizados na seleção estarão na tela de um computador ou celular. O segundo e muito importante em ser citado é a emissão de gás carbônico na atmosfera, em que evitará que o candidato se desloque de sua casa para “apenas” entregar o currículo em uma empresa.

Sem contar que é um alívio não ter uma pilha de papéis em cima de sua mesa, deixando-a desorganizada, já que toda a documentação estará disponível de forma remota e com mais praticidade para procurar por arquivos de um candidato.  

Atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

As plataformas de recrutamento online dão mais segurança ao candidato e à empresa na segurança das informações, já que todos os acessos àquelas informações serão dadas e manuseadas de forma cuidadosa por um profissional responsável pela seleção, sem que pessoas de outros setores tenham acesso a informações confidenciais.

Maior rapidez e assertividade nos processos 

O processo seletivo sendo conduzido de forma remota evita o deslocamento e traz mais facilidade de acesso, pois poderá ser feita de qualquer lugar a qualquer momento. Por exemplo: o candidato está viajando e não poderia se deslocar para o local da entrevista. Se a seleção for realizada de forma remota, esse candidato poderá apenas ligar o seu celular em uma vídeo chamada e participar. Com isso, o recrutador não precisaria atrasar o andamento do processo seletivo e não perderia um candidato que poderia ser muito bom por motivos externos. 

Outra situação que podemos citar é o recrutador ter acesso a todos os processos seletivos em andamento, em qual etapa aquela vaga está, acompanhamento de indicadores de forma rápida, sem precisar acessar planilhas no Excel ou papéis impressos, trazendo mais assertividade aos processos.  

Os gestores também poderão realizar a abertura de vagas pelo sistema, deixando claro quais requisitos o candidato alinhado precisa ter, quais atividades serão desempenhadas, entre diversas informações que sejam pertinentes.

Ter um banco de talentos atualizados

Muitas vezes os recrutadores se encontram com a situação de ter dois candidatos muito bons para somente uma vaga. Com o tempo, os arquivos daquele candidato bom poderão ser perdidos se for tratado de modo “off-line”. Mas com as ferramentas de recrutamento online, o recrutador poderá ter acesso a todas as informações daquele candidato, inclusive o seu histórico, e dessa forma poderá remanejar aquele candidato para uma outra vaga que se adeque ao perfil e não perderá aquele futuro colaborador tão bom para a empresa.

Ter um banco de talentos atualizado é muito importante e traz rapidez nos processos. Talvez uma vaga não precise ser divulgada, pois a empresa já possui um candidato muito bom guardado em seu banco. E isso poderá melhorar bastante os indicadores do Recrutamento e Seleção. 

Conclusão

A tecnologia não é mais o futuro, é o presente. E, para isso, as empresas precisam se preparar para todas as mudanças que estão ocorrendo, acompanhando o mercado de trabalho para que não perca os melhores candidatos. 

Aderir ao recrutamento online é o mais indicado para garantir que os processos seletivos sejam realizados com mais assertividade e rapidez, gerando uma economia financeira e de tempo para candidatos e empresas.

Confira os últimos posts ????

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!